Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 27.06.13


Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 27.06.13

MAGRA-INVENTIVA:Hoje não tem.

FRASE: "Realmente: Depois do carnaval, o fim do ano bate às nossas portas" (Filósofo inimigo do inverno, no Salão do Hermes e Leonardo)

A Sessão da Câmara de Estrela, nesta segunda-feira, foi interrompida quando a Tribuna tinha apenas o segundo Vereador. Um grande número de manifestantes - pacificamente - entrou no recinto, inicialmente cantando o Hino Nacional Brasileiro, depois o Hino do Rio Grande do Sul e entoaram muitos refrões. Um deles pedia redução dos salários dos Vereadores. Mesmo com o mau tempo, foi grande o número de integrantes, que prometeram reprisar a manifestação nos próximos dias.

Segunda-feira, antes da posse como novo Secretário Municipal da Saúde, Elmar Schneider, mais o Prefeito Rafael Mallmann, Presidente da Câmara José Alves e o Secretário de Estado da Saúde Ciro Simoni tiveram uma longa reunião com a administradora do Hospital Estrela, Irmã Terésia. Depois ela foi junto na posse. Acho que a coisa começou a encontrar solução. Coisa que eu falo, é a atual situação do Pronto Socorro de Estrela, que só é alvo de críticas.

Falando na posse do Schneidinha: Um dos assuntos que ele mencionou no seu pronunciamento, foi de tentar também regionalizar o atendimento do 190 - Samu. Que, convenhamos, é outro problema. Para ser atendido em uma emergência...

Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, ex-colega de Elmar Schneider na Assembléia Legislativa, colocou sua pasta à disposição. "Para construir uma casa, temos de começar pelo alicerce. A saúde é a mesma coisa". Afirmou que está investindo forte na Saúde, no Estado. Já o Prefeito Rafael Mallmann disse que nenhuma cidade do Rio Grande do Sul tem um Secretário da Saúde que já foi Deputado Estadual duas vezes e uma vez Chefe de Gabinete de um Governador. Realmente, pelos benefícios que Estrela e a Região já tiveram via Schneidinha, Estrela tem tudo para se dar bem no setor da saúde, normalizar e melhorar todo o sistema.

Na Câmara, devido a manifestação foi pequeno o tempo de Tribuna, mas Lorena Hauschild (PR) comentou que a Saúde é a Secretaria mais dificil por isso desejava a Elmar Schneider todo o sucesso possivel. "Conheço ele desde a infância, na Linha Wink e tenho certeza que ele fará um ótimo trabalho" - ressaltou. Vanderlei Eidelwein (PR) também destacou sua posse na pasta, dizendo que realmente o dinheiro público deve ser bem aplicado especialmente na saúde.

Esta, me foi passada pelo Vereador Andreas Hamester (PP). Segunda-feira, as 10h30min esteve no Gabinete do Prefeito Rafael Mallmann, junto com a cúpula do PP, o Deputado Federal Gerônimo Göergen. "Ele informou que em 2014 vai ter investimento forte no setor da rede ferroviária, por parte do Governo Federal, que está fazendo estudos sobre o assunto". Ele disse que "Estrela tem que segurar seu ramal" para receber investimentos. Andreas adiantou que em Julho vai acontecer uma Conferência grande sobre este assunto, da qual irá participar junto com o Prefeito Rafael Mallmann.

Andreas disse ainda que o Deputado Federal Gerônimo Göergen informou que Estrela já está inserida no setor de produção do biodiesel, graças a Camera. "Teremos muito a ganhar neste setor também, por isso temos de fortalecer o ramal ferroviário", comentou o Vereador. Realmente a Camera está investindo forte em Estrela e a produção de biodiesel sem dúvida nos trará muitos benefícios.

Copa das Confederações prossegue. Os protestos, também. Convenhamos, tanta grana em Arenas tipo a de Brasilia, realmente é um absurdo. De agora em diante, quem vai se utilizar destes locais para jogos de futebol? Brasilia nem na segunda divisão participa. Lembro que na Copa do Mundo da África, ficaram elefantes brancos. Aqui não vai acontecer a mesma coisa?

O tempo realmente está deixando muita gente na pior, com gripe. Eu entrei nessa, ainda bem que já estou quase fora. Mas convenhamos, com o inverno recém começando e já tivemos tantos dias frios e com chuva, o que será daqui prá frente? Ouvi previsões de que este ano não vai ser tão ruim como ano passado - mas também já disseram que vai ser bem pior. De minha parte, ao invés de começo de inverno, poderia já estar se aproximando a primavera.

Paulo Kohlrausch, ex-Prefeito de Santa Clara, me confirmou com todas as letras: é pré candidato a Deputado Federal pelo PMDB. "Existe sim esta possibilidade, tem muitas pessoas me apoiando". Disse que está avaliando a situação e sondando as possibilidades de se eleger. "Tenho que saber quais os apoios que terei no Vale do Taquari". Realmente, como nossa Região tem aproximadamente 300 mil votos e como Enio Bacci (PDT) não vai à reeleição (vai concorrer a Deputado Estadual), as chances são muito boas de continuarmos a ter um representante em Brasilia.

Falando nisso: Também precisamos ter, no mínimo, um Deputado Estadual. O melhor seria dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário