Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 27 de novembro de 2013


A CDL Lajeado realiza na próxima terça-feira, dia 03, eleição da sua nova diretoria. A atividade vai ocorrer às 11h30min, na sede da entidade, no Centro de Lajeado. A única chapa participante tem como candidato a presidente o empresário Daniel Dullius. A gestão é para o biênio 2014/2015. Além da eleição, serão colocados para apreciação e aprovação dos participantes as contas, balanços e relatórios da entidade referentes a 2013.

No dia 28 de novembro, quinta-feira, no auditório do CRAS, às 13h30min, acontece a sessão especial da Câmara de Vereadores que vai homenagear o Bebê Prefeito à primeira criança que nasceu após o evento. Enzo Gabriel de Freitas receberá, simbolicamente a chave da cidade de Doutor Ricardo.

Na manhã de sábado, dia 30 de novembro, a Administração Municipal de Teutônia inaugura o ginásio de esportes da Escola Municipal Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia. O valor da obra ultrapassou os R$ 811 mil.

Mais uma edição do Vestibular de Verão da Univates ocorre na tarde deste domingo, dia 1º de dezembro, no câmpus de Lajeado. Os cursos mais procurados neste processo seletivo são Direito, Administração, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Psicologia e Ciências Contábeis. A prova ocorre das 13h30min às 18h30min. Os candidatos deverão responder a 45 questões objetivas e elaborar uma redação. Os candidatos serão informados por e-mail, a partir desta sexta-feira, dia 29, sobre o local de realização da prova, com a sala e o prédio. A lista completa dos candidatos e respectivas salas também estará disponível no site www.univates.br/vestibular.

A administração municipal de Lajeado foi informada pela Secretaria Estadual da Saúde que receberá R$ 6 mil para instalação do Laboratório Municipal de entomologia. O repasse deve ocorrer no início de 2014 e será utilizado na adequação da área física, ainda em fase de estudo, e para compra de materiais e equipamentos. O laboratório será utilizado para a análise de larvas, encontradas durante as vistorias feitas por agentes epidemiológicos do município.

Por falta de quórum, a votação das 19 matérias previstas para a Ordem do Dia de ontem foi adiada para a próxima semana na Assembleia Legislativa. Apenas 24 parlamentares registraram presença durante a verificação de quórum. Esta é a terceira semana consecutiva em que a falta de quórum impede as votações em plenário.

A promoção Natal nas Águas de Bom Retiro do Sul teve sua abertura adiada para o próximo domingo, dia 1º de dezembro. O objetivo é envolver toda a população e estimular as pessoas a fazerem suas compras de fim de ano no comércio local.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Senado, que estabelece multa para quem descumprir a Lei que regula o trabalho do empregado doméstico. O projeto, aprovado em caráter conclusivo, seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo plenário da Câmara.

A Secretaria da Agricultura de Capitão realiza a partir do dia 03 de dezembro, a entrega dos alevinos encomendados pelos produtores do município.

O Senado concluiu ontem a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Aberto. Aprovado em segundo turno, o texto estabelece que as votações de vetos presidenciais e processos de cassação de mandatos de parlamentares não serão mais secretas, tornando público os votos dos deputados e senadores. Originalmente, a proposta remetida pela Câmara dos Deputados previa também a abertura do voto para indicações de autoridades e eleições das mesas diretoras das duas casas, mas a maioria dos senadores considerou que isso poderia prejudicar a independência deles em relação ao Poder Executivo.

Em Capitão está marcado para o dia 20 de dezembro às 13h30min no Centro de Saúde o encerramento dos encontros do Grupo de Hipertensos e Diabéticos.

Está sendo realizada hoje, em Porto Alegre, a Assembleia Geral Ordinária da FAMURS. Na pauta do encontro questões como a Filantropia ASCAR; Nota fiscal gaúcha e nota eletrônica para os municípios; Discussão do PL 35 referente à majoração do valor das multas aplicadas pelo TCE e a Avaliação da 3° Marcha Gaúcha de Prefeitos. A AMVAT está representada no encontro pelo prefeito de Capitão, Cezar Beneduzi.

No dia 10 de dezembro às 15 horas, acontece em Capitão o encontro de gestantes na sala de reuniões do Centro de Saúde.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado informa aos estudantes que encerrou-se dia 21 aprimeira etapa do cadastramento no novo programa do Governo do Estado, o Passe Livre Estudantil. O mesmo prevê a destinação de recursos para que os municípios auxiliem os alunos que precisam sair de sua cidade para estudar.

Os 148 alunos que garantiram o nome na lista dos beneficiários devem receber a primeira parcela ainda em 2013. Entretanto, precisam ficar atentos aos prazos e passar na secretaria para retirar as fichas de cadastro e entregar a documentação até o dia 13 de dezembro.

Na próxima terça-feira, dia 03 de dezembro, a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, Alsepro, irá receberem Porto Alegre, a medalha “Amigo da Polícia Civil”. A honraria é concedida pela Polícia Civil do Estado.

Doze costureiras que passaram por curso de formação oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela receberam seus diplomas de conclusão na segunda-feira. O ato ocorreu no CRAS do Bairro Imigrantes, onde o curso foi ministrado. Estiveram presentes o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, da Sedesth e o vice-prefeito, Valmor Griebeler, que fizeram a entrega dos diplomas.

Hoje a noite acontece reunião regional do PP em Arroio do Meio. O evento contará com a presença do presidente estadual do partido, Celso Bernardi.

O município de Bom Retiro do Sul está sendo contemplado com um recurso de 3,5 milhões de reais, oriundos do Governo Federal, para construção de uma nova escola. A nova instituição de ensino será construída sem que seja necessária uma contrapartida dos cofres municipais e terá capacidade para atender até 450 alunos do Ensino Fundamental. A escola será construída na divisa entre os bairros São João e Laranjeiras.

Ocorre na sexta-feira, dia 29, o Dia do Homem de Imigrante. A atividade será realizada no Galpão do Lumi, no Centro, a partir das 13h30min, integrando o Novembro Azul. O médico Juliano Peters, que atua nas Unidades Básicas de Saúde do município, irá palestrar sobre a saúde do homem. Também haverá palestra sobre prevenção de acidentes no meio rural e cuidados no uso de agrotóxicos com o engenheiro agrônomo Marcelo Araldi.

Com mais ruas e horários, o estacionamento rotativo de Lajeado deve iniciar o processo licitatório em breve. Omunicípio foi cobrado pelo Ministério Público sobre a atual concessão. Atualmente, a União das Associações dos Moradores dos Bairros de Lajeado faz o serviço por meio de contrato.

Relatório dos avaliadores do Ministério da Educação poderá encaminhar a aprovação de quatro residências médicas para o Hospital Bruno Born, de Lajeado. Os cursos solicitados são o de Cancerologia Clínica, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo firmou convênio para a construção de dez cisternas no município de Marques de Souza, com recursos da Participação Popular e Cidadã e do Programa Irrigando a Agricultura Familiar. O objetivo é melhorar a condição da produção agrícola e qualidade de vida das famílias.

Com o objetivo de estimular a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia da população, a Estratégia de Saúde da Família de Muçum criou o Grupo de Caminhada. A proposta é a atividade física de caminhar seja uma atitude de cuidado físico e mental para a vida das pessoas. Os participantes se reúnem todas as quintas-feiras, às 18h30min, no Viaduto, próximo à entrada da cidade.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Progresso realiza amanhã a segunda edição do Seminário de Combate ao Câncer. O evento tem início às 8h30min, na Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário