Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vale do Taquari Notícias - 22 de abril de 2013




Notícias Vale do Taquari - 22 de abril de 2013

Hoje, às 19 horas, acontece assembleia da Faterco, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. Na pauta do encontro, o relatório e balanço das atividades de 2012, eleição e posse da nova diretoria. Atualmente a entidade é presidida por Jatir Mezacasa.

A Univates, em parceria com a JCI Lajeado, oferece o curso de Capacitação de Oratória e Debate para os alunos dos cursos de graduação, tecnólogos e sequenciais da Instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril, pelo sitewww.univates.br/cursosdeextensao, ou na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1. As aulas ocorrem sextas-feiras à noite, de 03 a 24 de maio, na Univates de Lajeado.

O ex-deputado e ex-prefeito de Estrela, Hélio Musskopf, solicitou sua desfiliação do PMDB. Musskopf ocupava a condição de presidente de honra do partido.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação realiza nesta terça-feira, dia 23, mais uma etapa do curso de formação de gestores, com o objetivo de oportunizar orientações às equipes diretivas dos educandários. O evento ocorre no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, em Estrela, iniciando às 08 horas e 30 minutos. A temática do dia é “Planejamento Participativo”, apresentada pelo professor/Doutor Danilo Gandin.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado realiza até sexta-feira, dia 26, o cadastramento para o Programa Auxílio Transporte Universitário 2013.

Hoje, às 18 horas, ocorrem sessões ordinárias nas câmaras de vereadores de Coqueiro Baixo e Marques de Souza.

Em Estrela, a sessão do legislativo acontece às 18 horas e 30 minutos, desta segunda-feira. Na pauta o projeto da mesa diretora que acaba com o recesso parlamentar no primeiro ano de cada legislatura.

Nos municípios de Progresso, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, as sessões ocorrem hoje, às 19 horas.

O Posto de Saúde de Capitão realiza até o dia 26 de abril, a campanha contra a gripe. A vacinação ocorre no horário de atendimento normal da Unidade Sanitária.

O prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, participa hoje de uma audiência pública com o objetivo de debater a situação das concessões do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul e a implementação da Ferrosul. O encontro ocorre às 13h30min, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

A Univates realiza hoje palestra gratuita sobre Ecologia na Suécia, ministrada pela professora sueca Marie Magnheden, mestre em Ecologia da Universidade de Halmstad. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 3. A palestra está sendo oferecida pelo curso de Química Industrial, sendo aberta a todos os interessados.

Comemorando a Semana do Livro da Univates, o Museu Regional do Livro e a Biblioteca da Instituição realizam de hoje até sexta-feira, mais uma edição do troca-troca de livros. A atividade ocorre, das 8h30min às 22h, na sala 105 da Biblioteca. Os participantes levam um livro usado e trocam por outro de seu interesse, de acordo com o material exposto.

Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições, devem apresentar justificativa até quinta-feira, dia 25 de abril. Caso não seja apresentada a justificativa o eleitor terá o título cancelado.

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) terá como nova sede a partir do dia 25, uma sala na Casa de Cultura em Lajeado. A mudança de sede propicia um acesso fácil dos 25 autores filiados, mas outras 250 pessoas poderiam se filiar.

A administração municipal de Encantado realiza de hoje até a próxima sexta-feira, o Processo Seletivo Simplificado para escolha de conselheiros tutelares – titular e suplentes. De acordo com o edital, disponível no site do município www.encantado-rs.com.br, o processo consistirá na análise de currículos dos candidatos. A validade dos mandatos será de cinco meses, quando será feita nova eleição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Departamento Pessoal da prefeitura, no horário das 8h às 11h30min.

Visando sensibilizar empresários e gerentes de micro e pequenas empresas para um relacionamento saudável e responsável com seu público interno, comunidade, clientes e governo, o Sebrae realiza de hoje até 5ª-feira, o curso Responsabilidade Social Empresarial. O treinamento terá 16h e será ministrado pela consultora Ivete Comparin Pereira de Lima, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo de Encantado.

O ex-prefeito de Paverama, Ernani Althaus, desfiliou-se do PSDB e se dedica exclusivamente o seu escritório de advocacia. Para ele, a política é uma página virada mais deixa clara que não tem divergências com a executiva do seu ex-partido.

O Cpers/Sindicato realiza nesta semana uma grande mobilização. Amanhã haverá caminhada e um ato público em Porto Alegre. Na quarta-feira, dia 24, muitas escolas da rede estadual de ensino que pertencem a área do 8º Núcleo do Cpers, não terão aulas.

Ocorreu sábado em Lajeado a formatura de 32 jovens, 20 homens e 12 mulheres, como soldados da Brigada Militar. O grupo representa 7% do efetivo da Brigada Militar na região e começam a trabalhar nesta segunda-feira, distribuídos em 12 municípios do CRPO Vale do Taquari

A comissão organizadora da Expobento que chega a sua 23ª edição, de 06 à 16 de junho, coloca a venda os ingressos em lotes de mil, para empresas no valor de 150 reais cada. Os ingressos populares ainda não estão a venda e estes devem custar três reais cada.

Em parceria com um investidor local o Banrisul de Arroio do Meio está construindo a sua nova sede no centro da cidade. O prédio deve ficar pronto ainda neste ano, e, em 2014, a atual agência será colocada a venda através de leilão.

O setor de Fiscalização da Prefeitura de Encantado promove na quarta-feira, dia 24, às 14 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo um treinamento gratuito sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha. O objetivo do evento é esclarecer dúvidas dos empresários do município e da região sobre a execução do sistema. As orientações serão prestadas por um técnico do Governo do Estado.

A avaliação antropométrica que a Secretaria de Educação de Estrela fez nas escolas no segundo semestre de 2012, revelou que mais de 34% dos alunos nas escolas de ensino fundamental estão com sobrepeso. Entre estes, 6% estão em nível crítico que em idade adulta se chama de obesidade mórbida. Com estes dados, foi elaborado e está sendo aplicado um projeto de reeducação alimentar.

Estão abertas as inscrições para mais um curso de informática, promovido pela Secretaria da Educação de Travesseiro. O curso é gratuito, aberto a toda a comunidade, e acontecerá as quartas e sextas feiras à tarde junto ao Telecentro Comunitário na Escola Pedro Pretto. As inscrições podem ser feitas na escola ou na Secretaria da Educação.

O fotógrafo Juremir Versetti prepara a maior mostra de imagens fotográficas do mundo, para comemorar o aniversário de emancipação do município de Muçum. São 188 imagens no formato de 30x45 centímetros, refletindo o Vale do Taquari e Serra Gaúcha. A exposição “Tributo a Muçum” será aberta no dia 31 de maio.

Abertas até o dia 26 de abril, as inscrições do processo seletivo para agente comunitário de saúde, na Prefeitura de Roca Sales. A prova será aplicada no dia 11 de maio, na Escola Municipal Dom Pedro I, no Loteamento Sete de Setembro. O resultado final será divulgado dia 28 de maio. Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do município www.rocasales-rs.com.br

Nesta terça-feira, dia 23, tem roteiro de coleta de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas em todo município. Os agricultores O trabalho inicia às 08 horas, na localidade de Cairu Fundos.

Os municípios que tem entre cinco e 50 mil habitantes, são obrigados a ter o Portal da Transparência das contas públicas a partir do dia 27 de maio. O presidente da Amvat Edegar Cerbaro não vê dificuldades no cumprimento da lei, observando que a maioria das prefeituras da região já tem a sua página na internet.

Os encontros do mês de abril do Projeto Viver Bem a 3ª Idade têm como foco a produção de sabão ecológico e a sua importância para a saúde e meio ambiente. Hoje a localidade de Linha Arroio Augusta, recebe o encontro, a partir das 14 horas. 

Um comentário:

  1. Sentimos falta de uma publicação a respeito da Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se no Rio, em julho... Jovens católicos também dão notícia!!!

    ResponderExcluir