Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 2 de setembro de 2013

A Prefeitura de Travesseiro recebe até quarta-feira, dia 04, as inscrições para preenchimento da vaga de técnica de enfermagem na Secretaria da Saúde. Os interessados devem fazer a inscrição na prefeitura e a prova seletiva será na sexta-feira.

A Associação Pomba Branca de Encantado – Grupo Seicho-No-Ie realiza na próxima quinta-feira, dia 05, a partir das 20 horas, no Auditório Itália, do Centro Administrativo, a 1ª Conferência Pais e Filhos.

Quatro casas atingidas pelas cheias do Rio Taquari foram interditadas pela Defesa Civil de Estrela. Conforme o coordenador Jorge Both, as residências ofereciam risco às famílias e precisarão ser demolidas. As famílias foram realocadas. Três residências ficavam na rua Jacob Hallmann, no Bairro Imigrantes e uma na rua João Lino Braun, no Bairro Boa União.

Em Capitão a Secretaria de Educação e Cultura adquiriu novos títulos para a Biblioteca Pública Municipal. Foram adquiridos aproximadamente 100 exemplares novos.

Ocorre amanhã o encontro da comissão organizadora da 6ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2013 – com os expositores que estarão na feira, que ocorre entre os dias 25 e 29 de setembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. A reunião serve para que os últimos detalhes sejam acertados, e que as dúvidas que ainda persistem sejam sanadas.

Conforme o mais recente boletim da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira, o número de pessoas atingidas no Rio Grande do Sul pelas cheias diminuiu para 10.792. O balanço registra 9.894 pessoas desalojadas e 897 desabrigadas, além de um ferido e três óbitos.

A eleição para renovar as direções nos níveis nacional, estadual e municipal, do PT (Partido dos Trabalhadores) acontece em todo pais no dia 10 de novembro. Nos locais onde houver necessidade de segundo turno, a votação ocorrerá no dia 24 de novembro.

A Secretaria de Educação de Westfália abre, hoje, na sede da OASE, a quinta edição da Feira do Conhecimento. A abertura oficial da programação ocorre hoje, às 19h30min.

Na última sexta-feira aconteceu a posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropastoril de Bom Retiro do Sul. Assumiu a presidência da entidade o empresário Dirceu Fabiano de Oliveira. 

O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado realiza de 09 a 13 de setembro, às 19 horas, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, o curso de Boas Práticas de Fabricação – Setor Mesa e Distribuição. O treinamento é indispensável para a liberação do alvará da Vigilância Sanitária. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de setembro.

De hoje até a próxima quinta-feira, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae realizam o curso “Boas práticas – setor mesa ou distribuição”. Os encontros ocorrem na sede da CIC Teutônia, das 14h às 18h.

A CDL de Lajeado iniciou hoje o curso Coaching de Vendas. A capacitaçã, com a previsão de cinco encontros, é voltada aos profissionais dos setores de comércio e serviços e se realiza ainda nos dias 09, 16, 23 e 30 de setembro. As aulas ocorrem das 8h às 12h, na sede da entidade.

Estão abertas, até 13 de setembro, as inscrições para mais um processo seletivo de docentes na Univates. São 25 vagas, além de cadastro reserva, nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições são realizadas pelainternet – www.univates.br, no link Oportunidades, Processos Seletivos Univates, Processo Seletivo de Docentes – Edital 04/2013. O processo seletivo consta de prova de desempenho didático, entrevista e prova de títulos.

A Estrada Transantarita, rota de acesso e saída do município de Estrela, receberá melhorias nas sinalizações vertical e horizontal. Os investimentos foram anunciados pelo diretor administrativo do DAER, Jorge Textor. Serão instalados sinalizadores na pista, bem como instaladas as placas de velocidade ao longo da via.

O Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, confirmou que o Governo do Estado vai custear 80% da construção da ala feminina do Presídio de Lajeado. A obra está orçada em 480 mil reais.

Está agendada para ocorrer no dia 10 de outubro, a 3ª Feira de Profissões. O evento ocorre no Ginásio do Parque Poliesportivo de Nova Bréscia, das 8h30min às 16h. O objetivo do evento é preparar o jovem para o mercado de trabalho e orientá-lo na escolha profissional.

A Fundação La Salle, responsável pela aplicação das provas do concurso público do Instituto de Previdência do RS, divulgou o balanço oficial de participação. Dos 15.350 candidatos inscritos, 10.243 compareceram e 5.110 foi o número de ausentes, gerando 33,29% de abstenções. No total, são 124 vagas de níveis médio e superior que serão preenchidas. O edital prevê a divulgação da lista de aprovados no dia 11 de outubro.

A Prefeitura de Travesseiro adquiriu um caminhão VW13-190, pelo valor de 181 mil reais. Deste valor, 97.500 reais são de recursos federais e o restante de contrapartida da prefeitura. A empresa vencedora da licitação tem 90 dias para entrega do veículo.

De hoje até a próxima quinta-feira, dia 05, a Univates realiza a Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas: Múltiplas Abordagens da A programação inicia nesta segunda-feira, às 19h, com apresentação do Coral Infantil do Colégio Mellinho, de Lajeado. A partir das 19h30min, ocorre a palestra “Evolução Humana”, ministrada pela professora doutora Maria Cátira Bortolini, da UFRGS. Após o intervalo, o evento prossegue com a palestra “Darwin e o pensamento evolutivo”, lecionada pelo biólogo Cláudio Reis.

O deputado Edegar Pretto participou no sábado (31), do ato político de apresentação da candidatura de Ary Vanazzi à presidência estadual do Partido do Trabalhadores. O evento tratou do Processo de Eleições Diretas do Partido e ocorreu no Salão Comunitário do Bairro São José, em Guaporé. 

O Curso de Design de Moda da Univates realiza de 09 a 13 de setembro, a Semana Acadêmica. A programação será desenvolvida nas dependências da universidade. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.univates.br/eventos/ 

A Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante, de Guaporé, que possui mais de mil estudantes, passará por reformas. A obra, orçada em R$ 1,3 milhão, inicia nesta semana e será executada com recursos do Governo do Estado.

Para esta semana estão agendados dois encontros de grupos da Terceira Idade de Travesseiro. Nesta terça-feira, dia 03, estará reunido o grupo Sempre Unidos de Cairu. Já na quarta-feira, dia 04 tem reunião do grupo Amor Perfeito da Sede. Os encontros iniciam às 14 horas.

Todas as entidades constituídas do município de Encantado poderão fazer sugestões ao PPA, Plano plurianual 2014/2017. A Comissão de Orçamento, Finanças e Infra-Estrutura Urbana e Rural da Câmara de Vereadores estará nesta segunda feira a disposição de todos os interessados em apresentar sugestões ao Plano, no horário das 14 às 16 horas na sede do Legislativo.

No dia 19 de setembro acontece no Ginásio de Esportes de Capitão, a 20ª Festa Municipal do Idoso. Os interessados em participar devem realizar as inscrições com as agentes comunitárias de saúde.

Um ato cívico na manhã de hoje, em frente à Praça Mena Barreto, marcou a abertura da Semana da Pátria em Estrela. Na oportunidade ocorreu a chegada do Fogo Simbólico e o hasteamento das bandeiras. Durante a semana, sempre às 8h, haverá um momento cívico para alunos da rede pública. Já no dia 07 de setembro as escolas de todas as redes de ensino farão um desfile na Avenida Júlio de Castilhos.

No dia 10 de setembro, as gestantes atendidas pela Secretaria de Saúde de Colinas visitarão o Hospital Estrela, para conhecerem o bloco cirúrgico e o centro obstétrico da casa de saúde. A saída de Colinas será às 18 horas, em frente ao posto. Cada gestante poderá estar acompanhada de uma pessoa.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado, juntamente com as escolas do município, programou uma série de atividades para Semana da Pátria 2013. As atividades do dia 04 ao dia 06 de setembro serão realizadas nos educandários. Para o dia 07 de setembro está programada a 2ª Rústica da Pátria, promovida pelas secretarias de Educação e Cultura e da Juventude, Desporto e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário