Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vale do Taquari Notícias - 11 de abril de 2013




A Câmara de Vereadores de Teutônia realiza hoje, às 18 horas e 30 minutos, mais uma sessão ordinária.

O Roteiro Turístico Delícias da Colônia, que envolve os municípios de Estrela, Colinas e Imigrante, comemora nesta sexta-feira, dia 12, o 11º aniversário. A festa ocorre na Casa de Pedra Moretto, em Colinas, a partir das 19h30min. Como atração ocorre apresentação do Grupo Instrumental de Colinas.

A presidente Dilma Roussef estará  em Porto Alegre nesta sexta-feira, dia 12, às 10 horas, no Auditório Araújo Viana,  para a formatura de 3,5 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Nesta sexta-feira, dia 12, às 20 horas, acontece no Salão da OASE, em Estrela, o lançamento do 48º Festival de Chucrute. Na oportunidade a Comunidade Evangélica, através da comissão organizadora vai apresentar a programação e as atrações do evento deste ano. O lançamento reunirá integrantes da comunidade, patrocinadores, autoridades, imprensa e demais convidados. O Festival do Chucrute acontece de 18 a 26 de maio, com uma extensa programação.

A Secretaria da Agricultura e o escritório da Emater de Travesseiro local estão aptos a fornecer todos os procedimentos necessários para o encaminhamento de projetos do programa Mais Leite de Qualidade, do Governo do Estado, que concede auxilio financeiro para produtores de leite que desejam adquirir resfriadores e ordenhadeiras.

Inicia nesta sexta-feira, dia 12, a campanha de Dia das Mães do comércio de Teutônia, promoção Câmara da Indústria e Comércio, com apoio da Prefeitura. Cada R$ 50,00 em compras dará direito a um cupom para concorrer ao sorteio de uma viagem com direito a um acompanhante para Natal/RN. A promoção será realizada até o dia 12 de maio, e o sorteio ocorre no dia 15 de maio.

Terá início no dia 15 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que este ano tem como slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. No município de Estrela a meta é vacinar mais de 5,8 mil pessoas. A Secretaria de Saúde, além de oferecer as doses nas Unidades Básicas do município mantém um calendário  para os vários grupos de terceira idade. A unidade móvel do município também percorrerá algumas comunidades do interior.
O ex-secretário de Esportes e Lazer de Estrela, Nardir Steffens, está atuando como assessor parlamentar do deputado estadual Paulo Odone (PPS).

A Secretaria Municipal de Saúde de Roca Sales oficializou, no início do mês, o reinício das atividades da Estratégia Saúde da Família (ESF). O programa esteve sem funcionamento por dois anos devido ao quadro defasado de profissionais. 
O prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, e o deputado Edson Brum, presidente estadual do PMDB, estão trabalhando para trazer a Estrela, em maio mês de aniversário do município, o vice-presidente da república, Michel Temer.
        
A Emater de Encantado realiza hoje, às 14 horas, no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo, a Capacitação de Lideranças com as diretorias dos Clubes de Mães do município. Além da diretoria podem participar outras associadas com interesse em aprender a atuar na liderança.
        
O prefeito de Capitão, César Beneduzi e o vice Fabiano Daltoé,  retornan hoje de Brasília, onde estão desde segunda-feira cumprindo uma agenda em gabinetes de deputados e ministérios, para a entrega de projetos. 
       
A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – FUVATES, realiza assembleia hoje, às 18 horas, no prédio 11 da Univates, em Lajeado. Segundo o edital do presidente da entidade professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, será apreciado o balanço das atividades de 2012 e definidos os investimentos em 2013.
       
O Rotary Clube de Encantado realiza no dia 20 de abril,  a partir das 11 horas, o “Galeto da Solidariedade”. O lucro será revertido para o Hospital Santa Teresinha.  contemplando com o resultado líquido, o hospital Stª Terezinha. Os cartões podem ser adquiridos com os membros do Rotary, a 15 reais meio galeto ou 28 reais o galeto inteiro, sempre com o acompanhamento de salada e uma cuquinha, tudo embalado - 3571-3255.
       
Reinaugurada a feira do produtor rural em Santa Clara do Sul, com uma estrutura nova para atender o público. A feira ocorre sempre nas tardes de 6ª-feira, ao lado da biblioteca pública no centro da cidade. Além das frutas e hortaliças, a feira conta com uma variedade de produtos, como artesanato, mel, farinhas e doces caseiros.  
        
Com a viagem do prefeito Edegar Cerbaro à Brasília, a prefeitura de Progresso está sendo chefiada pelo vice-prefeito Luciano Garcia dos Passos.
        
O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild,  governa o município nesta semana em que o prefeito César Leandro Marmitt está em Brasília, buscando a captação de recursos federais. 
 
A Secretaria da Saúde de Encantado iniciará na próxima segunda-feira, dia 15, a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina será aplicada nos postos de saúde, bairros e comunidades do interior, de acordo com o cronograma pré-estabelecido. No sábado, dia 20, ocorre o Dia D contra a gripe, com horário de atendimento somente no Posto de Vacinas do Centro das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A campanha se estenderá até o dia 26 de abril.
 
Em Relvado os contribuintes municipais que possuem algum tipo de débito com a prefeitura, devem encaminhar o acerto até o final do mês.
       
A Emater de Santa Clara do Sul, está em sede nova, funcionando agora junto a prefeitura.
       
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Subcomitê da Qualidade de Teutônia promovem no dia 18 de abril, o Café Qualificando a Gestão. A programação inicia às 7h30min no auditório da CIC, e a participação deve ser confirmada com antecedência  na sede da entidade promotora.
       
O prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, participou nesta semana de uma audiência com o Superintendente do Daer, Ildo Mourão, na Câmara de Vereadores de Encantado. Na pauta o asfaltamento dos sete quilômetros da RS-129, entre a cidade de Roca Sales e a divisa com Colinas. O prefeito argumenta se tratar de uma boa alternativa para o fluxo de trânsito entre as regiões baixa a alta do vale.
                   
O ex-prefeito de Tabaí, Arsênio Pereira Cardoso (Dem), se defende das acusações na câmara municipal sobre irregularidades na destinação de telhas para agricultores. Cardoso lembra que a destinação foi dentro do que estabelece o Programa de incentivos a produção de suínos e aves. Alertou que tem vereadores que se beneficiaram com o programa.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) voltou a cobrar do governo, reajustes nas tabelas do Sistema Único de Saúde para os atendimentos feitos por Santa Casas, hospitais filantrópicos e laboratórios de análises clínicas conveniados. A parlamentar alertou para uma possível paralisação generalizada nos atendimentos por falta de atualização da tabela de pagamentos do SUS, que reúne cerca de 4,6 mil tipos de procedimentos.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Estrela recebe de 15 de abril a 03 de maio, as inscrições para os interessados em concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar. No total são cinco vagas, e o mandato é de dois anos e meio, iniciando no dia 01 de julho. A última etapa do processo é a eleição, feita por colegiado composto por entidades governamentais e não-governamentais do município
        
Os produtores de leite em Imigrante podem visitar a Expoclara, em Carlos Barbosa, no dia 26 de abril. A inscrição dos interessados devem ser feitas até o dia 23 na Secretaria de Agricultura ou na Emater.
        
A Prefeitura de Imigrante vai aderir a dois consórcios intermunicipais na área da saúde. Vai se associar ao Consórcio Vale do Caí para a compra de medicamentos e ao Consisa para contar com o serviço do Samu.
       
Prefeitos e os gestores nas áreas que envolvem segurança pública e da mesma forma os promotores de eventos com grande aglomeração de público, estão sendo convidados pelo Ministério Público Estadual, para às 14 horas, do dia 18, em Porto Alegre. Será apresentado o Programa de Ações compartilhadas de prevenção a sinistros, que exige adequações em formato de cooperação, em construções públicas, privadas e comunitárias.
        
Nesta semana a Construtora Giovanella concluiu o asfaltamento dos 16 quilômetros da estrada – ERS-424, ligando Canudos do Vale até Forquetinha. Falta apenas a sinalização para a rodovia ser entregue oficialmente. A obra iniciou em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário