Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Os 100 primeiros dias do Governo Schmidt em Lajeado


Aproximação com a comunidade é a grande marca do Governo liderado por Schmidt
Rafael Scheeren Grün

A aproximação com as comunidades, seja no atendimento individualizado no gabinete ou através do Projeto Canal Direto, com certeza, foi a grande marca dos primeiros 100 dias do Governo que tem como líder o prefeito Luís Fernando Schmidt. “Queremos desburocratizar o acesso dos cidadãos ao governo. Eles têm ótimas sugestões e são os melhores fiscais que poderíamos ter, seja para apontar a inexistência de um serviço ou para melhorar um que já existe”, afirma Schmidt.

A viabilização do campus Lajeado do Instituto Federal Sul-riograndense, que atenderá 1.200 alunos com foco na formação técnica, a instalação de lombadas eletrônicas educativas e, também, o início do processo de instalação de polícia comunitária em alguns bairros, são outras bandeiras que o Governo de Lajeado já levantou.

Obras

Segundo levantamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), até o momento, a pasta já consertou 1.600 pontos de iluminação no município, executou o patrolamento e colocação de material, como saibro e brita, em 198 vias, a exemplo do Bairro Jardim do Cedro, que foi plenamente atendido neste quesito. No Bairro Santo André, foi executada a pintura no túnel para pedestres. Vias asfaltadas como a Rua João Goulart, localizada entre os bairros Campestre e Centenário, e Carlos Spohr Filho, situada no Bairro São José, receberam melhorias por meio da operação Tapa Buracos. Entre outros locais, foram utilizadas cerca de 450 toneladas de asfalto em todas melhorias.

Durante o período, a Sosur efetuou o desentupimento e recuperação de 430 bocas de lobo, instalou 3.340 metros de canalização de rede de água e, entre vazamentos, adequações e troca de registros, executou mais de 240 manutenções na rede, sendo que outros 50 pontos receberam novas ligações. No que tange ao calçamento, a secretaria recuperou mais 4.100 m² no município, o que em média representa 300 metros de extensão de ruas recuperadas com uma largura de 14 metros. Quanto à canalização pluvial, foram instalados 860 novos canos, sendo que 1.200 metros de extensão da canalização já existente e que estava avariada foi recuperada. Cerca de 50 lixeiras foram instaladas nos bairros, além de ter sido executada a manutenção da rede elétrica do pavilhão 02 do Parque do Imigrante. Além disso, os pavilhões 02 e 03 também tiveram os seus telhados consertados. 

Cultura e Turismo

A vinda do sambista Neguinho da Beija-Flor com parte da bateria da escola de samba carioca, evento denominado Muamba em Concerto, já deu mostras do que será oferecido à comunidade no que tange a cultura. Em menos de um mês de trabalho, a Secultur já quintuplicou seu orçamento, em virtude de captação de recursos com base em leis de incentivo à cultura. 

Esporte e Lazer

A realização dos Jogos Inter Bairros e a inscrição de cerca de 3 mil crianças para mais uma edição do Campeonato Piá de Futsal de Lajeado dão a tônica das promoções com foco no esporte e lazer que o governo já vem proporcionando à comunidade lajeadense.

Saúde

As tratativas em torno do processo de municipalização da saúde, que exigirá do município e não mais do Estado o planejamento, monitoramento, controle e avaliação sobre todos os serviços prestados pelo SUS no município, é a principal novidade da Sesa para este início de governo. Segundo o titular da Sesa, Glademir Schwingel, a intenção é qualificar a oferta de serviços na área da saúde para a comunidade, descentralizando os atendimentos que em sua maioria vem sendo realizados pelo Hospital Bruno Born e ofertando-os nas unidades básicas de saúde dos bairros. Um exemplo prático disso foi o atendimento realizado durante o feriado de sexta-feira Santa no posto de saúde do Bairro Montanha.

Outros destaques

Os mutirões de limpeza organizados pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seaab), as melhorias no Parque de Eventos, a assinatura da carta compromisso com o Projeto Cidade de Energia Sustentável e a operação Recuperando Vidas, em parceria com a Brigada Militar, são outros destaques dos primeiros 100 dias de governo que se completam nesta quarta-feira, dia 10 de abril. Também importantes, merecem destaque o anúncio da criação do Projeto Vida no Bairro Olarias, as reformas nas calçadas de passeio da Rua Júlio de Castilhos e o serviço de georreferenciamento das áreas de risco em Lajeado, bem como o convênio com o Poder Judiciário, no sentido de agilizar as execuções fiscais no município e a adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida” (faixa 1), para pessoas com renda de até 3 salários mínimos.

Foto e texto de Rafael Scheeren Grün

Nenhum comentário:

Postar um comentário