Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 2 de julho de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 2 de julho de 2013

Na manhã de ontem no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela, foram empossados os cinco novos Conselhos Tutelares do município. Foram diplomados Alice Braun, Elisângela Mendes, Fausto Althaus, Maria Elena Gottems e Paulo Roberto Martins, que seguem no cargo até 09 de janeiro de 2016.

Os cerca de três mil eleitores do município de Dois Lajeados, pertencentes a 22ª Zona Eleitoral  com sede em Guaporé, estão convocados para o recadastro eleitoral para implantação do sistema de biometria.  Este procedimento deve ser feito até o dia 28 de agosto, no cartório.
        
Na próxima quinta-feira, dia 04, às 19 horas e 30 minutos, acontece o lançamento da 2ª Santa Flor. A solenidade ocorre no Salão Paroquial, em Santa Clara do Sul, com a presença de autoridades, patrocinadores, imprensa e demais convidados.
       
A Secretaria de Assistência Social de Encantado oferece em julho mais um curso gratuito de cuidador de idosos. O curso com 35 vagas e será realizado nas quartas-feiras, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, nos turnos da manhã e tarde. A inscrição deve ser feita na sala do CRAS.
           
O agente da Defesa Civil de Estrela, Carlos Alessandro Menezes Bremm foi diplomado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o curso de Defesa Civil no Brasil. Às 30 horas de aula em EAD trabalharam os aspectos estruturais e de gestão da Defesa Civil.



Hoje o Hospital Leonilda Brunet, de Ilópolis, completa 79 anos. Para celebrar a data a instituição de saúde realiza “Mateada comunitária”, até às 17 horas, com a presença de profissionais que atuam no hospital e que estão prestando orientações e dialogando com a comunidade.
           
Em Roca Sales o escritório da Emater, em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza um ciclo de palestras preventivas para os clubes de mães. O tema dos encontros é “Câncer de Mama”, assunto abordado pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Carina Guidoni. Hoje, às 14 horas, o encontro será com o Grupo Ana Néri, na sede do Sindicato da Alimentação de Roca Sales.

No dia 12 de julho, a Escola Municipal Ipiranga de Colinas promove sua festa junina. O evento inicia às 19h30min, no Centro Comunitário. 

A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) realiza, nos dias 10 e 11 de julho, a Jornada do Sorvete2013. A 14ª edição ocorre no Weiand Hotel, em Lajeado. Cerca de 80 empresas de várias partes do Estado já confirmaram participação. Elas abrangem indústrias e sorveterias de pequeno e médio portes.  Cinco palestras compõem a programação técnica da Jornada do Sorvete 2013.

A Administração Municipal de Roca Sales através do Setor de Fiscalização realiza amanhã uma palestra técnica sobre a implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) nos estabelecimentos comerciais, de festas, ensino e comunitários. O evento ocorrerá a partir das 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Cultura.

A Câmara de Vereadores de Estrela realizou Sessão Solene na noite de ontem, quando concedeu o título de Cidadã Estrelense à Teresa Sessi Baronio, que há 30 anos se dedica ao trabalho de auxiliar pessoas com necessidades especiais.
       
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. 

Em Boqueirão do Leão, o poder legislativo realiza sessão hoje, às 17 horas e 30 minutos.

Nas cidades de Muçum, Mato Leitão, Imigrante e Bom Retiro do Sul, as sessões das câmaras de vereadores ocorrem às 19 horas desta terça-feira.
                
Em Estrela, os alunos do 7º ano e 7ª série da rede municipal participaram de curso preparatório para a etapa municipal do Concurso Oratória nas Escolas. O Projeto Oratória nas Escolas, desenvolvido pela Junior Chamber International Lajeado (JCI) em parceria com a Prefeitura de Estrela, visa desenvolver as habilidades que envolvem a oratória, estimulando a reflexão sobre assuntos de interesse social, a prática cidadã, a liderança e, acima de tudo, a ação de cada indivíduo por um mundo melhor. A etapa municipal ocorre dia 27 de agosto, na Câmara de Vereadores, e terá o seguinte tema “O que você tem a ver com a corrupção?”. O orador selecionado representará o município na etapa regional, no mês de setembro.

A Cozinha Pedagógica da Univates recebe, nos dias 08 e 09 de julho, mais uma edição do Curso de Risotos. As aulas ocorrem no turno da noite e são ministradas pelo professor Lucas Pizzato Vier.

Nesta terça-feira segue a programação comemorativa aos 164 anos de criação do município de Taquari. Às 14 horas haverá Curso de Culinária gratuito no CRAS; às 17 horas ocorre o Seminário do Polo Naval no Centro de Conferências; e, a noite estão previstas atrações tradicionalistas.
           
O  Codevat e a Coordenação Regional da Participação Popular e Cidadã, realizam hoje, às 17 horas, o Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã – Orçamento 2014. Na pauta a definição da cédula de votação e outros detalhes do processo. O encontro ocorre no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado.        

Encerram-se hoje as inscrições para a formação de cadastro reserva de contratos temporários para servidores de escola, especialista de educação e professores. As inscrições podem ser efetivadas através do site www.educacao.rs.gov.br ou diretamente na 3ª Coordenadoria Regional de Educação, em Estrela.
      
O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos de segurança de Lajeado realizaram na manhã de hoje quatro simulações simultâneas nas imediações da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. Foram ações de salvamento de vítima, combate a incêndio, resgate em altura e evacuação de prédio.
        
Após mais de 20 anos, o Sicredi Vale do Taquari, com sede em Lajeado, troca de presidente. Assume o comando da entidade, Adilson Metz sucedendo a Rubens Neitzke que passa a ocupar a vice-presidência.
        
O prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich, apresentou à comunidade a proposta do Plano Plurianual de Investimentos, período de 2014 a 2017. Agora a proposta segue em forma de Projeto de Lei para Câmara de Vereadores. A previsão de investimentos é superior a 20 milhões de reais.
          
Imigrante  recebe nos dias 11 e 12 de julho a Unidade Móvel do Sebrae. O atendimento será ao lado da Prefeitura, das 09 às 17 horas. O Sebrae presta  serviços aos micro e pequenos empresários, como orientações para abertura de negócios, formalização de empreendedores individuais, assessorias de finanças, plano de negócios e recursos humanos.
           
O concurso de soberanas de Roca Sales já tem suas candidatas. Oito meninas concorrem ao título de rainha, 1ª e 2ª princesa, para representar por quatro anos a Cidade da Amizade. A escolha ocorre dia 20 de julho, em evento social na Sociedade Recreativa e Cultura Roca-Salense.
 
Cerca de 200 pessoas  realizaram ontem uma manifestação em Mato Leitão, protestando  principalmente  contra o sistema de educação com a implantação do ensino politécnico.  
       
Com o aumento de casos de Gripe H1N1, a Prefeitura de Venâncio Aires anuncia uma série medidas de preventivas. As férias escolares da rede municipal iniciarão amanhã com retorno das aulas só dia 29 de  julho.  Outra medida é a implantação do terceiro turno nos postos de saúde que fecham somente às 20h.  
        
O PDT de Lajeado definiu ontem a sucessão de Léo Bolsi, na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação. Foi escolhida a professora aposentada Ivanete Fracaro, que deve responder nos próximos dias se irá ocupar o cargo. 
                 
Lajeado será sede  da 14ª edição da Jornada do Sorvete, nos dias 10 e 11 de julho no Weiand Turis Hotel. Cerca de 80 empresas de várias partes do estado já confirmaram participação no evento focado na capacitação e incremento de negócios do setor de sorvetes. Participam indústrias e sorveteiras de pequeno e médio portes.
        
A 1ª Conferência de Cultura dos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado, que seria realizada amanhã  na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, foi transferida para o dia 07 de agosto. O adiamento deve-se ao decreto municipal e alerta epidemiológico de prevenção à gripe A.
       
Os eleitores de Doutor Ricardo tem até a próxima sexta-feira, dia 05 de julho, para realizar o cadastramento biométrico. O procedimento pode ser efetuado no Cartório Eleitoral de Encantado ou na Prefeitura de Doutor Ricardo. Quem não se cadastrar terá o título cancelado. Cerca de 15% do eleitorado ainda não realizou o procedimento.

Em Fazenda Vilanova, todos os prédios da rede municipal de educação passam por vistoria de segurança. São consideradas todas as situações, do acesso, piso, paredes e coberturas, assim como as redes de energia elétrica.
        
Toda a área do Centro Administrativo de Teutônia passa a oferecer acesso gratuito a Internet. Para isto a prefeitura firmou convênio com a Certel-Net responsável para implantar e manter o sistema. Para ter acesso ao sistema, deve ser feito o cadastro para a liberação da senha.
        
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela reuniu, no salão da Comunidade Evangélica, um grande número de Pessoas com Deficiência (PCDs) para orientações relativas a inclusão no mercado de trabalho. O grupo de cerca de 150 pessoas ouviu a psicóloga da secretaria, Fabiane Machado que falou sobre os programas oferecidos pelo município, entre eles os grupos de convivência que terão início ainda nesta semana.

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) assumiu na madrugada de hoje  a administração das praças de pedágio na ERS-287em Venâncio Aires e Candelária.
       
A Secretaria da Agricultura de Travesseiro elaborou o calendário de entrega do cheque incentivo nas localidades. Hoje, às 14 horas, a entrega do benefício será feita no salão do Juventude da Sede.

No próximo final de semana, dias 06 e 07 de julho, acontece em Boqueirão do Leão, a Festa da Polenta. Todos os ingressos para o evento já foram comercializados.

O  Sindilojas Vale do Taquari, entidade patronal, fechou a convenção coletiva de trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Encantado e Roca Sales. Foi definido o reajuste de 7,8% para os funcionários do comércio varejista das duas cidades. Os salários mínimos profissionais passam a ser de R$ 790,00 para empregados em geral e comissionados; de R$ 678,00 para trabalhadores em contrato de experiência; e de R$ 770,00 para encarregados de serviço de limpeza. 
        
A única Central de Hemodiálise da região inaugura amanhã as suas novas instalações, junto ao Hospital Bruno Born. Em funcionamento desde 2002, a central atende pacientes de 42 municípios da região, que precisam de sessões de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.  Nos últimos três anos houve um aumento de mais de 170% do número de pacientes, exigindo um investimento para ampliar e atualizar o centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário