Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Informativo Independente do Vale do Taquari - 6 de agosto de 2013


No período de 07 a 21 de agosto o Sine de Teutônia não estará confeccionado carteiras de trabalho, por motivo de férias da funcionária que atua no setor. Neste período o local estará aberto apenas para entrega de documentos que já foram encaminhados.

No dia 14 de agosto o projeto Pratas da Casa, apresenta a cantora Cristiana Pretto, interpretando Rita Lee. Os ingressos estão disponíveis no Sesc, em Lajeado, mediante 1 kg de alimento. Os donativos arrecadados serão repassados para o projeto Mesa Brasil. A apresentação ocorre a partir das 20 horas, no Espaço Cultural Wilson Dewes.

Em Fazenda Vilanova o recadastramento biométrico dos eleitores deve ser realizado até o dia 21 de agosto. O serviço está sendo feito no Cartório Eleitoral de Estrela.

A Secretaria Estadual de Saúde fez o repasse de 46 mil reais ao Hospital Sant’Ana de Bom Retiro do Sul. O valor é oriundo da Consulta Popular 2011/2012.

A Secretaria da Saúde de Encantado realiza na próxima segunda-feira, dia 12, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2013.

A Administração Municipal de Colinas inaugura no sábado, dia 10, o novo prédio da Escola de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo. A solenidade ocorre a partir das 10 horas, com a presença de autoridades locais e regionais. Com capacidade para atender 120 crianças, a creche está localizada no Centro de Colinas. O espaço, de564,5 metros quadrados, recebeu investimento de 685 mil reais do Governo Federal, com contrapartida de cerca de 100 mil reais do Município.

A Univates conta com quatro opções de Programas de Pós-Graduação em nível stricto sensu: Ambiente e Desenvolvimento, com mestrado e doutorado; Ensino de Ciências Exatas, com mestrado; Biotecnologia, com mestrado; e o novo mestrado em Ensino. As inscrições para novos processos seletivos estão abertas e poderão ser feitas, até o mês de outubro, pelo site www.univates.br/pos-graduacao.

Em Paverama a Câmara de Vereadores aprovou projeto que autoriza a doação de um imóvel da prefeitura para o Estado. No local será edificado o novo prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.

A estimativa da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) é de que os turistas brasileiros e estrangeiros vão gastar juntos R$ 25,2 bilhões na Copa do Mundo de 2014. A projeção equivale a 28 vezes o que os turistas gastaram durante a Jornada Mundial da Juventude.

A Câmara de Vereadores de Arvorezinha realiza sessão ordinária hoje, às 16 horas e 30 minutos. Cinco projetos serão colocados em votação, entre eles o que prevê a contratação temporária de agente de saúde e de vigia.

A Unidade Básica de Saúde, do Centro de Roca Sales, está sendo ampliada. A obra que está orçada em 418 mil reais deve estar concluída até o mês de setembro.

Hoje, às 13 horas e 30 minutos, acontece a 2ª Conferência Municipal da Cultura de Teutônia. A programação ocorre no CTG Rincão das Coxilhas, numa promoção da Secretaria de Cultura e Turismo..

O ex-vereador Ildo Jorge Diedrich assumiu o comando da Secretaria da Indústria e Comércio de Fazenda Vilanova.

Em Estrela a APPIA (Associação de Proteção e Promoção da Infância e Adolescência) realiza no dia 15 de agosto, às 20 horas, Jantar Beneficente. O evento ocorre na sede social da Sociedade Rio Branco. Os cartões custam 25 reais.

Foram empossadas na tarde de ontem as novas integrantes do Conselho Tutelar de Travesseiro. Tomaram posse Amanda Ahne, Aline Godoy, Eliane Steffani, Helen Henz e Cristine de Potter.

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul realizou Audiência Pública para apresentação do Plano Plurianual de Investimentos (PPA). Na oportunidade foram apresentados pelo prefeito Pedro Aelton Wermann os programas e iniciativas que serão implementados nos próximos quatros anos.

O Ministério dos Esportes destinou 250 mil reais para o município de Arroio do Meio. O recurso será utilizado para ampliação e modernização da quadra esportiva do EC Sete de Setembro, da localidade de São Caetano.

Na tarde de ontem ocorreu no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, o ato de entrega de 55 ônibus escolares que o Governo do Estado repassou para 43 municípios. Esntre os municípios contemplados estão Bom Retiro do Sul, Relvado, Boqueirão do Leão, Dois Lajeados, Itapuca e Taquari.

Na próxima sexta-feira, dia 09, a Assembleia Legislativa realiza em Teutônia uma Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade. Na ocasião serão debatidas questões relacionadas aos 10 anos do Estatuto do Idoso. A programação ocorre na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru.

Nesta quarta-feira, dia 07, às 19 horas e 30 minutos, acontece mais um Concerto de Inverno, em Fazenda Vilanova.Na oportunidade haverá apresentação da Orquestra Portal da Fazenda, no auditório da Escola Edgar da Rosa Cardoso. O evento conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Fazenda Vilanova.

Após a conclusão da nova rede de água na Estrada dos Imigrantes, a empresa responsável pelo asfaltamento da via iniciou ontem a limpeza do local. Equipes da Secretaria de Obras de Encantado também trabalham no local para finalizar as redes de esgoto. A colocação do asfalto terá início ainda nesta semana. A extensão será de 1.551 metros, desde o trevo da RS 129 até a subida da Lagoa da Garibaldi.

A Secretaria de Assistência Social de Muçum distribuiu 36 cobertores para famílias em situação de vulnerabilidade social, dos bairros São José e Fernando Abott. No município a Campanha do Agasalho segue em andamento, sendo que os donativos devem ser entregues no CRAS. 

Em Imigrante inicia nesta semana a campanha de vacinação contra a brucelose. O objetivo da Secretaria da Agricultura é imunizar 1 mil e 200 novilhos.

Na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Estrela, o vereador Paulo Scheeren (PPS) apresentou projeto de lei disciplinando o repasse de dinheiro público a entidades e outros beneficiados. A matéria será analisada pelas comissões antes de ser colocada em votação no plenário.

O novo líder da bancada do PP (Partido Progressista) de Fazenda Vilanova é o vereador Marcos Roberto de Souza.

Na próxima quinta-feira, dia 07, às 16 horas, a FETAG realiza em Anta Gorda, o lançamento das comemorações alusivas aos 50 anos da entidade.

Travesseiro foi contemplado pela Receita Federal de Foz do Iguaçu com cinco veículos de passeio. Em breve o prefeito Ricardo Rochemback vai até o Paraná para assinar o termo de doação e retirar os veículos que estão sendo doados aos municípios.

As belezas do Rio Grande do Sul também serão mostradas por meio de registros fotográficos, no 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales. O pavilhão 1, onde também ocorrerão apresentações de diversas atrações culturais, abrigará a exposição fotográfica "Visões do Sul". Promovida pelo gabinete da primeira-dama do Estado, Sandra Genro, a Mostra visa reforçar a divulgação do turismo no Rio Grande do Sul. A exposição apresenta os principais pontos turísticos do Estado e conta com obras de Sandra Genro, Beliza Boniatti, Camila Domingues, Claudio Fachel e Tiago Belinski. O Turisvales ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Lajeado recebe neste mês o humor sutil dos filmes de Jacques Tati, considerado um dos comediantes mais originais do cinema. As exibições dos curtas, longas e do documentário serão realizadas pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, em parceria com a Embaixada da França e Cultures France, de 06 a 09 e de 27 a 30 de agosto, no Espaço Cultural Wilson Dewes, sempre às 19 horas. As sessões têm entrada franca.

Interessados em participar da 10ª edição do Prêmio Sesc de Literatura têm até o dia 30 de agosto para realizarem a inscrição de seus contos inéditos, nas categorias conto e romance, através do site www.sesc.com.br/premiosesc

Em Estrela prossegue hoje a III Semana Municipal do Aleitamento Materno. A partir das 14 horas ocorre roda de conversa: aspectos psicológicos da amamentação, nas unidades de Saúde do bairros Centro, Moinhos, Imigrantes e Boa União.

De 19 a 22 de setembro acontece em Santa Clara do Sul, a 2ª SantaFlor. Entre as atrações do evento estão o show da banda Tchê Guri e a peça teatral Primeiras Damas. Neste ano, cerca de 40 mil visitantes são aguardados nos quatro dias de festa. Na primeira edição, foram mais de R$ 1 milhão em negócios.

Será realizada hoje, a partir das 13 horas, a V Conferência da Assistência Social de Travesseiro. A programação ocorre na Escola Monsenhor Seger com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”.

A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Santa Clara do Sul ocorre nesta quarta-feira, dia 07, na sala de reuniões do Centro Administrativo, com início às 13h30min. O tema deste ano é "Uma política de estado para a cultura, desafios do Sistema Nacional de Cultura".

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Relvado realiza quarta-feira, dia 07, uma programação especial voltada para os homens. Entre as atrações estão palestra e orientações sobre a saúde do homem. O evento ocorre no Salão Paroquial, a partir das 13 horas e 30 minutos.

O município de Doutor Ricardo está preparando uma programação especial para comemorar o Dia dos Pais. As atividades ocorrem quinta-feira, dia 08, iniciando às 19h30min no CRAS com palestra sobre a Saúde do Homemcom o urologista Fernando Gugel. Após a palestra, haverá homenagem para os pais no Ginásio Municipal com recepção das escolas municipais e estadual.

A Administração Municipal e o Núcleo de Cultura de Arroio do Meio realizam a 2º Conferência Municipal de Cultura, hoje, às 19 horas, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura.

Lajeado é o próximo destino do projeto Giro Pelo Rio Grande da Fecomércio-RS. A reunião no município ocorre sexta-feira, dia 09, e tem como organizador local o Sindilojas Vale do Taquari. A programação ocorrerá das 8h15min às 15h no Weiand Hotel, e, incluirá apresentação do cenário atual do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac; painel sobre os desafios do Rio Grande do Sul com foco nas temáticas econômica, tributária e política; e reuniões de sindicatos com empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário