Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

COLUNA DO LUCA – Folha de Estrela de 19.09.13

Luiz Carlos Freitag

COLUNA DO LUCA – Folha de Estrela de 19.09.13

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as 

PÉROLAS: Hoje não tem

FRASE: “Tem muito motorista que não sabe o que significam placas ou sinais de trânsito, por isso tantos acidentes” (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo)

Guilherme Bücker, o Gui, informando: A Supinus Academia, da Avenida Rio Branco, agora oferece também aulas de danças, semelhantes a uma aula de ginástica. “Nosso intuito é proporcionar um ambiente de alegria e descontração, onde possamos queimar calorias nos divertindo”, afirmou. As aulas de danças são ministradas nos sábados das 8h as 9h.

Andreas Hamester (PP) disse uma coisa interessante: Que devemos separar o joio do trigo, ou seja: “Acompanhar os Deputados Estaduais, Federais e Senadores - ver o que estão fazendo e quem fica só enrolando”. Na sua opinião, brasileiro tem que aprender a votar de forma consciente e limpa.

Está bem grande o número de empresas e entidades que estão se utilizando da PZE Sistema de Segurança de Estrela, tanto aqui como em cidades vizinhas. E também é oferecido trabalho de assistência e segurança em eventos, o que dá segurança tanto para quem promove como para quem participa.

O conjunto gauchesco Tchê Guri poderá vir a fazer um show especial em Estrela, mais precisamente, um Show de Natal. Iniciativa do Gabinete da Primeira Dama, Carine Schwingel. Por hora não existe confirmação do local do show, mas pelos rumores, será algo muito especial. O Tchê Guri já tem 15 CDs, 2 DVDs, 23 anos de carreira e já vendeu mais de 350 mil CDs. Rodou mais de um milhão de quilômetros para suas mais de 3.500 apresentações.

Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein me passou a informação: Está sendo instalado um sistema com nove câmaras de vigilância na UTL - Usina de Tratamento de Lixo de Estrela. Será monitorada a entrada e saída do local, bem como todas as atividades que ali acontecem. O início do funcionamento deve ser até o final deste mes. “Inicialmente será tudo monitorado na Secretaria, mas em breve também estará no site da Prefeitura e toda a população poderá acompanhar o que acontece lá” - disse o Secretário.

Comtran - Conselho Municipal do Trânsito de Estrela, mudou seu local de reuniões mensais. Antes, era na Casa de Cultura, mas a partir deste mes, elas acontecem na sede da AMVAT - Associação dos Municipios do Vale do Taquari - que fica junto ao prédio da ex-Polar.

Alterações no Trânsito de Estrela, já mencionadas aqui na Coluna, mudando para preferencial aos motoristas que estiverem nas rótulas da rua Bruno Schwertner e alteração de direção em duas quadras da rua Tiradentes e 13 de Maio, deverão acontecer ainda este ano. Além de transformar mais estacionamentos do Centro, em espaços para 15 minutos. “Depois de alterações no Centro, os estudos serão levados aos bairros”, informou o Diretor do Comtran Arcelino Medke.

Vanderlei Eidelwein (PPS) elogiou o trabalho de recolhimento de lixo, que está sendo realizado em Estrela. Lamentou porém que “infelizmente muitos não se conscientizaram ainda, não aceitam a idéia de cuidar do nosso planeta”. Realmente o Vereador tem razão. O que tem de lixo espalhado para qualquer lugar que a gente olhe, passeando pelas ruas...

Andreas Hamester (PP) aproveito para elogiar a Coleta Seletiva de Lixo, mostrando os folders. Sugeriu que eles sejam distribuidos em todas as casas, para que toda a população saiba quando colocar na rua o lixo orgânico e o lixo seco. Ernani de Casto (PMDB) sugeriu também colocar cartazes nos bairros e José Alves (PTB) disse que os folders também devem ser distribuidos nas escolas.

Iniciou ontem e vai até o dia 25 a Semana do Trânsito. As Secretarias do Planejamento e Saúde, junto com o Comtran e Brigada Militar, estão focando uma atenção especial para a educação dos jovens. A Secretaria da Saúde quer diminuir o número de atendimentos a feridos em acidentes, que é muito grande em Estrela. E Marco Wermann, Secretário do Planejamento, está elaborando um estudo junto com o Departamento de Trânsito e Brigada Militar, visando conseguir mais segurança no tráfego pelas ruas da cidade. E devemos tentar contar com a colaboração dos motoristas - não todos, mas alguns realmente não prestam atenção ao dirigir o seu veículo.

Tenho que dar uma elogiada no meu amigo Adão Marques, proprietário do Restaurante Bar do Adão. Me mostrou um peixe - uma carpa - que limpa, pesou 41kg. Claro, não foi ele quem a pescou, foi um profissional, no Rio Jacuí. Vale a pena aproveitar a sexta-feira, Dia do Peixe, no Restaurante Bar do Adão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário