Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lajeado - Secretaria de Educação irá lançar no dia 28 Projeto Liderança Juvenil


Eloede quer incentivar a liderança entre os jovens com o projeto
Rafael Scheeren Grün

Com o slogan Juventude em Ação: protagonismo juvenil e perspectivas, a Secretaria de Educação (SED) lançará, no dia 28 de maio, o projeto Liderança Juvenil. De acordo com a titular da SED, Eloede Conzatti, o projeto objetiva dar suporte para o fortalecimento das organizações juvenis e, dessa forma, viabilizar a construção da cidadania plena através do incentivo à participação social. “Observa-se um declínio no número de jovens engajados em atividades sociais e entendo que isto decorre, provavelmente, por nos encontrarmos na era do individualismo. Penso que os estudantes precisam de referenciais positivos e motivadores, que os auxiliem a superar suas dificuldades de convivência, participação e comprometimento social, fatores de suma importância para seu desenvolvimento e formação como cidadãos”, justifica Eloede. Segundo ela, o público-alvo do projeto são os representantes de cada turma das 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, bem como as equipes dos grêmios estudantis, totalizando 341 alunos.

O evento será realizado no Clube dos Quinze, localizado no Bairro Montanha e iniciará às 8h, com o credenciamento dos participantes. Às 8h45min, haverá café da manhã, com posterior apresentação artística. A abertura se dará às 9h30min, ficando para as 10h o início das atividades, com o psicólogo Alexsandro dos Santos Machado, que fará dinâmicas com os alunos abordando o protagonismo juvenil e suas perspectivas.

O PROJETO

O projeto se propõe a oportunizar momentos de reflexão para o desenvolvimento de competências de liderança e protagonismo dos adolescentes e jovens, criando, entre eles, um clima de grupo, aprendizado, amizade e comprometimento no processo democrático, desenvolvendo a representatividade estudantil. Para tal, as orientadoras educacionais e coordenadoras pedagógicas desenvolverão atividades interativas, quando os estudantes terão a oportunidade de aprender e atuar na realidade onde estão inseridos, percebendo a importância de tomar decisões com responsabilidade, visando também fomentar projetos de solidariedade e sustentabilidade do planeta junto à comunidade, nos quais os jovens possam coordenar e participar concretamente das ações de transformação. Dessa forma, serão realizadas palestras, fóruns, conferências, oficinas, relatos de boas práticas realizadas nas escolas da rede municipal de ensino e atividades de interação que busquem despertar nos estudantes o espírito de liderança e cidadania.

Foto de Rafael Scheeren Grün

Nenhum comentário:

Postar um comentário