Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 9 de agosto de 2013


O Coral Municipal de Encantado realiza concerto no dia 25 de agosto, às 18 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo. Os ingressos podem ser adquiridos na Tabacaria Encantado ou no local do evento.

A Escola Municipal Mundo Encantado realiza nos dias 14 e 15 de agosto a 6ª Feira do Livro. O tema desta edição é: “Caminhos da Leitura. Você escolhe a direção a seguir”. A abertura ocorre no dia 14 de manhã, com a apresentação do teatro “Placas Falantes”, com os alunos dos 5º anos.

A CDL de Lajeado intensifica os preparativos para a 15ª edição do Lajeado Brilha. A fase atual é de contatos com empresas para patrocínio e apoio à campanha. Para o Lajeado Brilha 2013 está confirmada a realização de sorteios através de cupons que os consumidores poderão preencher nas lojas participantes da campanha. A intenção é sortear três veículos zero quilômetro e vales-compras.

A Biblioteca Pública de Doutor Ricardo está em novo endereço. Até que o prédio onde funcionava anteriormente, seja reformado, leitores devem se dirigir até o subsolo da Escola Municipal Amiguinhos do Coração.

A Secretaria de Agricultura de Roca Sales dá continuidade ao Programa de Incentivo à Reposição Florestal, que prevê a recuperação das áreas rurais degradadas e de nascentes por meio do subsídio de 50% do valor das mudas. Cada talão de produtor tem direito a mil mudas. Estarão disponíveis 95.950 mudas de cinco espécies. Os pedidos podem ser realizados até o dia 16. A entrega ocorre dia 22, na Secretaria.

Em nota distribuída à imprensa, o prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, (PMDB), manifestou-se a respeito das investigações realizadas no município sobre suposta compra de votos no ano passado. De acordo com a nota, o prefeito afirma que as denúncias são totalmente infundadas, não passando de retaliação política daqueles que sucumbiram diante da vontade popular.

O IV Simpósio de Medicina que a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo está promovendo exclusivamente para seus cooperados, contará com um módulo aberto a estudantes de medicina e psicologia, além de interessados em geral. Será a palestra "O Mal do Século: a Melancolia nos Nossos Tempos", com o psiquiatra Alex de Terra, de Venâncio Aires. O evento ocorre no dia 24 de agosto, às 09 horas, no auditório do curso de medicina da Unisc, em Santa Cruz do Sul.

A Região do Vale do Taquari ficou fora do Programa do Governo Federal Mais Médicos. Nenhuma, das 27 cidades da região, que se inscreveram no programa foi contemplada na primeira chamada. O número de vagas preenchidas no Rio Grande do Sul, equivale a 3,5% da demanda na atenção básica do Sistema Único de Saúde.

Num trabalho integrado entre as secretarias municipais de Obras e da Agricultura de Encantado, a Administração Municipal realizou duas terraplanagens em propriedades rurais. Na propriedade de Antônio Salton, na Linha Argola, a terraplanagem permitirá a construção de pavilhão para alojamento de 500 suínos na modalidade terminação. Já, para o produtor rural Jatir Luiz Bagatini, da Linha São Roque, a terraplanagem possibilitará a construção de pavilhão que abrigará mil leitões na modalidade creche.

O setor de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado realiza, durante a programação do Salão de Turismo dos Vales (Turisvales), o Encontro Regional das Primeiras-damas e Soberanas dos Vales do Taquari e Rio Pardo. O evento ocorre em 15 de agosto, data de abertura da feira, no espaço de integração do Turisvales junto ao Parque do Imigrante, em solenidade. A solenidade de abertura oficial da feira acontece às 18h.

A administração municipal de Estrela anunciou esta semana a aquisição de três novos gabinetes odontológicos com recursos estaduais. Segundo o secretário de Saúde do município, Elmar Schneider, o total de investimentos é de R$ 60 mil. Providos de todo o instrumental, os novos gabinetes serão utilizados na prevenção da saúde bucal da população.

A 1ª Semana Municipal da Juventude de Encantado terá início segunda-feira, dia 12, e se estende até o dia 16, com programações culturais e de entretenimento. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo. A abertura das atividades ocorre segunda-feira, às 18h, com homenagem ao Dia Internacional da Juventude, na Câmara de Vereadores.

A partir do mês de setembro, os produtores de leite da Dália Alimentos irão receber assistência técnica no formato de aulas. O projeto Escola do Leite vai permitir que os associados recebam informações de forma coletiva, por meio de encontros itinerantes com a participação de profissionais gabaritados que integram o corpo técnico da cooperativa. O lançamento da Escola do Leite ocorre no próximo dia 15, com aula inaugural de apresentação a ser realizada no Clube Comercial de Encantado, a partir das 9h30min.

Em Canudos do Vale, o vereador Roberto Jandir Feil teve o seu mandato cassado. O motivo seria abuso de poder político. A assessoria jurídica do vereador entrou com recurso junto ao TRE.

A Prefeitura de Travesseiro contratou a contadora Sintia Andrea Deifeld. Desde a emancipação o município sempre contou somente com empresa que prestava assistência na parte contábil, mas por orientação do Tribunal de Contas do Estado, o município fez a seleção através de concurso público e efetivou a contratação.

O Coral Municipal de Encantado está aceitando novos integrantes. Os ensaios são realizados todas as segundas-feiras a partir das 19h30min, na Casa de Cultura.

O endividamento dos produtores rurais da Região Sul será tema de audiência pública hoje em Porto Alegre. Areunião será realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, por iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos (PP), com início previsto para às 14 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia. Senadores, deputados federais e estaduais, representantes do governo e lideranças do setor estarão colhendo sugestões e discutindo soluções para o endividamento dos produtores rurais.

Encerra hoje a 5ª Feira do Livro do município de Progresso. A programação está sendo realizada no Ginásio da Escola São Francisco. A promoção é da Secretaria de Educação e Cultura de Progresso.

Em Marques de Souza a última parcela do IPTU 2013 deve ser quitada até o dia 15 de agosto.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro realiza nos dias 12, 14 e 15 de agosto a entrega das 1.160 sacas de sementes de milho troca-troca de diferentes variedades encomendadas para produtores do município. No dia 12 aentrega será em São Miguel, no Juventude da Sede, no Esportivo Travesseirense na Sede, em Três Saltos Médio e Três Saltos Alto.

A Administração Municipal de Anta Gorda encerra hoje as inscrições para estudantes interessados em participar do curso de Língua Italiana e de um intercâmbio na Itália.

O Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi de Encantado realiza nos dias 16, 17 e 18 de agosto o VIII Rodeio Crioulo Estadual. O evento ocorre no Parque João Batista Marchese, e será marcado por provas campeiras e artísticas. Ao todo, R$ 25 mil serão distribuídos em prêmios nas modalidades artísticas.

A Administração Municipal de Colinas inaugura no sábado, dia 10, o novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo. A solenidade ocorre a partir das 10 horas, com a presença de autoridades locais e regionais.

A Secretaria da Saúde de Encantado realiza na próxima segunda-feira, dia 12, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2013.

Hoje está sendo realizado em Poço das Antas, o 39º Dia Estadual do Porco, promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), com organização da Prefeitura de Poço das Antas e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

Na próxima terça-feira, dia 13, os associados da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realizam visita técnica à Gerdau, empresa líder no segmento de aços na América Latina.

Hoje, às 20 horas, acontece mais uma edição do Filó Italiano na Societá Fiori dei Piani de Estrela. Na noite também ocorrem apresentações do Coral Grazie Imigranti, do Grupo de Cantoria da Societá Taliana Tutti Fratelli, além de grupos de Putinga e Nova Bréscia.

A Escola de Educação Infantil Boa Vista, de Teutônia realiza a 5ª Galinhada Beneficente. O evento ocorre neste sábado, dia 10, no Centro Comunitário da Boa Vista.

Até o dia 16 de agosto, os acadêmicos interessados em contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão realizar o procedimento de entrega de documentos no câmpus da Univates. A Caixa Econômica Federal – Lajeado estará atendendo, das 18h30min às 21h30min, na sala 208 do Prédio 1.

Amanhã acontece em Fazenda Vilanova o 2º Família em Ação, promovido pela administração municipal. O evento ocorre nas dependências da Escola Edgar da Rosa Cardoso, iniciando às 13 horas e 30 minutos. Entre as atrações está a 2ª Pernada Vilanovense, o 2º sorteio da campanha Nota Premiada, apresentação do Coral Infantil, demonstração de artes marciais, danças rítmicas e brinquedos infláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário