Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de março de 2013

Lajeado - Oficina de Plantas Medicinais é realizada na Farmácia Escola


Oficina de plantas medicinais abordou teoria e prática

Vinculada à Secretaria de Saúde (Sesa), a Farmácia Escola de Lajeado realizou, nesta terça-feira (15), a Oficina de Plantas Medicinais. A atividade marcou o início de uma programação especialmente preparada em alusão ao Dia do Farmacêutico, a ser celebrado no dia 20 de janeiro. Cerca de oito pessoas participaram da oficina, em que foram abordados os benefícios de diversas plantas medicinais, como Boldo-do-Chile, Alcachofra, Camomila, Capim-Cidró, Confrei, Funcho, Marcela, Melissa e outras tantas.

Além disso, os participantes foram orientados que cada planta, flor, raiz, folha ou casca tem um modo específico de serem preparados para que possam nos proporcionar benefícios medicinais. Também importante, foram abordados os cuidados que se deve ter ao fazer uso de plantas com fins medicinais, a exemplo de evitar sua utilização durante a gravidez e amamentação, bem como não utilizá-los se sua identidade for duvidosa. Por fim, os participantes da oficina puderam conferir de perto a horta suspensa de plantas medicinais que está sendo cultivada na Farmácia Escola.

Já nesta quarta-feira, dia 16, será realizada a Oficina de Alimentação Saudável, das 15h às 17h. Na quinta-feira, dia 17, as crianças receberão uma atenção especial com uma oficina destinada exclusivamente para elas. No horário das 9h às 11h, elas poderão participar da Oficina Fábrica de Sabonetes. Na sexta-feira, dia 18, o público-alvo serão os adolescentes, com a Oficina Cuidados com a Pele na Adolescência, a se realizar das 9h às 11h.

No dia do Farmacêutico, que transcorre no dia 20, das 16h às 20h, no Parque dos Dick, será realizada a Ação Farmacêutica. Além de serem prestadas orientações sobre o uso racional de medicamentos e seu descarte, bem como curiosidades e explicações sobre plantas medicinais, a atividade também contará com aferição da pressão arterial e medida de glicemia dos interessados. Já as primeiras 20 pessoas que entregarem medicamentos vencidos para a equipe da Farmácia Escola, receberão uma sacola retornável e que poderá, inclusive, ser customizada com botões e demais adornos, com a ajuda da equipe que atuará no Parque dos Dick.

Todas as oficinas estão com inscrições abertas, devendo o interessado se inscrever pelo fone 3982-1410, ou pelo e-mail farmaciaescola@univates.br. Caso preferir, poderá se inscrever diretamente na Farmácia Escola, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 215, Centro, onde serão ministradas gratuitamente as oficinas pelos acadêmicos do curso de Farmácia da Univates.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário