Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 13 de abril de 2013

Lajeado - Vigilância Epidemiológica inicia vistorias no Bom Pastor


Seis agentes epidemiológicos vistoriam as residências do bairro
Carolina Chaves

Nesta quinta-feira, seis funcionários da Vigilância Epidemiológica iniciaram a delimitação de foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, no Bairro Bom Pastor. O mesmo trabalho estava sendo realizado, desde a terça-feira (2), no Bairro Jardim do Cedro. As vistorias às residências ocorrem em duplas, num raio de 300 metros a partir do foco, normalmente encontrado em armadilhas feitas pela Vigilância.

A notícia de que havia larvas do Mosquito da Dengue no Bairro Bom Pator, preocupou Edília Kisch, moradora do local. “Eu fico receosa. Limpo todo dia o meu pátio, mas o que mais me preocupa são os terrenos baldios, que tem grande possibilidade de conservar água parada”, declarou a aposentada. A mesma situação foi apontada pela vizinha de Edília, Veridiana Dreifke. “Procuro sempre manter o terreno limpo. O problema é que não podemos controlar o que os outros fazem”, observou Veridiana.

Em todo o município há 147 armadilhas fixas, compostas por meios pneus, que estão enumerados e identificados com a sigla da Secretaria da Saúde (Sesa). Estes pneus são inspecionados semanalmente pelos agentes. Além destes, há 108 Pontos Estratégicos (PE’s) distribuídos por Lajeado. Os PE’s estão posicionados em cemitérios, lojas de materiais de construção, ferros velhos, borracharias, em alguns postos de gasolina e empresas de transporte urbano, os quais são fiscalizados quinzenalmente.

Até o momento, o município não foi decretado como área infestada. Para que isso ocorra é necessário que dentro deste raio de 300 metros seja encontrado um novo foco, e após a sua delimitação outro caso seja verificado. Por fim, mais uma delimitação deve ocorrer e mais um foco deve ser confirmado. Atualmente, as larvas encontradas são enviadas para o Laboratório Central (Lacen) localizado em Porto Alegre. Devido à alta demanda registrada, os resultados das amostras demoram a ser constatados. A fim de que o processo aconteça de forma rápida, Lajeado terá um laboratório entomológico próprio.



Laboratório

Conforme o biólogo da Vigilância Ambiental em Saúde, Fernando Diel, o laboratório necessita de uma simples estrutura, que será montada no novo endereço da Vigilância, 5º andar do antigo Fórum. Enquanto isso, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS), cederá o seu laboratório para a Vigilância. Em maio, o biólogo que irá trabalhar neste local, passará por treinamento.

Prevenção

A 16ª Coordenadoria regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) estão enviando aos proprietários das residências situadas em locais delimitados um ofício, onde estão indicadas as medidas preventivas que podem ser tomadas pelo mesmos. Porém, o alerta e as dicas se estendem a toda população lajeadense.

Dicas:

- Receber e permitir a entrada do agente epidemiológico, para que este possa fazer o seu trabalho, inspecionando a residência e orientando quanto às medidas necessárias

- Manter o terreno limpo, sem qualquer superfície que possa acumular água

- Eliminar a água parada em vasos, ralos, calhas e flores

- Manter as caixas d’ água devidamente fechadas

- Tratar a água da piscina, mantendo o PH da água e o cloro adequados

- Roçar terrenos baldios

- Evitar o acúmulo de água em vasos do cemitério

- Comentar com seus amigos e vizinhos, levando a ideia da prevenção adiante

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário