Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 18 de março de 2013

Notícias Vale do Taquari - 18 de março de 2013


Notícias Vale do Taquari - 18 de março de 2013

Na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 11h45min, no Estrela Palace Hotel, em Estrela, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) promove a primeira reunião-almoço do ano com a presença do prefeito Carlos Rafael Mallmann. Ele fará uma retrospectiva dos primeiros 80 dias frente ao governo municipal e apresentará os projetos e programas que pretende implementar.

Será entregue no mês de maio a Academia de Saúde ao Ar Livre, em Colinas. A obra está orçada em R$ 190 mil, sendo 80% recursos oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e o restante, contrapartida do Município.

Encerra nesta terça-feira, dia 19, o prazo para os agricultores de Travesseiro realizarem a inscrição para acompanhar a excursão a Expoagro Afubra em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A visita dos agricultores Travesseirenses a feira será no dia 22 de março, com saída às 07 horas. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Educação.

Recentemente foram empossadas as novas integrantes do Conselho Tutelar de Santa Clara do Sul, eleitas para gestão 2013 a 2015. As novas componentes do Conselho Tutelar são: Valci Lenhardt Lermen, Júlia Paula Zanatta Grancke, Cátia Marcela Jung, Carla Juliana Campiol Schmidt, Andréia Teresinha da Silva Henzel.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou ilegal o pagamento parcelado dos precatórios – dívida do Estado com os cidadãos. Segundo a senadora, o STF deu um ganho aos consumidores com essa decisão. O Supremo Tribunal Federal tornou ilegal o parcelamento dos precatórios em 15 anos, como era feito desde 2009.

O comportamento e os desejos de consumo da nova classe média brasileira são os destaques da palestra que o consultor empresarial André Torreta vai apresentar no Reload Sindilojas. A programação inédita de capacitação é promovida pelo Sindilojas Vale do Taquari e tem como tema central “Nada muda se você não muda”. Profissionais dos setores de comércio, serviços, indústria e demais interessados são o público-alvo do evento que vai ocorrer no dia 25 de abril, das 16h às 21h, no Clube Sete de Setembro, em Lajeado.

Nesta terça-feira, dia 19, a Univates sediará o IV Workshop de Polos Tecnológicos, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A atividade será realizada das 9h30min às 18h, no auditório do Prédio 16. O evento busca qualificar as atividades do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, a partir da criação de um plano de ação que possibilite o desenvolvimento de projetos que impactem diretamente no desenvolvimento das regiões do estado.

No mês de março a Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru, de Teutônia, renovou o Selo Carbono Neutro, que atesta a neutralização de suas emissões de gases causadores do efeito estufa por meio de ações do projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela cooperativa coirmã Certel Energia.
O Sebrae de Encantado realiza de hoje até a próxima sexta-feira, o curso “Como Vender Mais e Melhor”. As aulas iniciam às 19 horas. 

O CRAS de Roca Sales realiza reunião hoje, às 14 horas, com as pessoas da terceira idade que moram na localidade de Campinhos. O encontro ocorre na sede da comunidade.

A Secretaria da Fazenda de Encantado informa que os carnês do IPTU 2013 estão sendo entregues pelos Correios. O vencimento da cota única foi prorrogado para o dia 25 de março, com desconto de 10% para pagamento à vista. A primeira parcela para os contribuintes que optarem pelo parcelamento também vence no dia 25 de março.

Em Estrela o poder executivo enviou quatro projetos de lei à Câmara de Vereadores. Dois abrem créditos especiais no orçamento, um altera lei municipal e outro propõe a criação de um Banco Social de Materiais de Construção novos e usados. A sessão do legislativo estrelense ocorre hoje, às 18 horas e 30 minutos.

As câmaras de vereadores de Marques de Souza e Coqueiro Baixo realizam sessões ordinárias hoje, a partir das 18 horas.

Nas cidades de Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Roca Sales, os poderes legislativos se reúnem a partir das 19 horas desta segunda-feira.

Em Travesseiro, a Câmara de Vereadores realiza sessão ordinária hoje, às 20 horas. 

Nas tardes desta segunda e terça-feira, serão realizadas no CRAS em Roca Sales, as oficinas de páscoa. A instrutora Mariane Roman, da Emater de Doutor Ricardo vai demonstrar como fazer trufas recheadas e ovos de chocolate.

Encerra hoje em Saltillo, no Chile, o Congresso Internacional de Noz-Pecã. Uma comitiva de Anta Gorda participa do evento, entre eles, o prefeito Neori Dalla Vecchia, o técnico da Emater Fernando Selarayan, e os empresários Leandro Pitol e Lênio Pitol. 

Em Colinas a ornamentação de Páscoa conta com pelo menos 150 coelhos artesanais, 70 bicicletas estilizadas, um cenário característico na Praça dos Pássaros, incluindo a Toca do Coelho. A ornamentação especial está atraindo visitantes de diversas cidades gaúchas.

No dia 26 de março acontece Tarde de Campo, na propriedade de Juarez Cofferri, em Dois Lajeados. O tema do encontro é a "Cadeia produtiva do leite". A promoção é da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura.

No início do governo Tarso Genro foi autorizado o recomeço das obras de pavimentação da ERS-421, entre Sério e Boqueirão do Leão, mas a não liberação de recursos, inviabiliza o trabalho das construtoras. O mesmo ocorre com a ERS-422, entre Forquetinha e Sério. Nas próximas semanas poderá ocorrer um protesto popular nas duas rodovias.

O recadastramento dos 3.405 eleitores em Mato Leitão inicia dia 15 de abril e deve estar concluído até o dia 14 de agosto. O objetivo é implantar o sistema de biometria. Em Boqueirão do Leão, com 6.235 eleitores, o recadastro vai iniciar no dia 15 de maio e terminar no dia 20 de setembro.

A Secretaria de Agricultura de Doutor Ricardo realiza excursão para a Expoagro-Afubra, no dia 22 de março, com saída às 06 horas e 45 minutos, da prefeitura. A passagem custa dez reais e a inscrição deve ser feita até esta terça-feira, dia 19, na secretaria.

A Univates realiza nesta terça-feira, dia 19, a 16ª Noite do Intercâmbio. Será no auditório do Prédio 7, das 19h15min às 21h. Na ocasião, além de apresentação sobre o funcionamento do intercâmbio acadêmico e instituições conveniadas, haverá participação dos alunos que vivenciaram a experiência internacional no semestre passado e dos estudantes estrangeiros que estão frequentando as aulas na Instituição.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza reunião na próxima sexta-feira, dia 22, às 09 horas, na Universidade de Caxias do Sul. Entre os assuntos a serem abordados está o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que ocorre de 14 a 18 de outubro no Rio Grande do Sul, em cidade a ser definida. 

No próximo domingo, dia 24, acontece na localidade de Cupido, em Bom Retiro do Sul, um encontro da comunidade afrodescente do Vale do Taquari. Segundo Gilson dos Anjos, organizador do evento, será um dia para resgatar com orgulho, a história da luta de quilombolas e da comunidade negra do Vale do Taquari. 

A Associação dos Taxistas de Estrela realiza assembleia geral na próxima quinta-feira, dia 21, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade será eleita a nova diretoria da entidade, sendo que apenas uma chapa está inscrita, tendo como candidato a presidente José Carlos Fagundes. Atualmente a entidade é presidida por Werno Lenz.

Três prédios escolares da região alta do Vale do Taquari devem receber inspeção dos engenheiros civis da Secretaria Estadual de Educação. Trata-se da Escsola Farrapos que precisa de obras emergenciais; a Escola Monsenhor Scalabrini que necessita de reforma e a Escola em Doutor Ricardo, com necessidade de obras no telhado do ginásio.

Com a nova distribuição dos valores dos royalties do petróleo, Encantado e Arroio do Meio receberão cada, 854 mil reais por mês. Os 25 menores municípios da região, recebem R$427 mil por mês, já Lajeado receberá, 1 milhão 850 mil reais por mês.

A ONU oficializou o dia 22 de março como “Dia Mundial da Água”. Para celebrar a data o município de Estrela, através do Projeto Navegar e da Sala Verde, realiza uma série de atividades durante esta semana. Na quarta-feira, dia 20, às 09 horas, será realizada a limpeza no lago do Parque Princesa do Vale. Já na quinta-feira, dia 21, a partir das 09 horas, ocorre o recolhimento de lixo na barranca do Arroio Estrela e do Rio Taquari.

O Governo do Estado iniciou neste mês o trabalho para Consulta Popular, com as reuniões nas macro regiões. Em abril ocorre o evento “Mais Participação, mais Democracia”, além das audiências nos 28 coredes regionais. Em maio serão realizadas as assembleias municipais. Para o mês de junho estão previstos os Fóruns regionais, e, em julho deve acontecer a votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário