Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Iniciam obras de restauração da Escadaria do Rio Taquari em Estrela-RS


Iniciam obras de restauração da Escadaria do Rio Taquari

Em determinado momento, o município de Estrela teve que abrir mão de um espaço importante sob ponto de vista histórico, em favor do progresso e crescimento econômico.

A escadaria que dava acesso ao Rio Taquari na antiga Rua da Praia, hoje Arnaldo J. Diel era fechada na década de 1970 em favor da cervejaria que ampliava o seu parque industrial. No local foi inaugurado em 1924 o antigo Porto de Estrela e lá havia duas estátuas para representar a indústria e comércio local, conhecidas popularmente como Adão e Eva.

Elas foram deslocadas para Rua-Chá Chá Pereira, na escadaria que hoje dá acesso ao Rio Taquari. Mas o curioso disso tudo é que a população nunca se conformou com a idéia.

Porém o tempo, sempre o tempo, com seus caprichos misteriosos, se encarregaram em acertar as coisas.

As duas estátuas deverão voltar em breve ao local original, na antiga escadaria que será totalmente reformada pela Prefeitura de Estrela.

O projeto está pronto, quem o viu ficou maravilhado com a idéia da futura obra que deverá ser construída ainda em 2014. O local será revitalizado desde o Belvedere até o primeiro prédio da Compasul, com praça, incluindo ajardinamento, calçadas e bancos.

O esforço da atual administração municipal de Estrela-RS, em restabelecer a relação da cidade com o Rio Taquari, deve ser destacado, pois o local tem importância histórica para Estrela-RS.

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos

















Nenhum comentário:

Postar um comentário