Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 7 de maio de 2013

Lajeado - Farmácia-Escola participa de ações em comemoração ao Dia do Uso Racional de Medicamentos


O Bate-Papo Ambiental ocorreu no Colégio Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio
Cíntia Marchi

A equipe da Farmácia-Escola participou do Bate-Papo Ambiental no Colégio Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio, na última sexta-feira (3). Os farmacêuticos José Luís Batista e Carla Kauffmann, e as estagiárias Bianca de Souza, Karen Nicolau Dartora e Kelen Arossi, coordenaram o evento, promovido pelo jornal O Informativo aos estudantes do Ensino Médio. O tema da discussão foi “Medicamento não é doce, seu descarte não é no lixo”, focando o cuidado com os medicamentos, uso racional e consequências do descarte inadequado para o meio ambiente.
Conforme Carla, todo medicamento descartado de forma inadequada acarreta sérias agressões ao meio ambiente. O descarte em lixo comum pode ocasionar a contaminação do solo e, consequentemente de águas subterrâneas. Outra forma inadequada de descarte é o depósito de pomadas e cremes no vaso sanitário ou pia, o que provoca a poluição dos rios. Deste modo, a farmacêutica explica que medicamentos vencidos ou em desuso, bem como suas cartelas (blísteres), devem ser descartados em farmácias, as quais possuem coletor específico para este tipo de resíduo.
Durante o mês de maio, outras ações serão promovidas pela Farmácia-Escola, com apoio do curso de Farmácia da Univates, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 5 de maio. Na próxima quinta-feira (9) pela manhã, ocorre o “Farmacêutico na Rua”. Na ocasião, estudantes do curso de Farmácia distribuirão material educativo à população, além de prestar orientações quanto aos cuidados com medicamentos. Enquanto no período noturno, o centro de convivência do Prédio 9 da Univates, sedia a Liga Farmacêutica pelo Uso Racional de Medicamentos. Na ocasião, serão sanadas dúvidas dos acadêmicos acerca do assunto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3982-1410.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário