Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Folha de estrela de 11.04.13 - Coluna Pílulas em Preto e Branco



Luiz Carlos Freitag

Coluna Pílulas em Preto e Branco, da Folha de estrela de 11.04.13

MAGRA-INVENTIVA, as “colaborações” dos Senhores Vereadores, eis as PÉROLAS:
LUIZ (PMDB): “...meu colega Pinho, ou melhor, Gérson da Silva...”
LUIZ (PMDB): “...em 2016 os deputados vem aqui de novo pedir votos (Em 1014, corrigiu José Alves)” 

FRASE: “O inter vai ter que jogar domingo em Lajeado, porque não conseguiu alugar o Estádio Municipal de Estrela” (Hermes Lizot, no Salão do Hermes e do Leonardo).

BOMBA: Sexta-feira, o Prefeito Rafael Mallmann recebeu a visita do Deputado Estadual Edson Brun, Presidente Estadual do PMDB. Até aí, nada de novo. Mas o que será que os dois conversaram? Aí que está a notícia mais quente dos últimos tempos: Ambos estão tentando trazer para o Festival do Chucrute, o Vice Presidente da República, Michel Temer. Nos próximos dias, deveremos ter novidades sobre o assunto.

Falando em Prefeito Rafael Mallmann: Amanhã ele recebe em seu Gabinete a visita do Secretário Nacional da Agricultura, Caio Rocha. Vai ser na parte da manhã. Logo após o primeiro contato, ambos se reunem, junto com a equipe de Cooperativismo que também virá, com produtores rurais de Estrela. Pela tarde, outra reunião, mas daí comparecem também Prefeitos e Secretários da Agricultura de toda a Região. “Estrela está voltando a ter seu papel político, estamos voltando ao cenário”, disse Rafael.

E agora, mais uma novidade, mas esta sobre outro provável candidato a Deputado Estadual pelo Vale do Taquari. O PT de Lajeado, com a eleição de Luiz Fernando Schmitt para Prefeito, está articulando para apresentar um pré-candidato para a Assembléia Legislativa, na Convenção Estadual do Partido. “O pré-candidato a ser apresentado, deverá ser o Vereador Sérgio Kniphoff e ele deverá contar com todo o apoio do Prefeito de Lajeado”, me disse uma fonte. O PT já está buscando apoio em toda a Região “e contamos com isso”, me disse esta fonte ligada diretamente ao partido. Mas o PT lajeadense não descarta o surgimento de outros nomes, apesar de ter certeza que o Vereador Sérgio Kniphoff será candidato. 

José Alves (PTB), Presidente da Câmara, entrou com Projeto de Lei terminando com o Recesso Parlamentar no primeiro ano das próximas legislaturas. É que os Vereadores recém eleitos, tem “férias” de 30 dias de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. Com a nova Lei, o recesso de 30 dias permanece normalmente só nos tres anos seguintes da Legislatura. “Isso é um anseio da Comunidade, é uma contrapartida nossa para a população que merece isso, pois não é justo um vereador assumir, ficar 15 dias e já parar por 30 dias”, disse o Vereador. Que recebeu muitos elogios por esta iniciativa.

O Clube de Mães Sempre Alegres, do Bairro Pinheiros, realiza dia 27 seu Chá Anual, na sede da Associação dos Moradores do Bairro. Segundo a presidente, Adriana Machado Endres, os cartões a R$ 15,00 já estão a venda com as associadas. O início é as 15h.

Vanderlei Eidelwein (PR) reclamou da situação crítica do terreno da esquina das ruas Coronel Flores e Fernando Abott, no centro de Estrela. Disse que foi refeita a calçada junto ao tapume, “mas continua a água empossada, com os mosquitos se criando no local. Inclusive os banheiros da Igreja Católica estão interditados”. José Alves (PTB) disse que o caso está na Justiça há mais de ano, “é algo vergonhoso para a população”.



E o assunto Ponte sobre o Arroio Boa Vista voltou ao Plenário da Câmara. Ernane de Castro (PMDB) disse que os moradores e comerciantes etão cada vez mais preocupados. “Deram desculpa do acidente de um caminhão no local, pelo atraso da reforma e a nova data é até o final do mes”. Aliás, na sessão passada, Paulão Scheeren (PPS) lembrou que o DAER já tinha dado tres datas para o fim da reforma e até agora nada. “Por que não vão lá trabalhar? A Prefeitura deu todo o material e o DAER só a mão de obra. Trabalham dois dias e folgam o resto”. Após a Sessão desta segunda-feira, Paulão comentou ter dúvidas se as obras ficam prontas até o final do mes, ou até abril do próximo ano “Quem perde é a população de Estrela, principalmente os moradores dos Bairros Boa União e São José, que apesar de estarem separados por algumas dezenas de metros, tem que andar vários quilômetros para ir de um bairro ao outro. Aliás, a reforma desta pequena ponte já completou um ano”, afirmou.

Logo teremos mais um Curso de danças Gaúchas em Estrela. Inicia no próximo dia 21, e será ministrado pelo experiente casal Antônio e Marlete Kohler. As aulas acontecerão no CTG Estrela do Rio Grande e as inscrições, a R$ 40,00 por casal, podem ser feitas pelo telefone 9753 8003. O início é as 19h.

Gérson Silva (PT) sugeriu colocar elevadas (quebra-molas) nas faixas de segurança no Calçadão. Disse que muitos motoristas não respeitam a velocidade máxima do local, o que ocasiona perigo aos pedestres nos fins de semana, principalmente crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário