Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 9 de julho de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 9 de julho de 2013



A Câmara de Vereadores de Estrela realizou sessão ordinária nesta segunda-feira, aprovando sete projetos do poder executivo. Outras dez matérias baixaram para estudos das comissões.

A Secretaria da Agricultura e Emater de Travesseiro realizarão no dia 16, às 10 horas, uma reunião com os produtores rurais interessados na construção de cisternas, com subsídios oriundos da Participação Popular e Cidadã – Orçamento 2013. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Nas cidades de Muçum, Imigrante e Bom Retiro do Sul, as sessões das câmaras ocorrem às 19 horas desta terça-feira.

Mais de 80 empresas sorveteiras do Rio Grande do Sul são esperadas nesta quarta-feira e quinta-feira, dias 10 e 11, na 14ª Jornada do Sorvete. O evento de capacitação e negócios ocorre no Weiand Turis Hotel, em Lajeado. Sob a organização da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), a programação terá quatro palestras técnicas.

Na semana passada a enfermeira e o psicólogo da Secretaria da Saúde de Travesseiro, realizaram um encontro com os adolescentes da 7ª e 8ª série da Escola Estadual Monsenhor Seger, abordando assuntos como: sexualidade, questões de gênero, higiene e DST's.

No dia 18 de julho, às 19 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Estrela, o lançamento do livro “Irno Delai – 50 anos transformando sonhos em realidade e sucesso”.

A Secretaria da Saúde de Lajeado promove nos dias 08, 15, 22 e 29 de julho, o Curso de Capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O treinamento ocorrerá na Casa de Cultura, das 14h às 16h45min. As inscrições são gratuitas.

De 24 a 27 de julho a cidade de Estrela será sede do 1º Festival de Inverno de Cerveja Artesanal. O evento ocorre no Estrela Palace Hotel, e contará com jornada técnica, debates e palestras. A atividade culmina com show da banda Cachorro Grande, na Lupus Land, no dia 27. As inscrições, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, podem ser feitas pelo e-mail acervaestrela@gmail.

A administração municipal de Santa Clara do Sul repassou R$ 10 mil à Associação dos Universitários Santa-clarenses (Asusc) para auxiliar no custeio do transporte dos estudantes referente ao primeiro semestre de aula. O valor será rateado entre os 75 alunos cadastrados na entidade. Neste ano, o município ajudará com R$ 20 mil. A quantia restante será paga no segundo semestre.

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) está promovendo o 4º Concurso Literário – Escritos Escritores. O período de inscrições iniciará no dia 6 de julho e encerram no dia 31 de agosto. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: concursoliterarioalivat@gmail.com O concurso vai receber textos inéditos de pessoas que ainda não publicaram livro, residentes no Vale do Taquari. Poderão participar as seguintes modalidades literárias: poesia, crônica, crônica histórica, literatura infantil e contos. Os prêmios para os ganhadores em cada categoria será a publicação do trabalho em livro.

Está em andamento o recadastro dos eleitores dos municípios de Capitão, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira, para implantação do sistema de biometria. Os eleitores que não realizarem este recadastramento terão o título cancelado.

A Univates está oferecendo mais uma edição do curso de extensão de Formação de Instrutores de Trânsito, que recebe inscrições até o dia 13 de julho. As aulas ocorrem às sextas-feiras e aos sábados, com início no dia 02 de agosto e término no dia 20 de dezembro.

O prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, decretou turno único nas sextas-feiras, no horário das 8h às 14h, nas repartições públicas que funcionam no Centro Administrativo. O horário diferenciado se estenderá até 31 de dezembro, de forma experimental e provisória.

No dia 27 de setembro, acontece no Salão de Eventos do Colégio Madre Bárbara de Lajeado, o Festival de Cinema – Ano IV. A programação inicia às 20 horas, e, é organizada pelos alunos e professores do educandário.

O Departamento de Meio Ambiente de Encantado realiza até o dia 15 de julho a coleta de resíduos eletrônicos. O objetivo da campanha é destinar corretamente os equipamentos eletrônicos que não estão mais em uso. Empresas, entidades e comunidade em geral podem deixar os equipamentos na caixa coletora, no hall do Centro Administrativo, ou na sala 103 do primeiro pavimento.

A Secretaria de Agricultura de Marques de Souza programa para o mês de agosto, a realização do “Dia do Homem”. Na oportunidade serão oferecidas consultas médicas, exames de saúde, além de outras orientações sobre a saúde do homem.

O Departamento de Meio Ambiente de Putinga elaborou calendário para a coleta seletiva do lixo urbano. Nas segundas, quartas e sextas-feiras acontece o recolhimento do lixo orgânico no lado da Paróquia e a tarde no lado da prefeitura. Nas quintas-feiras é recolhido o lixo inorgânico.

No período de 14 a 17 de dezembro acontece na cidade de Ilópolis, a Turismate 2013.

O STR de Arroio do Meio completa 50 anos de existência no dia 13 de agosto. Para celebrar a data acontece neste dia um encontro na localidade de Linha 32. A expectativa é de que mais de mil associados dos municípios de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro, participem do evento.

Mais três municípios da Comarca de Lajeado passarão pelo processo de recadastro eleitoral biométrico. O processo inicia no dia 22 de julho em Forquetinha; 07 de outubro em Sério; e, 17 de fevereiro de 2014 em Marques de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário