Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 21 de março de 2013

PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 21.03.13


Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 21.03.13

MAGRA-INVENTIVA, as "colaborações" dos Senhores Vereadores, eis as PÉROLAS:

PAULÃO (PPS):
"Foi comprada uma máquina que foi inaugurada depois da eleição"

FELIPE (PPS):
"Hoje temos nossa livre liberdade".

FELIPE (PPS):
"O que aprendi levarei junto para os meus dias".

FRASE: "

Se o Brasil mudou, não deixou o endereço" (Filósofo pensador, no Salão do Hermes e do Leonardo).

E a coisa deu certo. José Alves (PTB) confirmou a vinda de uma escavadeira hidráulica da Secretaria Estadual de Obras, que já está trabalhando na limpeza de açudes. "São 85 inscrições no Programa de Limpeza de Açudes, em convênio com o Estado". Ele também disse que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente continua a realizar o licenciamento, devendo a máquina permanecer em Estrela por aproximadamente 45 dias.

A partir de abril, a Prefeitura de Estrela vai ter uma Ouvidoria, para atender a toda a população, Será um canal de ligação entre as Secretarias e os estrelenses, que poderão fazer reclamações, pedidos ou elogios. A coordenação será de Carlos Augusto Ruschel, o Leitão. Nos próximos dias, mais informações.

E aqui está a informação prometida na semana passada: O PSDB de Estrela lançou como pré candidato a Deputado Estadual o presidente do diretório municipal, Henrique Laggemann. Conversei com ele, que não descartou esta hipótese, tanto que o assunto será debatido dia 27 na Convenção Municipal do partido, quando será eleita a nova Executiva do PSDB. Henrique Laggemann deverá permanecer como presidente. E começar logo depois sua pré campanha. Ah, alguém me disse que o Deputado Estadual Lucas Redecker poderá vir a concorrer a Deputado Federal, o que viria a proporcionar uma bela dobradinha com Henrique.

E o asfaltamento da RS 129 entre Estrela e Bom Retiro do Sul foi novamente assunto na Câmara de Vereadores. Paulão Scheeren (PPS) elogiou o trabalho do colega Adriano Scheeren (PSB) na luta pela obra, mas lembrou que em 2007 esteve em Porto Alegre e um engenheiro do DAER prometeu fazer uma avaliação da obra, mas nada foi feito até agora. "O DAER de Lajeado é como uma sucursal de rádio, anuncia mas não faz nada", afirmou. Adriano disse que o DAER alegou que nunca foi feito um projeto para a obra, "temos que nos mobilizar e lutar para tentar conseguir o asfaltamento". Paulão concordou dizendo que preferia acreditar, apesar de ser dificil, "mas se vier a ser feito, serei o primeiro a cumprimentar". 
Adriano informou que dia 27 irá novamente a Porto Alegre, e com o Deputado Estadual Catarina vai novamente tratar do assunto.

José Alves (PTB) comentou o provavel fim dos pedágios e disse que se isso acontecer, as rodovias voltarão a ser o que eram antes. "A população não se importa em pagar, mas tem que baixar o preço, está muito caro". Segundo o vereador, a previsão é de uma baixa de 26 a 30%, pois o Governo do estado está ouvindo a população, prefeituras e vereadores sobre o assunto.

O Secretário do Planejamento, Indústria e Comércio, Marco Wermann, na reunião da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, disse que atualmente cerca de 80 ruas estão sem pavimentação. "E este ano deverão surgir abertas mais 10 ou 15 ruas, devido a novos loteamentos". Ele disse que está sendo feito um estudo para que sejam pavimentadas inicialmente as ruas onde já existam moradores.

A próxima reunião da UAME acontece DIA 11 de abril, no Bairro Cristo Rei. Estão sendo convidados o Secretário Municipal do Meio Ambiente Hilário Eidelwein para falar sobre o Programa Coletivo de Lixo e a situação atual dos cães e gatos soltos, e o Secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha Pereira, para falar dos Jogos Interbairros. E deverá estar presente novamente a Garota UAME Júlia Tomasi, que vai representar a entidade no Miss Estrela 2013. E por outro lado, a diretoria da entidade está começando os preparativos para a escolha da Garota Uame 2014/15, em novembro.

Como eu disse, a cada semana está surgindo novo pré-candidato a Deputado Estadual, na divulgação exclusiva aqui na Coluna. E se preparem, porque semana que vem tem mais. A população está percebendo que é melhor ter vários candidatos daqui, do que conviver com dezenas de para-quedistas copa do mundo, que só aparecem de quatro em quatro anos.

Desde o dia 14, temos um político a menos em Estrela. Gilmar Neitzke se desfiliou do PPS. Ele disse ter ficado muito grato por tudo na sua curta trajetória política. "Valeu a experiência e com certeza foi um grande aprendizado, mas pretendo cuidar dos meus negócios a partir de agora", enfatizou. Seu foco estará direto na Conforflex, empresa que está ampliando cada vez mais suas atividades no ramo de móveis de alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário