Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 13 de março de 2013

Schmidt recebe projeto de construção de pista de automobilismo para Lajeado




Schmidt destacou que diversas modalidades esportivas devem ser incentivadas

Acompanhado do vice-prefeito, Vilsinho Jacques, o prefeito Luís Fernando Schmidt recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (11), representantes da equipe de Kilômetro de arrancada de Lajeado Metal Force. Na ocasião, que contou com a presença dos secretários de Planejamento (Seplan), Marta Peixoto, Juventude, Esporte 

e Lazer (Sejel), Paulo Tori, e Cultura e Turismo (Secultur), Eduardo Gomes, foi apresentado ao Executivo lajeadense um projeto de pista de automobilismo para a modalidade de Kilômetro de Arrancada, que exigiria uma área de terras com 200 metros de largura por 600 de comprimento.

De acordo com o engenheiro civil responsável pelo anteprojeto da pista do Velopark em Nova Santa Rita, Ário Sabbi, uma pista oficial deve ter 201 metros de extensão somente para a aceleração do veículo. “Levando em conta a atual tecnologia dos veículos, para a frenagem seriam necessários outros 300 metros”, frisou ele. O restante da área seria utilizada para boxes e estacionamento. Segundo o vice-presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Arlindo Signor, a pista poderia ser multiuso. “A pista não ficaria restrita ao automobilismo, já que poderia ser utilizada para provas de kilômetro de Arrancada de motos, caminhões e inclusive tratores”, afirmou Signor. Segundo ele, a modalidade de Kilômetro de Arrancada é a que mais cresceu no país nos últimos anos, sendo o Rio Grande do Sul o Estado onde se verificou o maior crescimento. “Hoje o estado tem 350 pilotos federados”, apontou. Por sua vez, Gomes destacou que a pista poderia ser utilizada inclusive como sambódramo e, também, como pista de atletismo, lembrou Tori. “Dentro do que é possível, queremos colaborar, pois entendemos que diversas modalidades esportivas devem ser incentivadas em Lajeado”, afirmou Schmidt. Segundo ele, o município irá avaliar a viabilidade financeira para execução do projeto, a disponibilização de área de terras e a possibilidade de se obter recursos federais para a construção da pista.

Foto de Rafael Scheeren Grün

Nenhum comentário:

Postar um comentário