Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Notícias Vale do Taquari - 8 de abril de 2013

Notícias Vale do Taquari - 8 de abril de 2013


O Sindilojas Vale do Taquari realiza no dia 25 de abril, o “Reload Sindilojas”. O evento inédito de capacitação é voltado aos profissionais dos segmentos de comércio e serviços. A programação terá duas palestras, com o consultor empresarial André Torreta e o publicitário Tiago Mattos. Sob o slogan “Nada muda se você não muda”, a atividade será realizada, das 16h às 21h, no Clube Sete de Setembro, em Lajeado.

Foi publicada no Diário Oficial a homologação das inscrições para o concurso do magistério. As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação. Os locais do concurso serão divulgados oportunamente pela 3ª CRE. Na 3ª Região Escolar são 1.634 candidatos inscritos. Os professores que se inscreveram poderão consultar o site www.fdrh.rs.gov.br para verificar se a sua inscrição foi homologada e demais informações pertinentes.

Hoje, às 18 horas, ocorrem sessões nas câmaras de vereadores de Marques de Sousa e Coqueiro Baixo.
Em Estrela a sessão do legislativo acontece às 18 horas e 30 minutos desta segunda-feira.
Nas cidades de Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Progresso, as sessões das câmaras ocorrem hoje, a partir das 19 horas.

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo promove hoje a palestra “Obesidade: causas e efeitos”, com o endocrinologista Elton Vaz Fagundes. O evento será às 18h30min, no auditório do Espaço Vida Unimed, em Lajeado. Interessados em participar devem se inscrever pelo fone 3714-7130. A palestra, gratuita e aberta à comunidade, é uma das ações da Cooperativa para marcar o Dia Mundial da Saúde.


A administração municipal de Travesseiro abriu processo de contratação de um agente comunitário de saúde, para atuar em Picada Vinagre e Sede. Poderão inscrever-se candidatos residentes em Travesseiro, com Ensino Fundamental concluído e idade mínima de 18 anos. A carga horária semanal é de 40 horas, com um salário mensal de R$ 843,95.

A trajetória do árbitro de futebol Leandro Vuaden é tema da primeira edição de 2013 do programa Nossos Cases, Nossas Histórias da CDL Lajeado.  Em formato reunião-almoço, a atividade vai ocorrer no próximo dia 19, às 12h, na sede da entidade lojista, em Lajeado. Vuaden compartilhará com os presentes sua caminhada até se tornar um árbitro da Fifa As inscrições para o evento podem ser feitas através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br.

Em Colinas até o dia 10 de abril pode ser feito o pagamento do IPTU com 5% de desconto. Aqueles que optaram pelo parcelamento puderam dividir em seis parcelas iguais, com vencimentos em 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08 e 09/09. O pagamento poderá ser efetuado nas agências do Banrisul e agentes conveniados.


       
Em função de obras de reforma e ampliação, a Unidade Básica de Saúde do Centro de Roca Sales, está funcionando nas depedências do Centro Social Urbano.  
        
Diversos hospitais filantrópicos da região estão aderindo de alguma forma ao movimento gaúcho, que exige um reajuste imediato de 100% dos valores pagos pelo SUS por procedimentos em todas as áreas. Uma das medidas para sensibilizar as autoridades estaduais e federais é a não realização de cirurgias eletivas, marcadas para esta segunda-feira.
        
A Secretaria da Agricultura de Capitão iniciou hoje a entrega das sementes de forrageiras reservadas pelos produtores de leite. Ao total são 40 toneladas, dificultando o armazenamento seguro, exigindo a retirada em curto espaço de tempo.
       
O prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro, está em Brasília nesta semana, encaminhando projetos para captação de recursos nas áreas do Turismo e Agricultura.  Cerbaro também busca a agilização na tramitação de projetos encaminhados no ano passado.          
          
Em Doutor Ricardo iniciou nesta segunda-feira  a campanha “Sua Nota Vale Prêmios”. A premiação supera os 9 mil reais, com sorteios mensais, de dois prêmios de 200 reais. Já no mês de dezembro serão seis sorteios no valor de hum mil reais cada.
         
O município de Putinga completa hoje 49 anos de emancipação. Cerca de dois terços da população de quatro mil habitantes, atua no setor prim,ário, base da economia do município.

O prefeito de Capitão, Cézar Beneduzi, e o vice Fabiano Daltoé, estão em Brasília, onde participam de diversas reuniões e audiências. Além da apresentação de novos projetos, Beneduzi e Daltoé, acompanham o andamento de projetos encaminhados anteriormente.
              
Na cidade de Taquari a Brigada Militar está intensificando a atuação em dias de pagamento de aposentadorias, em função dos seguidos assaltos que vinham ocorrendo ultimamente.  
       
A Secretaria de Saúde de Canudos do Vale realiza no dia 19 de abril mais uma Feira de Saúde. Entre as atrações, as oficinas de preparação de chás e pomadas caseiras.
       
No município de Sério está em desenvolvimento o projeto "Farmácia Viva", que incentiva a implantação de canteiros e hortas, para produção de plantas bioativas, que podem ser utilizadas em benefício da saúde de pessoas e animais. A iniciativa é da Emater e das secretarias de Saúde e Agricultura.
       
Em Boqueirão do Leão está sendo construída uma creche que terá capacidade de abrigar 600 crianças, de quatro meses a seis anos. A obra deve estar concluída até a metade do ano.  
       
No dia 16 de abril acontece Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Forquetinha, quando será concedido o título de "Cidadão Forquetinhense" ao advogado Arno Carard, que defendeu na justiça a criação do município. O ato faz parte da programação de aniversário da cidade.
   
A Secretaria de Educação e Cultura de Travesseiro realiza nos dias 25, 26 e 27 de abril, mais uma Feira do Livro. O evento acontece nas dependências da Escola Pedro Pretto, e terá como atrações a presença de escritores, peças teatrais, comercialização de livros e apresentações culturais.
        
A Prefeitura de Travesseiro firmou convênio com a empresa C3-Telecon, que irá atender todos os moradores da cidade e interior com telefonia móvel e internet. A implantação do sistema iniciou a comunidade de Linha Cairu.
       
Na última sexta-feira ocorreu a eleição para escolha da nova diretoria do Sicredi Lajeado. O candidato da situação, Adilson Metz, venceu o processo eleitoral, somando 700 votos. Já o candidato da oposição, Ito Lânius, fez 644 votos. A posse do novo presidente ocorre dentro de dois meses, depois da homologação do nome pelo Banco Central. O Sicredi de Lajeado tem mais de 45 mil associados, em 13 agências em 11 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário