Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 23 de junho de 2013

Governo de Lajeado e MP começam a alinhavar TAC das calçadas


Governo quer dar o exemplo ao reformar e construir calçadas de passeio
Rafael Scheeren Grün

Em reunião com o promotor de justiça, Sérgio Diefenbach, nesta segunda-feira (17), no gabinete do prefeito Luís Fernando Schmidt, o chefe do executivo lajeadense e seu vice, Vilsinho Jacques, acompanhados dos secretários municipais, iniciaram o diálogo com o objetivo de recuperar as calçadas de passeio na cidade de Lajeado e também construir as que ainda não existem. A previsão é de que, no início de julho, o Governo de Lajeado firme um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, a fim de se comprometer formalmente com o projeto.

A ideia é que o Governo de Lajeado, ao passo que proceda com a reforma e a construção de calçadas em frente aos seus prédios e terrenos, exija dos munícipes que também o façam em frente aos seus imóveis, com vistas a oferecer melhores condições de mobilidade aos pedestres. Onde não existem, deverão ser construídas calçadas de passeio uniformes, ou seja, baseadas em um padrão a ser definido e que atenderia a diversos requisitos, como por exemplo, espaço para o plantio de árvores de determinadas espécies.

“Queremos oferecer mais segurança para as pessoas caminharem em Lajeado, baseados na lógica de que o poder público tem a responsabilidade de dar primeiro o exemplo”, afirma Schmidt. Os primeiros locais onde o projeto de mobilidade deverá ser implementado ainda não foi definido, mas o objetivo é iniciar pelas vias onde há um maior número de pedestres se locomovendo.

Foto de Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário