Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 12 de outubro de 2013

Estrela-RS - A história de Lilian Fleck Lengler



Lilian Fleck Lengler – Tudo posso naquele que me fortalece

“Vanguarda" significa estar a frente, adiante. No caso, de Lilian Fleck Lengler, é uma mulher que está a frente de seu tempo. As pessoas a frente do seu tempo Têm a difícil tarefa de fazerem a diferença. Como diz nossa entrevistada da semana: “Pela minha história posso testemunhar que Deus nos chama e nos capacita para as tarefas”.

Fomos recebidos em sua residência onde nos relatou e mostrou fotografias e documentos de sua extraordinária folha de serviços em favor da IECLB. Viajou aos quatro continentes da terra como representante da América Latina na Federação Luterana Mundial.

Nascida em Marata, veio para Estrela ainda criança de colo com um ano de idade. Inicialmente a família foi residir no distrito de Costão e após se mudou para o Centro da cidade. 

Filha de Armindo Fleck e Jurema Fleck. Tem dois irmãos: Ethel Fleck Hach e Alberto Edmundo Fleck que foi General do Exército brasileiro.

Casada em 4 de junho de 1960 com Günther Gilberto Lengler, mãe de Cristina e Anelise que inclusive é pastora da IECLB. Três netos: Aliende, Samuel e Lilian Regina.

Em 1954 acontece a formatura de Lilian no Ginásio Martin Luther e em 1957 se formou como técnico em contabilidade no antigo Ginásio Cristo Rei.

Desde a juventude participava ativamente das programações da Comunidade Evangélica de Estrela, e logo após o casamento em 1960, entrou para OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, onde foi secretária, tesoureira e presidente, eleita em 1971.

O cargo de coordenadora distrital da OASE ficou vago, quando o pastor da IECLB de Estrela, Hartmut Schiemann, convidou Lilian para assumir o cargo. Em 1981 foi escolhida para ser presidente regional da OASE.

As presidentes regionais reuniam-se anualmente. Em 1982 Lilian Fleck Lengler participou de um evento em Curitiba – Paraná, quando foi eleita como presidente do Conselho Nacional da OASE.

Foi elaborado então um Regimento Interno que foi discutido em todo Brasil, e em março de 1984, no Balneário Camboriú – Santa Catariana, foi realizado o Congresso de Constituição da OASE Nacional. Lilian foi eleita presidente do Conselho Nacional da OASE.

Neste período nossa anfitriã conta que dois objetivos foram traçados: Fortalecer o estudo da identidade luterana e participação das mulheres nas diversas instâncias diretivas da IECLB.

Em 1986, no Concílio realizado no Rio de Janeiro, Lilian Fleck Lengler foi eleita para integrar o Conselho Diretor da IECLB, indicada pela OASE regional.

No ano de 1990, foi realizado em Curitiba, a Assembléia da Federação Luterana Mundial (FLM). Na oportunidade Lilian foi eleita como uma das representantes da América Latina na organização. Viajou diversas vezes para o exterior: Genebra-Suiça - sede da FLM, Colômbia, EUA, Índia, Noruega, Africa do Sul, Namíbia e China. 

As reuniões internacionais tinham duração de dez horas, e eram realizadas em quatros idiomas diferentes. Lilian lembra que era muito desgastante as viagens e atividades realizadas. Mas se diz feliz por ter conhecido lugares longínquos e poder trazer subsídios para serem compartilhados na Comunidade de Estrela.

Outras atividades na IECLB

Lilian participou junto com seu esposo Günther Gilberto Lengler de outras atividades na IECLB. Günther foi presidente da Comunidade Evangélica de Estrela e por 12 anos presidente do Asilo Pella Bethânia em Taquari.

Além disso, Sucessivamente o Festival do Chucrute foi sendo realizado ano a ano, sempre com grande sucesso, desde 1966 até os dias atuais, sempre no mês de maio.

Porém Gernot Costa que era o responsável pela organização do evento, faleceu em 1978, gerando grande consternação na comunidade, bem como um problema de difícil equação: Quem iria assumir tal responsabilidade?

O casal Günther e Liliam Lengler assumiu então a organização do Festival, permanecendo até 1982, quando passou a ser escolhido alguns casais da comunidade para formar a tradicional comenda, que a partir de 1983 assumiu o evento. Em 1991 o casal participou da Comissão que realizou um Festival do Chucrute de forma mais ampliada, inclusive com a presença do Governador do Estado Alceu Collares.

Política:

Lilian Fleck Lengler foi eleita vereadora de Estrela para mandato de 1982 a 1988. Disse que a experiência foi muito boa. Pode representar bem sua comunidade, e encaminhar a solução de problemas numa esfera de poder. Salientou que teve algumas dificuldades para ser compreendida por sua condição de mulher. As vezes parece que falava outra língua aos colegas vereadores.

Vida de Aposentada

Ainda participa da vida da Comunidade. Afirma emocionada que ama demais a Comunidade Luterana de Estrela. Em sua casa possui um escritório e gosta de tocar teclado. Tem muitos álbuns de fotografias que registram momentos da família, das atividades realizadas, e viagens internacionais.

Mas reduziu suas atividades para preservar a saúde.

Airton Engster dos Santos
Matéria publicada no Jornal Folha de Estrela







Nenhum comentário:

Postar um comentário