Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Univale Distribuidora de Bebidas Ambev na região, implanta sua Ouvidoria interna e externa


A Univale Distribuidora de Bebidas Ambev na região, guiada pela transparência e respeito com os clientes e colaboradores, acaba de implantar sua Ouvidoria interna e externa. Os manifestantes podem acessar a ouvidoria pelo formulário no site da empresa (www.univalers.com.br), através do e-mail (ouvidoria@univalers.com.br), pelo fone: (51) 3712.2344 ou ainda pessoalmente na Loja Varejo da Univale.

“A criação da Ouvidoria possibilitará o melhor atendimento aos clientes e relacionamento com os colaboradores, ao mesmo tempo em que identificará possíveis falhas nos processos internos indicando onde a empresa precisa melhorar”, afirma José Ivan Maia, Coordenador de Comunicação e Marketing da Univale e Ombudsman (ouvidor) formado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) em São Paulo.

“Somente empresas comprometidas com a transparência e com a qualidade do atendimento aos clientes e dispostos a ouvir os colaboradores implantam esse serviço. E a Univale assume seu compromisso de contribuir para a qualidade dos serviços e relações com o time de trabalho”, diz.

A Ouvidoria funciona como um elo entre a empresa e seus públicos, possibilitando uma comunicação mais efetiva, através de solicitações de informações, envio de sugestões, reclamações, denúncias e elogios. O objetivo da Ouvidoria é atuar como ferramenta auxiliar na identificação e correção de eventuais disfunções da empresa, visando o aperfeiçoamento das atividades, bem como ao aprimoramento das ações institucionais.

Além disso, a partir do contato do cliente ou colaborador, a empresa pode melhorar a qualidade dos serviços prestados, garantindo a satisfação e o atendimento das necessidades. “Com isso, todos ganham, já que pode contar com uma empresa transparente e que aprimora constantemente os serviços oferecidos”, diz o ouvidor.

História

A figura do ouvidor surgiu em 1809, na Suécia, quando o parlamento designava um representante para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como elo entre o Governo e a população.

No Brasil, a ouvidoria começou na época em que ainda era uma colônia dependente de Portugal. Em 1549, o então governador-geral, Tomé de Sousa nomeou Pero Borges, como primeiro ouvidor-geral do país. A atuação do precursor estava mais relacionada com a de juiz.

A função de ouvidor, tal como é concebida hoje, só foi implantada no Brasil em1986, na capital do Paraná. O serviço ganhou força nas organizações, a partir do surgimento do Código de Defesa do Consumidor, na década de 90.

Fonte: Assessoria de Imprensa Univale
Foto Crédito: Fernando Gerhardt

Legenda: José Ivan Maia é o Coordenador de Marketing da Univale e Ombudsman da empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário