Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 14 de setembro de 2013

Jornal Folha de Estrela - Alzi Maria Hausmann – A madrinha do Futebol


Alzi Maria Hausmann – A madrinha do Futebol
Texto - Airton Engster dos Santos

A nossa entrevistada da semana é Alzi Maria Hausmann, que transmite alegria e bom humor por onde passa. Ligada ao futebol desde criança, incentivada pelo pai, não esconde a paixão pelo Internacional de Porto Alegre. Em sua residência Alzi mantém um verdadeiro Memorial do clube do povo do Rio Grande do Sul.

Nascida em Estrela, em casa, na Boa União em Estrela, no dia 24 de agosto de 1936. Filha de Edvino Kronbauer e Alma Leonhardt. Família de seis irmãos: Astha (falecida), Alzi, Alda, Ito, Ingor e Ilson.

Casada com Wlater Hausmann. Mãe de cinco filhos: Crislaine, Loraine, Eleno, Gerson (falecido) e Altemir.

Vinha a pé desde a Boa União para estudar no Colégio Santo Antônio, no Centro de Estrela.

Seu pai tinha um Bar e Armazém e depois comercializou roupas, e até leite entregava em Lajeado, transportado por uma carroça. 

As atividades do pai, motivou Alzi a manter um estabelecimento Comercial na Rua Coronel Brito por 41 anos (1964 a 2005) quando resolveu parar. Disse Alzi: “Herdei do pai a vocação para negociar”.

Toda família gostava e era ligada ao futebol. Desde nova Alzi viajava para Porto Alegre para ver jogos no Estádio dos Eucaliptos ou na Baixada, principalmente Grenal. O pai sempre lhe apoiava.

Sofreu muito com a enfermidade e morte do pai. Cuidou dele durante a enfermidade. Faleceu em 19 de junho de 1978 e a mãe em 5 de abril de 1988. Tem muitas saudades de ambos.

Esporte Clube Rio Branco:

Em 17 de abril de 1947 foi fundado o Esporte Clube Rio Branco, que mais tarde, se tornaria Sociedade.

Seu Pai construiu um Salão para o Clube nas terras de seu avô. Sua irmã Astha foi a primeira madrinha de 1950 a 1952. Em 1953 Alzi foi a escolhida, e mantém a faixa guardada até hoje.

Ildo Walter Hausmann (Canhoto) era jogador do Rio Branco, com quem Alzi viria a se casar.

Crupo de Bolão Primavera:

Foi fundadora e jogadora da Equipe de Bolão Primavera da Sociedade Rio Branco na qual conquistou torneios. Recebeu muitos troféus e medalhas que são expostos na sala de visitas de sua casa. 

Lembra que Gabriel Mallmann, ex-prefeito de Estrela doou a bandeira para agremiação. A equipe ficou ativa por 33 anos (1971 a 2004).

Alzi foi convocada para Seleção Estrela de Bolão que disputou torneio no município de Pelotas.

Estrela-FC

Apaixonada por futebol se tornou torcedora símbolo do Estrela FC. Naquela época a equipe disputava o Campeonato Gaúcho de Futebol da Primeira Divisão quando Alzi chegou a viajar com a torcida para assistir os jogos da equipe estrelada em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

Lembra de um jogo que o Estrela FC recebeu a equipe do Brasil de Pelotas. A torcida dos visitantes quebrava tudo que vinha pela frente. “Todo mundo correu, mas Eu fiquei firme com minha bandeira”.

Paixão pelo Internacional

Alzi sem sombra de dúvidas é uma torcedora apaixonada do Internacional. Na frente de sua casa, pode ser visto uma bandeira do Inter em cada janela. Tudo na residência tem as cores vermelha e branca. No quarto uma colcha vermelha com o símbolo Inter cobre a cama. Na sala um vaso enorme com muitas bandeiras. Quadros com equipes campeãs do Internacional nos diversos campeonatos, espalhados por toda casa. Camisetas autografadas por jogadores. Recortes de jornais, fitas, chapéus e lembranças em geral. Enfim um verdadeiro Memorial do Inter pode ser visto na casa.

Mas não fica nisso. Já assistiu a incontáveis jogos do Clube, e foi a muitas finais de campeonatos. Um jogo que considera especial foi em 1979 quando o Inter conquistou o Tri-campeonato Brasileiro contra o Vasco, Alzi estava lá, no Beira Rio para fazer a festa.

No Campeonato Mundial Interclubes de 2010, Alzi viajou para Dubai, na Asia para ver o seu Inter. O time ficou em terceiro lugar, mas Ela não se arrepende de ter ido tão longe para demonstrar seu amor pelo Clube.

O Emirado de Dubai está localizado na costa do Golfo Arábico-Pérsico sendo um dos sete emirados que compõe o país. Dubai é o emirado mais populoso entre os sete emirados com aproximadamente 2 262 000 habitantes. Está localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia.

Mãe de celebridade

Altemir Ausmann, Árbitro Assistente de Futebol FIFA (bandeirinha), o qual Alzi chama de “nenê”, não tem tratamento diferenciado dos demais filhos. “Todos são especiais para mim. Amo Eles”.

“Mas sempre digo: Se errou xinga. Ensinei a todos a falar a verdade e não mentir. Serem honestos, éticos”.

Quando vê Altemir atuando pela TV, fica torcendo e pede a Deus para o jogo terminar bem.

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos










Nenhum comentário:

Postar um comentário