Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 31 de março de 2013

Schmidt participa de lançamento do núcleo do Vale do Taquari


Schmidt destacou que governo enviará projeto de lei incentivando inovação
Rafael Scheeren Grün

Com o objetivo de aumentar a eficiência e competitividade das empresas, propiciar o aumento da produção, do emprego e da renda, foi lançado nesta terça-feira (26), na Univates, o núcleo Vale do Taquari do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a instituição de ensino. A coordenadora do núcleo, Fabiana Post, destaca que o projeto já foi iniciado em janeiro, com foco nas indústrias de pequeno e médio porte. “Nosso foco não poderia ser outro, já que as indústrias de transformação empregam 44% dos trabalhadores de todo vale”, justificou Fabiana. Segundo ela, dos 36 municípios do vale, 62 empresas já estão sendo atendidas. “Em 2013, nossa meta é atender 100 indústrias”, completou a coordenadora do núcleo.

Já Schmidt salientou que a globalização dos mercados exige que a região se una com o objetivo de produzir com base em processos inovadores e aliados à sustentabilidade. Segundo ele, o debate deverá ser estendido às associações comerciais e industriais de todo vale. Ele também destacou que nos próximos dias será enviado à Câmara de Vereadores o projeto de lei da inovação, que justamente trata do incentivo às empresas que trabalham com esse foco. O lançamento do programa na região contou com a presença do diretor adjunto de produção e inovação, Natanael Mücke, do diretor de produção e inovação, Sérgio Kapron, da secretária executiva do Codevat, Cíntia Agostini e do presidente da Fuvates e pró-reitor de ensino e extensão, Carlos Cyrne.

Projeto

O projeto possui uma equipe de consultores, denominados extensionistas, que realizam inicialmente um diagnóstico e após um plano de ação para apontamento de melhorias em todas as áreas do empreendimento. O atendimento é gratuito e contempla indústrias de qualquer segmento. O núcleo é um convênio entre a Univates e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (Agdi). A partir de um financiamento junto ao Banco Mundial, o estado repassa R$ 480 mil à instituição para contratar os profissionais e oferecer os serviços. As empresas interessadas podem entrar em contato pelo fone 3714-7000, ramal 5911, ou diretamente no prédio 9 da Univates, sala 208. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Fotos de Rafael Scheeren Grün

Nenhum comentário:

Postar um comentário