Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Coluna PÍLUAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela


Coluna PÍLUAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela de 08.08.13

MAGRA-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

FELIPE (PPS):"Quero só mais informação sobre a respeito do assunto".

FELIPE (PPS):"CCs são até meio necessários para uma prefeitura".

LORENA (PR):"É buraco atrás de buraco na estrada da cachaça".

FRASE: "Vereador é pago para atender na Câmara e não na sua empresa" (José Alves (PTB), Presidente do Legislativo de Estrela)

DAER I - A coisa realmente está ficando complicada. O DAER, que já não realizava roçadas ao longo da RS 129 e levou mais de um ano para reformar a ponte sobre o Arroio Boa Vista - mesmo a Prefeitura entrando com todo o material, agora puxa o tapete dos estrelenses com mais força.

DAER II - Lorena Hauschild (PR), queixando-se do DAER, também comentou a situação do trevinho da Boa União - acesso do Trevo da BR 386 à Rota do Sol. Ela disse que a situação no local está caótica, "os declives da estrada nas curvas estão cada dia pior. Algo tem que ser feito". (Realmente, vai acabar algum carro capotando no local, ou acontecendo outro acidente mais grave, é vergonhoso o que está acontecendo.)

DAER III - Ernani de Castro (PMDB), que está lutando junto ao DAER há meses para uma solução ao problema, disse que foi novamente lá reclamar, mas "o DAER disse que não é mais com ele e sim com a empresa que assumiu os pedágios". (Mas o que é isso? Qual é a incumbência do DAER atualmente? O que ele faz?)

DAER IV - Lorena disse estar com vergonha da situação: "Os pedágios estão em situação ruim, vai demorar para que façam algo". Segundo a Vereadora, comerciantes estão cogitando novamente fechar o local para o trânsito, "e bem na hora do pique". (Assino em baixo: Se for feita a barreira no local, me chamem que apóio o ato.)

DAER V - José alves (PTB), Presidente da Câmara disse que está articulando uma audiência pública com o DAER para tratar do problema. "E vou convidar todos os órgãos de imprensa da Região e fora dela para se fazerem presentes. Tem dias que a fila de carros vai até a sinaleira do Bairro Oriental". O Vereador afirmou que se o DAER não se fizer presente, "Nós vamos ir por outros caminhos".

Andreas Hamester (PP) comentou que na sua opinião, as entidades beneficiadas com verba do município tem que vir ao Legislativo, usar a Tribuna e fazer um balanço do que foi feito com o dinheiro. "Assim como a Apiá e a Liga Feminina de Combate ao Câncer fizeram". Paulão Scheeren (PPS) disse que entrou com um Projeto de Lei disciplinando os auxilios para eentidades. "Elas tem que explicar, tem que haver transparência. Por exemplo, para os Jipeiros, foi uma verba mal aplicada".

Paulão criticou também a situação da "piscina a céu aberto no centro de Estrela". Disse que a situação está uma vergonha, e vem de longo tempo. "Casas ao lado da Caixa Econômica Federal foram derrubadas, ia ser construido um prédio, mas nada é feito. Lá se criam mosquitos e algo tem que ser feito". Ele disse ter conhecimento que a Secretaria do Meio Ambiente está tentando resolver o problema, que é dificil. Segundo o Vereador, "o proprietário está fezendo pouco caso com a população".

Vanderlei Eidelwein (PR) apresentou proposta para prolongar a rua Jacó Carlos Gregori, no Bairro Auxiliadora, por mais 385 metros, até atingir a Trans Santa Rita. Explicou que seria uma solução para muitos problemas, tanto para quem quer ir a Porto Alegre como para quem vem a Estrela via Trans Acácia. E o principal, seria que isso traria uma solução para os 200 moradores daquele Bairro que sofrem com as enchentes."Quando dá uma cheia, os moradores não podem se deslocar, ficam ilhados". Ele sugeriu que isso seja incluido no PPA, já encaminhado pelo Executivo para a Câmara, e que está sendo analisado pelos Vereadores.

Outra reclamação levada a público na Câmara de Estrela, diz respeito a Corsan. Vários edis reclamaram da situação de muitas ruas do Centro e Bairros que sofrem com remendos, devido a canos que estouram. José Alves (PTB) disse que irá enviar convite para o Gerente da Corsan para ele vir até o Legislativo dar explicações sobre a situação dos buracos. "A situação é vergonhosa em algumas ruas". Segundo o Vereador, o certo seria tirar os canos do meio da rua e colocar nas calçadas, mas isso acarretaria em muitos custos. "Mas uma solução tem que ser encontrada, como está não pode continuar",afirmou.

Hoje as 19h e 30min acontece outra assembléia mensal da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. O Presidente Aloisio Mallmann disse que vários assuntos serão apresentados e debatidos. Detalhes na Coluna da próxima semana. Mas sem dúvida teremos vários temas que serão destaque e serão discutidos.


Estrela realizou, via Secretgaria Municipal da Saúde, a terceira edição da Semana do Aleitamento Materno. Na abertura, foi apresentada informação de 53% das mulheres, no País, iniciam com amamentação exclusiva mas só 10% chegam aos seis meses no trato dos filhos. O Presidente da Câmara, José Alves, disse que com aleitamento materno, menos crianças estariam nos Postos de Saúde e Hospitais. O Prefeito Rafael Mallmann também ressaltou a importância da amamentação materna para a saúde das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário