Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 25 de março de 2013

Vale do Taquari Notícias - 25 de março de 2013



Notícias Vale do Taquari - 25 de março de 2013

As câmaras de vereadores de Marques de Souza e Coqueiro Baixo realizam sessões ordinárias hoje, a partir das 18 horas.

Em Estrela o poder legislativo se reúne às 18 horas e 30 minutos desta segunda-feira. Em pauta o projeto que prevê a criação do Banco Social de Materiais de Construção, visando beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nos municípios de Roca Sales, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, as câmaras municipais realizam sessões ordinárias hoje, às 19 horas.  
        
Nesta terça-feira, dia 26, acontece Tarde de Campo, na propriedade de Juarez Cofferri, em Dois Lajeados. O tema do encontro é a "Cadeia produtiva do leite". A promoção é da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura.
       
Hoje, às 19 horas, acontece reunião em Lajeado, do Grupo de Apoio à Adoção, que atende todo o Vale do Taquari. O encontro ocorre no salão de eventos da prefeitura, sob a presidência de Naide Heemann.
        
O Coral Municipal de Encantado encerra hoje o período de inscrições para novos cantores. Os interessados devem comparecer na Casa de Cultura, a partir das 18 horas. Os ensaios do coral ocorrem nas segundas-feiras, a partir das 19 horas e 30 minutos.  
        
Encerra hoje o prazo para os contribuintes municipais de Encantado quitarem o IPTU com 10% de desconto. O pagamento deve ser feito em postos autorizados da Caixa, Banrisul e Sicredi, ou em casas lotéricas. Quem optar pelo parcelamento também precisa pagar a primeira parcela nesta segunda-feira.
       
O CRAS de Roca Sales realiza encontro hoje, às 14 horas, com os cidadãos da terceira idade da localidade de Linha Arroio Augusta. O encontro acontece na sede da comunidade.
        
O recadastramento dos 3.405 eleitores em Mato Leitão inicia dia 15 de abril e deve estar concluído até o dia 14 de agosto. O objetivo é implantar  o sistema de biometria. Em Boqueirão do Leão, com 6.235 eleitores, o recadastro vai iniciar no dia 15 de maio e terminar no dia 20 de setembro.

Em reunião realizada recentemente a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Capitão propôs uma parceria com a administração municipal para comemorar o Dia das Mães. Um novo encontro será realizado para avaliar as sugestões apresentadas.  
         
O vice-prefeito de Canudos do Vale, Pedro Schmidt, acompanhado de professores realizou uma reunião com os motoristas do Transporte Escolar.  Na oportunidade foi solicitado que os motoristas sejam pontuais e que evitem alta velocidade.
        
Na última sexta-feira foi eleita a nova corte de Colinas. Entre as oito jovens que concorreram, Vivian Krieger, 19 anos, foi escolhida a Rainha. As princesas são Danieli Fernanda Schulte e Jaine Eliz Rohde Von Mühlen e a Miss Simpatia, Beatriz Cristina Petry.
       
A maioria das municípios da região  tem programado feira de peixes para esta semana, principalmente na 4ª e 5ª-feira. São eventos orientados pelos técnicos da Emater.
       
A Secretaria de Saúde de Capitão renovou o convênio com o Hospital São José de Arroio do Meio. Um dos benefício é o plantão médico 24 horas, inclusive aos feriados e fins de semanas, além de procedimentos ambulatoriais e diversos exames.
       
O Jardim Botânico, um dos mais completos no sul do Brasil, localizado no Bairro Moinhos D’Água em Lajeado, começa a receber alunos e professores de escolas de toda a região. As visitas devem ser pré-agendadas.
         
O ex-prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, despediu-se da presidência da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), durante assembleia realizada na última sexta-feira, em Bento Gonçalves. Assumiu a presidência da entidade  Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), prefeito de Santa Teresa. A próxima reunião da associação acontece no mês de abril, em Santa Teresa.  

Nesta terça-feira, dia 26, será realizada a aula inaugural do semestre do curso de Educação Física – Bacharelado – da Univates. O tema abordado será “Mídia e Esporte”, em palestra ministrada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul e coordenador de Comunicação do Comitê Gestor da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 no estado, Fábio Berti.A atividade ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 16.

Na próxima quinta-feira, dia 28, não tem atendimento em nenhuma repartição publica de Travesseiro. Prefeitura, secretarias, departamentos, postos de saúde e escolas, incluindo a creche, estarão fechadas em função do seminário do funcionalismo público.

Em Colinas o espaço físico da Escola Municipal Ipiranga está sendo ampliado. A obra que deve ser concluída em abril, está orçada em aproximadamente R$ 900 mil, sendo 80% do valor oriundo do Governo Federal e o restante uma contrapartida dos cofres municipais.

A Secretaria da Agricultura de Roca Sales recebe até quinta-feira, dia 28, o Talão de Produtor dos agricultores com as notas extraídas em 2012. Mesmo quem não extraiu nenhuma nota deve fazer a apresentação, evitando assim, que o talão seja baixado junto à Receita Federal.

 No período de 22 a 24 de abril, das 19h às 22h, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia promove o curso “Atendimento eficaz – superando as expectativas dos clientes”. A formação tem por objetivo alinhar e preparar o profissional de atendimento às exigências de um novo mercado. O curso será ministrado pelo administrador, especialista em Marketing, consultor e palestrante Jaime Rafael Weiand. Maiores informações podem ser obtidas na secretaria da entidade.

O encontro “Negritude Quilombola no Quintal do Vale do Taquari” realizado ontem na comunidade de Cupido – Bom Retiro do Sul, reuniu integrantes de comunidades afro-descendentes, de praticamente todos os municípios da região. O evento também foi prestigiado por Ubirajara Toledo, presidente do instituto de Assessoramento às Comunidades Remanescentes Quilombolas, o pesquisador Dilmar Lopes e o professor universitário Paulo Sérgio da Silva.
           
A grande parte das prefeituras da região reajustou neste ano os salários dos servidores públicos municipais. Os aumentos, na sua grande maioria ficaram acima dos 8%. O menor percentual de reajuste foi registrado em Santa Clara do Sul, com apenas 4%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário