Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RGE promove dia de diversão para a comunidade de Putinga


RGE promove dia de diversão para a comunidade de Putinga

Encontro realizando na Sociedade Tamoyo marcou o encerramento das atividades do projeto RGE na Comunidade e da Gincana Putinguense de Energia Eficiente

A Rio Grande Energia (RGE) promoveu na tarde do último sábado (28) um dia de diversão para a comunidade de Putinga. Cerca de 600 pessoas participaram do evento de encerramento das atividades do projeto RGE na Comunidade e da Gincana Putinguense de Energia Eficiente, realizada na Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Tamoyo.

A cultura e os talentos locais foram apresentados através do Grupo de Dança Invernada Artística Mirim do CTG Querência Xucra, do Coral da Escola Padre Domênico Carlino, do Grupo de Canto Ricordando il Passattto e do Coro Pedras Preciosas. Também foram realizadas as últimas tarefas da Gincana. Empenho e dedicação marcaram a participação das onze equipes que representaram as escolas públicas do município. A competição foi acirrada e o último desafio foi decisivo para o conhecimento do grupo vencedor. Com 838 pontos, a equipe Energia Alternativa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Demétrio Berté, conquistou a primeira colocação, recebendo 40 colchonetes, bolas de vôlei, futebol e basquete, redes de vôlei e de futebol, dentre outros artigos esportivos. Em segundo lugar, com 820 pontos, ficou a equipe Força Máxima, composta por representantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Monteiro Lobato e Gonçalves Ledo. Como prêmio eles receberam mesa de ping-pong, bolas e raquetes, jogos de dama, xadrez, dominó e tabuleiro. A iniciativa envolveu 200 alunos do 1º ao 5º ano das escolas do município, e trabalhou os temas energia, segurança, meio ambiente, história e cultura local.

Além da gincana e das apresentações artísticas, os brinquedos e guloseimas também marcaram o encontro de confraternização entre a RGE e a comunidade. Para o Secretário de Educação de Putinga, Eder Dalberto, as atividades desenvolvidas pela Rio Grande Energia no município foram de fundamental importância pelo fato de a empresa ser nova no município, e, desta forma, interagir com os moradores. “Parabenizo a RGE pela organização do evento, pela forma como conduziu a gincana, pela motivação que deu às escolas, gerando a movimentação dos professores, alunos e pais. É excelente este tipo de atividade visando à integração entre a comunidade, escola, pais e alunos”, destacou.

O Executivo de Relacionamento com o Poder Público e Grupo A da RGE, Claudio Rodrigo Manica, elogiou os alunos, professores e a comunidade de Putinga que se engajaram nas atividades do projeto RGE na Comunidade. “Sabemos que temos um grande desafio aqui em Putinga, mas saibam que a RGE está com olhar voltado para vocês”, frisou.

A professora Shirlei Beltrami, uma das coordenadoras da equipe vencedora Força Máxima, relatou que foi preciso vir uma empresa de fora para mobilizar o município. “Foi uma gincana muito bacana, trouxe bastante conhecimento. Conseguimos estimular a comunidade. Os pais e os alunos estavam bem ativos e motivados. Valeu a pena. O prêmio vai ser útil para todos os alunos, e vem a somar ao nosso trabalho”, comemorou.

Durante quatro semanas, estudantes da rede pública de ensino e EJA, grupo da 3ª idade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a comunidade em geral puderam participar de um ciclo de palestras que abordou temas como a importância da energia no dia a dia, como utilizá-la de modo seguro, o padrão de entrada de energia da RGE, a coleta de dados e emissão da conta de luz, a importância do código do cliente, a relação entre consumo e valor, a média de consumo, os canais de atendimento ao cliente, direitos e deveres dos usuários, e o uso sustentável e eficiente de energia. O objetivo das palestras e da gincana foi apresentar a concessionária de energia elétrica à cidade e incluí-la nos Programas de Eficiência Energética da empresa, que tem como característica trabalhar os conceitos de sustentabilidade, segurança e eficiência energética junto às escolas e às comunidades.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Crédito fotos: Fernanda Davoglio / RGE na Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário