Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 4 de junho de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 4 de maio de 2013


Notícias Regionais Vale do Taquari - 4 de maio de 2013

Na semana passada o supervisor Operacional e de Qualidade da região Sul (PR, SC e RS) da CVC, Luiz Moreira, esteve realizando uma visita técnica ao Vale do Taquari. O objetivo foi verificar a possibilidade de incluir a região na programação de lazer da operadora, que em 41 anos de atuação tem contribuído com o desenvolvimento de novos e consagrados destinos turísticos no Brasil e no mundo. O trajeto foi feito pelos municípios que já integram os Roteiros Turísticos regionais, além disso, Moreira esteve visitando hotéis, restaurantes e outros empreendedores turísticos. A expectativa é de que em até sete meses a CVC estruture os pacotes que darão início à comercialização da região.

O jornalista estrelense, Deraldo Goulart palestra, hoje para alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT) de Lajeado. Ele falará sobre o tema: “A Comissão da Verdade e o caso do presidente João Goulart”. A palestra ocorre na Sala de Música, a partir das 13 horas e 30 minutos.

Nesta terça-feira, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Em Coqueiro Baixo os integrantes do poder legislativo se reúnem a partir das 17 horas e 30 minutos.

Nas cidades de Muçum, Imigrante, Bom Retiro do Sul e Mato Leitão, as sessões ocorrem hoje, a partir das 19 horas. 

A Dália Alimentos está realizando hoje o seu tradicional Encontro de Mulheres. A programação está sendo desenvolvida no Auditório Itália, do Centro Administrativo de Encantado. Na parte da manhã, o filósofo, teólogo e psicólogo, Jorge Trevisol, realizou palestra sobre a temática “Mulher, um Jeito Amoroso de Estar no Mundo”. À tarde, a psicóloga, Júlia Grün, fala sobre o assunto “Sim, elas Também Podem estar no Comando.” Neste momento ocorre almoço de confraternização no Salão Paroquial.

A Prefeitura de Colinas encerra hoje o período de inscrições do concurso público para preenchimento de uma vaga para o cargo de médico, com salário de R$ 10.024,00, por 40 horas semanais. Maiores informações podem ser obtidas no sitewww.colinasrs.com.br.

Hoje, ás 19 horas e 30 municípios, acontece no Restaurante Paladar, em Teutônia, o encontro regional do Partido Progressista (PP). Na pauta do encontro, as eleições 2014 e o sucessor de José Cenci na coordenação regional da sigla. O nome mais cotado é do prefeito de Encantado.

O presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Leo Mota, participa hoje, em Brasília, da quarta plenária do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde Mais 10. Criado há um ano, o movimento tem como objetivo a coleta de 1,5 milhão de assinaturas em prol de um projeto de lei de iniciativa popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.

Em Roca Sales, deverão ser vacinadas 518 crianças, de 6 meses a 5 anos, contra a Paralisia Infantil. A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. No dia 07, uma equipe percorre todas as escolas de educação infantil para aplicação das doses. Os profissionais solicitam que os pais ou responsáveis enviem o cartão de vacinação para os educandários. O “Dia D” da imunização ocorre dia 08, sábado, quando a UBS permanece aberta das 08h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e equipes percorrem o interior do município para um roteiro de vacinação.

De 08 a 15 de junho acontece em Doutor Ricardo a 1ª Semana do Bebê Ricardense. O objetivo é mobilizar a comunidade para a importância da atenção dos primeiros anos de vida, proporcionando as gestantes e as crianças, e suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, além de informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde. A iniciativa é das secretarias da Assistência Social e da Saúde. 

A Prefeitura de Marques de Souza abriu processo licitatório para escolha da empresa responsável pela construção de uma praça na cidade. A reunião para abertura das propostas acontece no dia 25 de junho, às 08 horas e 30 minutos, na prefeitura.

As praças de pedágio nas rodovias estaduais, incluindo a RS 130-Encantado e ERC-453 em Cruzeiro do Sul, podem voltar a funcionar amanhã, agora sob a administração da estatal EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias). Uma das novidades será a redução da tarifa passando de 7 reais para 5 reais e 20 centavos.

A Secretaria de Saúde de Anta Gorda inicia na próxima quinta-feira, dia 06, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, quando será realizado um roteiro pelo interior do município. No sábado, a Unidade Básica de Saúde do Centro terá expediente entre às 08 e 17 horas para vacinação. Nesse ano, a gotinha será apenas para crianças que tenham entre seis meses e cinco anos. 

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação trabalha na preparação da Conferência Nacional de Educação que ocorre em fevereiro de 2014. Até lá devem ser realizadas conferências municipais, regionais e estaduais com participação popular. Nos dias 06 e 07 de junho ocorrem os encontros nos polos de Estrela e Arroio do Meio. No dia 14, na cidade de Encantado. Nopolo Lajeado os encontros estão marcados para os dias 17 e 18 de junho. Os polos de Teutônia e Taquari ainda não agendaram suas conferências.

No dia 16 de junho acontece na sede do Guarani de Bela Vista do Fão, em Marques de Souza, a Festa da Bergamota. 

De 25 à 29 de setembro acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a Construmóbil 2013 - Feira da Construção Civil e Mobiliário do Vale do Taquari.

Amanhã, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 3, a Univates realiza o Encontro Regional das Primeiras Damas e de Coordenadoras de Grupos de Convivência da Terceira Idade. Na oportunidade haverá a palestra "Boas práticas na elaboração de projetos", com o palestrante Marcos Turatti. A seguir ocorre a apresentação da sistematização das discussões de grupos feitas na reunião anterior e a eleição do município coordenador da Organização Regional de Municípios com Ações Voltadas ao Idoso.

Em Venâncio Aires o ex-prefeito Celso Artus, irmão do prefeito Airton Artus, assumiu o comando da Secretaria da Saúde. A secretaria estava sem titular desde o início do ano.

O deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) negocia com o secretário da Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, o recapeamento da ERS-435, conhecida como Aleixo Rocha da Silva, acesso de Taquari a RS-287, numa extensão de 11 quilômetros. O parlamentar se prontificou em apresentar emenda ao Orçamento, garantindo assim parte dos recursos para a obra.

A Semana do Meio Ambiente teve início ontem em Travesseiro, com entrega de mudas de árvores frutíferas nativas para os alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino. A iniciativa foi do Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro.

No próximo sábado, dia 08 de junho, o Rotary Club de Teutônia realiza o XIV Baile das Nações, evento que neste ano homenageia a Índia. Tendo por local a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, no Bairro Languiru, a programação irá contar com apresentações de danças típicas, exposição de objetos e pratos característicos da culinária indiana. O evento inicia às 20 horas e terá animação da Banda Nova Estação. O resultado financeiro do evento será revertido pelo Rotary à APAE de Teutônia.

A Administração Municipal de Roca Sales inicia hoje, no bairros Cidade Nova e Daltro Filho, um cronograma de limpeza, coleta, varrição, capina mecânica, pintura de meio-fio e manutenção das vias públicas dos principais bairros e localidades. Por meio de um roteiro, 14 pontos estratégicos serão contemplados. Os serviços serão realizados pela empresa Lenan Urbanizadora.

A Feira Comercial, de Agroindústria e de Artesanato de Venâncio Aires ocorre nos dias 15 e 16 de junho, no Pavilhão São Sebastião Mártir. Estão inscritos 29 agroindústrias, 39 comerciantes e 34 artesãos. Na área externa serão montadas mais estantes para receber entre outras, a Escola do Chimarrão. 

O ex-deputado estadual Heron de Oliveira (PDT) volta ao comando da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio Grande do Sul, onde já atuou entre 2007 e 2012.

A Expoagro Afubra já tem data para 2014, será realizada de 25 a 27 de março – de terça à quinta-feira, no Parque de Eventos da Afubra em Rincão Del Rey - Rio Pardo.

Onze dos doze servidores da Procuradoria Geral do Estado que atuam nas comarcas de Arroio do Meio, Arvorezinha, Guaporé, Lajeado, Encantado, Estrela, Teutônia e Taquari, estão em greve desde ontem, pleiteando melhorias salariais.

O CTG Bento Gonçalves de Lajeado inicia na próxima sexta-feira, dia 07, o Curso de Danças Gaúchas de Salão. As aulas serão ministradas pela instrutora e professora de danças tradicionalistas, Clair Jung. O curso é gratuito e aberto a comunidade. As aulas serão realizadas na sede do CTG, às sextas-feiras, a partir das 20 horas.

Na próxima quinta-feira, dia 06 de junho, às 19 horas, acontece no salão da comunidade da Barra do Guaporé, a reunião da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Encantado (ACD-E). A associação tem por objetivo retomar o desenvolvimento do município, conta com a participação de empresários, profissionais liberais, prestadores de serviços, professores, produtores rurais, líderes sindicais e comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário