Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Notícias Regionais Vale do Taquari - 25 de abril de 2013


Notícias Regionais Vale do Taquari - 25 de abril de 2013

A Univates oferece está com inscrições abertas para o curso de Delícias Doces, programado para os dias 13 e 14 de maio. A atividade recebe inscrições até o dia 03 de maio. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/cursosdeextensao

O STR Encantado, a Emater e o Conselho Encantadense de Clube de Mães, estão realizando dois cursos de informática básica para mulheres associadas aos Clubes de Mães. Os cursos são ministrados pelo SENAR-RS através da instrutora Denise Tornquist. Os eventos estão acontecendo na sala de informática da Uergs, tendo duração de 32 horas/aula cada.

Na próxima terça-feira, dia 30 de abril, às 19h15min, no auditório do Prédio 11, a Univates realizará a palestra gratuita “Ciência da Religião”, ministrada pelo teólogo e mestre em Ciências da Religião Elton Vinicius Sadao Tada. A atividade dá início ao ciclo de palestras “Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates”, que serão realizadas ao longo do ano.

Em Doutor Ricardo os interessados em adquirir sementes de pastagens devem passar junto a Emater para retirar o laudo técnico para posterior compra da semente. O prazo para a entrega será até 31 de maio.

Os professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de todas as redes de ensino de Encantado, participaram ontem de uma capacitação sobre Educação Fiscal. O evento foi realizado no Auditório Brasil do Centro Administrativo, com palestra da coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Estado, Carolina Vital Menengaz Klein.

A coordenação do programa Segundo Tempo de Doutor Ricardo recebeu dois kits de material esportivo para o desenvolvimento das atividades no ano de 2013.

Hoje, às 14 horas, acontece na Prefeitura de São Valentim do Sul, a reunião para tomada de preços, para pavimentação asfáltica da pista de caminhada e da rua do Parque de Eventos.

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) se instala hoje, às 19 horas, em sua nova sede, numa sala cedida pela Casa de Cultura de Lajeado.

A Secretaria de Educação e Cultura de Travesseiro realiza de hoje até sábado, a Feira Municipal do Livro, na Escola Pedro Pretto. Como atrações a presença de escritores, peças teatrais, exposição e comercialização de livros e o palco aberto para apresentações culturais da comunidade. 

Termina hoje o prazo para os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições, apresentam a justificativa evitando o cancelamento do título de eleitor. O procedimento pode ser efetuado em qualquer cartório eleitoral. 

Na tarde de hoje acontece o julgamento do recurso do vereador de Boqueirão do Leão, Hilário Edi Reginatto (PT), que foi cassado em primeira instância por compra de votos. Se confirmada a sentença inicial, será alterada a composição da câmara com a perda de 350 votos, contemplando outra sigla partidária no recálculo do quociente eleitoral.

O principal acesso à cidade de Progresso será recapeado com uma camada de asfalto sobre o calçamento. O investimento na obra é de 200 mil reais. 

Iniciada a reconstrução de duas pinguelas sobre o Rio Forqueta – Arroio do Meio com Linha Perau – Marques de Souza, interditadas há cerca de um ano, quando foram danificadas por vândalos. O custo das melhorias de acessos, será bancado pelas prefeituras de Marques de Souza e Arroio do Meio.

O presidente do STR de Colinas, Gilmar Knopp, renunciou ao cargo nesta semana. Em seu lugar assumiu o vice, Seno Messer. Esta questão será debatida na assembleia geral da categoria marcada para próxima terça-feira, dia 30, às 14 horas.

A Câmara de Vereadores de Imigrante aprovou oito projetos na sessão desta semana, entre eles, a autorização de concessão de auxilio financeiro para a Laticínios Holmann, empresa que está em fase de expansão. 

No dia 23 de maio acontece o lançamento da 3ª Estrela Multifeira, sendo que neste mesmo dia ocorre o início da comercialização dos estandes para o evento que acontecerá de 05 a 08 de setembro, no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. O presidente da comissão organizadora é Rui Grave.

Amanhã, às 14 horas, acontece assembleia geral do STR de Estrela, no ginásio do Colégio Santo Antônio. Este será o primeiro encontro comandado pela nova diretoria do sindicato. 

A Patronagem do CTG Sentinela da Tradição de Muçum adiou a realização do “Enduro a Cavalo”, que estava marcado para o dia 05 de maio. A transferência se deve a uma normativa fitossanitária. Uma nova data será definida para o evento.

No dia 23 de maio o município de Estrela realizará o processo de recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos. Duas vezes ao ano, uma parceria entre Prefeitura e a Fundação Pró Rio Taquari possibilita este trabalho. As diversas comunidades do interior do município estarão contempladas em dois roteiros.

A Secretaria da Fazenda de Doutor Ricardo está disponibilizando os carnês para pagamento do IPTU. O pagamento a vista tem 10% de desconto e foi prorrogado do dia 30 de abril para o dia 15 de maio. Quem optar pelo pagamento parcelado poderá fazer em até 6 vezes.

Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Estrela o trânsito foi uma das pautas dos edis. A vereadora Lorena Hauschild (PR) destacou o crescimento da quantidade de veículos no município e as poucas vagas de estacionamento, o que resulta em dificuldades para motoristas estacionarem, principalmente na região central.

O Sindilojas Vale do Taquari realiza hoje o seu evento pioneiro de capacitação com foco nos profissionais do comércio. O Reload Sindilojas vai ocorrer no Clube Sete de Setembro, em Lajeado, a partir das 16h30min. A programação é formada por duas palestras, as quais vão enfocar o tema “Nada Muda se Você não Muda”. 
Os palestrantes são André Torretta, consultor empresarial, e, Tiago Mattos, publicitário. A programação encerra às 21 horas

Na próxima segunda-feira, dia 29, o curso de Estética e Cosmética da Univates promove a segunda edição do Desfile Temático da Disciplina de Maquiagem I. O evento é gratuito e ocorre, a partir das 19h10min, na sala 205 do Prédio 16. O objetivo da atividade é aplicar técnicas de maquiagem na prática, além de desenvolver pesquisa sobre maquiagem característica da cultura de países como Japão, Índia, Itália, Turquia e Brasil. A atividade é aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos.

O projeto de lei legislativo aprovado pela Câmara de Vereadores de Lajeado, determinando o corte dos eucaliptos existentes no perímetro urbano e proibindo o plantio de mudas desta espécie, foi vetado pelo prefeito Luis Fernando Schmidt. O prefeito argumenta que o projeto está incompleto e poderia motivar disputas jurídicas.

Nesta sexta-feira, às 09 horas e 30 minutos, acontece no auditório da reitoria da Univates a reunião para explicar o projeto Hidrovia Brasil-Uruguai. O encontro é realizado em diversas regiões do Estado e visa a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da hidrovia, coordenado pela Administração das Hidrovias do Sul. Estarão presentes especialistas do Banco de Desenvolvimento da América Latina, para dialogar com prefeitos, vereadores e empresários.

A manifestação organizada pelo 8º núcleo de professores e realizada ontem em Lajeado teve a participação de cerca de 500 pessoas. O manifesto com os professores carregando cartazes e faixas em caminhada do Bairro São Cristóvão até a Escola Estadual Presidente Castelo Branco, foi pacífico.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Venâncio Aires apresentou a programação oficial do mês de aniversário do município. Serão realizados durante o mês de maio, eventos culturais, competições esportivas, festas para a melhor idade, juventude rural e outras iniciativas irão ressaltar os 122 anos da Capital Nacional do Chimarrão.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.

O próximo encontro do grupo Felicitá de Doutor Ricardo será realizado no dia 30 de abril, terça-feira, a partir das 13h 30min. O transporte será realizado como de costume.

Na próxima segunda-feira, dia 29, a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, estará no Vale do Taquari, cumprindo uma agenda de compromissos. A primeira atividade será a participação no Encontro Regional RS Mais Turismo, que acontece das 09 às 19 horas, no Parque Histórico em Lajeado. Às 19 horas, a secretária prestigia a inauguração do novo Centro de Atenção ao Turista, situado junto ao Shopping Lajeado. O último compromisso oficial da secretária Abgail Pereira é a participação da solenidade de posse da nova diretoria da Amturvales, ato que ocorre às 19 horas e 30 minutos, junto ao Parque Histórico. 

Como forma de incentivar a prática de exercícios e hábitos saudáveis no município, segue em andamento e em fase de conclusão, a Academia de Saúde. A obra, que deve estar concluída até o final do mês de maio, está localizada ao lado da unidade básica de saúde, e contará com espaço de 130m². O investimento é de 149 mil reais.

Na próxima terça-feira, dia 30 de abril, às 19h30min, no auditório do Prédio 7, a Univates promoverá a palestra “O mundo muda. O mercado muda. Palestra muda”, ministrada pelo renomado publicitário Dado Schneider. A palestra é aberta a toda a comunidade. As inscrições podem ser efetuadas, até o dia do evento, pelo site www.univates.br/eventos.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promoveu a Jornada de Sexualidade. O evento ocorreu no Colégio Madre Bárbara, em Lajeado. A palestrante foi a psicóloga Cristina Gobbo, que debateu “Adolescência e sexualidade. Quais os desafios atuais?”. O público contou com representantes de educandários de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Teutônia, Santa Clara do Sul e Venâncio Aires. No total, 56 educadores participaram das discussões.

O vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler, deverá ser confirmado como candidato a Deputado Federal pelo PT da Região do Vale do Taquari.

O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), irá conceder a medalha da 53ª legislatura da Assembleia Legislativa aos delegados e agentes envolvidos na investigação e operação que culminou na prisão, em 13 de abril, de Luan Barcelos Silva, 21 anos, assassino confesso de seis taxistas, três em Santana do Livramento e outros três em Porto Alegre. O parlamentar destaca que a ação policial foi emblemática pela agilidade, mas sobretudo porque demonstrou a importância do serviço de inteligência da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário