Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Alto Taquari Notícias - 6 de maio de 2013



O prefeito de Bom Retiro do Sul, Pedro Aelton Wermann, pode ser candidato do PTB a deputado estadual em 2014. O nome de Wermann vem sendo defendido por integrantes do partido na região. Outro nome cogitado é o de Elmar Schneider, que ocupou um cadeira na Assembleia, em duas legislaturas.



A Suinofest 2013 será apresentada para a imprensa nesta terça-feira, dia 07. O presidente Thiago Fachinetto e a equipe organizadora farão a apresentação do evento aos órgãos de comunicação, lideranças, autoridades e patrocinadores, numa coletiva de imprensa. O evento ocorre no Espaço Dália de Gastronomia, a partir das 20 horas. A Suinofest está marcada para os dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de junho, no Parque João Batista Marchese, na cidade de Encantado.
  
A Exposição promovida pela Aepan-ONG, em homenagem ao ex-prefeito Adão Henrique Fett, “O Prefeito que pilotou Estrela”, que recebeu centenas de visitantes na Câmara de Vereadores, está disponível no prédio central da Prefeitura, até o dia 20 de maio, data do aniversário do município.

A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul iniciou a entrega do “Auxílio Silagem 2013”. Para ter direito ao benefício é computada a venda de leite e a comercialização de bovinos. Os beneficiários deverão solicitar o “Auxílio Silagem” junto a Secretaria da Agricultura munidos do Talão de Produtor e informações da conta bancária para realizar o depósito. O prazo para solicitação desse auxílio se estende até o dia 28 de junho.


Hoje, às 18 horas, acontecem sessões das câmaras de vereadores de Coqueiro Baixo e Marques de Souza.



Em Estrela, a sessão do legislativo ocorre nesta segunda-feira, às 18 horas e 30 minutos.

Nas cidades de Progresso, Roca Sales, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, as sessões ordinárias das câmaras de vereadores estão programadas para às 19 horas.

Em Travesseiro a sessão do poder legislativo ocorre hoje, a partir das 20 horas.
       
Encerram hoje as inscrições para o concurso público que proverá o quadro permanente de professores da Uergs. Serão selecionados professores assistentes, auxiliares e adjuntos, compreendendo as áreas de Ciências Humanas, da Vida, Meio Ambiente, Ciências Exatas e Engenharias. As inscrições podem ser efetuadas pelo site da Uergs.
       
O STR de Estrela realiza hoje uma programação especial,  para marcar o aniversário de 50 anos da entidade. O evento inicia às 9 horas no Centro Comunitário Cristo Rei. Entre as atrações, feira de saúde, venda de produtos coloniais, palestra, apresentação teatral, almoço e baile.  A expectativa é de reunir 1.500 agricultores.
       
A Prefeitura de Westfália abriu hoje as inscrições para o concurso público que seleciona agente de saúde, agente administrativo, assistente social, controlador interno, contador, dentista, enfermeiro, psicólogo, auxiliar de enfermagem, professores de áreas I e II, operador de máquina, motorista, servente e operário. A inscrição somente via internet, pelo sitewww.unars.com.br, até o dia 20 de maio.
       
O prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, viaja hoje à Brasília, onde tem audiência marcada no gabinete do vice-presidente Michel Temer. Na pauta está o projeto habitacional popular, a liberação dos R$ 8 milhões pelo PAC-2 para melhorias na infraestrutura do município e o melhor aproveitamento do porto fluvial.
       
O Detran/RS  realiza amanhã, às 10 horas, um leilão de veículos e sucatas apreendidos na região. O leilão acontece na Rua 11 de Junho, nº 77, Bairro São Cristóvão, em Lajeado. Serão colocados a venda, 464 itens.
       
No dia 22 de maio, acontece assembleia do Clube de Caça e Pesca de Encantado, na sede da entidade no bairro Lajeadinho. Na pauta, prestação de contas, fixação de valores para o título patrimonial e da anuidade, e eleição da nova diretoria.
       
Na região da 16ª Coordenadoria da Saúde, 20 municípios ainda não alcançaram a meta de vacinar 80% do público que compõe  os grupos de risco, na campanha contra a gripe. Na região alta do vale, apenas a cidade de Arvorezinha figura na lista que não alcançou a meta mínima.
        
Na próxima quinta-feira, dia 09 de maio, tem programação especial para celebrar o aniversário de Relvado. Na parte da tarde tem brinquedos infláveis para as crianças, na praça da Harmonia. Já às 19 horas haverá missa com o Grupo de Cantoria La Felicitá e a apresentação da Orquestra do Maestro Ângelo Bergamaschi  de
Encantado.
       
A Secretaria de Agricultura de Capitão pretende vacinar contra a afebre aftosa até o final do mês, todos os 4.200 bovinos cadastrados no município.
       
Os prefeitos do G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado) tem reunião amanhã, ás 08 horas e 30 minutos, no Camping Sadol em Marques de Souza. Na  pauta, uma visita ao Centro de Tratamento ‘Novo Começo’ – clínica de recuperação de dependentes químicos que atende toda a região. 
        
A CDL de Lajeado realiza no dia 21 de maio, reunião-almoço do programa "Ideias que Alimentam". A atividade terá como destaque a palestra “De pedra a diamante – foque no resultado”, ministrada pela psicóloga Fernanda Torchetto Bertuol.  A programação inicia às 12 horas e ocorre na sede da entidade.
          
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza "Visita-Técnica" na próxima quinta-feira, dia 09, à Tramontina e à Vinícola Aurora, na Serra Gaúcha. A saída de Teutônia será às 08 horas.
       
Na próxima sexta-feira, dia 10, acontece a inauguração da Centralsul Química, empresa que deixou a cidade de Lajeado e está se instalando em São Caetano - Arroio do Meio. Com um prédio de mais de mil metros quadrados em um terreno de mais de um hectare, a empresa atua no embelezamento automotivo.
        
Com incentivos municipais agricultores da região alta de Travesseiro, estão migrando do cultivo de tabaco para a produção de aves de corte. Com orientação técnica, terraplanagem e mais os acessos melhorados, tem atraído diversas famílias para a troca da atividade econômica tradicional de mais de 60 anos, para a produção de frangos.
        
Durante a série de Palestras com professores da Universidade de Londres na Univates, o reitor Ney Lazzari confirmou que a instituição tem um projeto de internacionalização. Um dos objetivos é aumentar o número de estudantes em programas de intercâmbio acadêmico internacional.
        
No final de semana foi realizada em Imigrante, para celebrar os 25 anos de emancipação, a Expofesta. O evento contou com a participação de 70 expositores e mais de 20 mil visitantes.  
        
No último sábado aconteceu em Estrela e Lajeado, o desfile para divulgação do Festival do Chucrute 2013. O evento promovido pela Comunidade Evangélica de Estrela, acontece de 18 a 26 de maio, com uma extensa programação no Centro Comunitário Cristo Rei.

Realizado sábado os desfiles em Estrela e Lajeado, divulgando o Festival do Chucrute que acontece a partir do dia 18 de maioem Estrela. Nos desfiles alegóricos de sábado, com cerca de 500 pessoas participando, uma prévia do que será o festival, comemorando 137 anos de emancipação da cidade de Estrela.
        
A Câmara de Vereadores de Capitão passou por uma adequação dos espaços. O plenário foi otimizado, o público tem cadeiras confortáveis e foi criado um espaço com mesa para pequenas reuniões comunitárias.
        
Em Roca Sales, a Secretaria da Saúde está reativadndo o Programa Estratégia de Saúde da Família.
       
A CDL Lajeado realiza campanha de arrecadação de roupas para a Organização Não-Governamental (ONG) Abaquar. As doações podem ser efetuadas até a próxima sexta-feira, dia 10. As roupas serão destinadas a crianças e jovens (de 3 a 15 anos) que frequentam a ONG Abaquar no turno oposto ao da escola.
        
Na proxima quarta-feira, dia 08, às 13 horas, ocorre no Centro Comunitário Evangélico de Imigrante o “Encontro da Mulher Cidadã” em sua 5ª edição. Entre as atrações, palestra, debates, e, apresentações artísticas e culturais.

A comissão organizadora da Suinofest 2013 e lideranças locais estarão na próxima quinta-feira, dia 09, entregando o convite da festa para o governador Tarso Genro. A agenda de compromissos na capital também inclui a Assembleia Legislativa e meios de comunicação.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) realizou no último sábado, no Colégio Teutônia, em Teutônia, o segundo encontro do ano. Vereadores e assessores das câmaras de toda a região participaram do evento, que tratou de temas ligados às atividades e atribuições dos parlamentares. O palestrante foi o advogado Gabriel de Oliveira, especialista em processo de modernização legislativa e consultor em direito público municipal e eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário