Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 10 de novembro de 2013

Ottmar Scheinpflug – Professor, Artesão e Cidadão



Ottmar Scheinpflug – Professor, Artesão e Cidadão

O Editor da Folha de Estrela, Paulo Roberto Pochmann de Quevedo, sugeriu há algum tempo, uma entrevista com Ottmar Scheinpflug que havia sido seu professor no Colégio Martin Luther, ao qual tem grande apreço como educador. 

Outras pessoas da comunidade também indicaram ser o professor um ser humano maravilhoso e gostariam de ver publicada uma matéria sobre sua trajetória.

Acompanhado do jornalista Paulo Quevedo, agendamos uma visita a residência do professor e fomos recebidos pelo casal Ottmar e Marlene Scheinpflug. Foi visível a emoção de Quevedo ao abraçar o antigo mestre.

Ottmar é estrelense, nascido em quatro de setembro de 1933, filho de Carlos Frederico Otto Scheinpflug e Selma Scheinpflug.

Formado no IPT – Instituto Pré-Teológico, do Morro do Espelho, em São Leopoldo/RS, instituição de formação da IECLB. O IPT oferecia um curso de formação clássica, em regime de internato, com ênfase em línguas mortas (latim e grego), filosofia, história geral e introdução à teologia. 

Scheinpflug começou a lecionar em 1956, no Colégio Martin Luther em Estrela-RS.

Casou em 1961, com a professora Marlene Lengler Scheinpflug, pai de quatro filhos: Udo, Cristine, Frede e Rainer. Possui quatro netos: Henrique, Frederico, Fernando e Amanda.

Vivendo na Alemanha:

Logo depois do casamento em 1961, foram morar na Alemanha. A viagem foi de navio. Scheinpflug recebeu bolsa e através de intercâmbio lecionou disciplinas de ciências e desenho, numa escola comunitária de ensino primário daquele país. As aulas eram no idioma alemão. Neste período que teve duração de dois anos (1961-1962) a esposa Marlene trabalhou no escritório de uma fábrica de motores, onde fazia desenhos industriais.

O que mais chamou atenção do casal, enquanto moravam na Alemanha, foi a construção do Muro de Berlim em Agosto de 1961.

A Alemanha Ocidental ainda se recuperava dos estragados deixados pela Segunda Guerra Mundial. No lado Oriental (comunista) era praticamente impossível se ter acesso, disse Scheinpflug.

Colégio Martin Luther:

Retornando ao Brasil continuou lecionando no Martin Luther (Geografia, ciências e desenho). 

Comentou que conseguiu através de professores da Alemanha, uma coleção de livros com textos que foram utilizados nas aulas de alemão na instituição de ensino.

O Colégio Martin Luther foi criado em 1904, após organização da comunidade para criar uma instituição com proposta evangélica.


Em 1949 foi fundada a Sociedade Evangélica Educacional de Estrela, sob a coordenação de Ito Snel, médico local, que abraçou a idéia de construção de um ginásio de caráter evangélico, para a sede de Estrela.


Com a modernização do educandário, no ano de 1951 mudou o nome da instituição de Escola Paroquial Evangélica para Colégio Martin Luther.

Ginásio Industrial:

Scheinpflug foi convidado para trabalhar no Ginásio Industrial de Estrela (que funcionou de 1964-1973).

Lembra que o corpo docente era muito qualificado dos quais cita alguns com quem trabalhou: Professora Renata Moraes, Ruth Milius Schwertner, Vera Nonnenmacher, Albano Weiler, Ildo João Salvadori entre outros.

Em 1973, mudou o nome para CACT - Centro de Artes, Ciências e Tecnologia, para completar o currículo de alunos de 7ª e 8ª séries, onde sua esposa Marlene lecionou Desenho Industrial. 

O Conselho Estadual de Educação, em 1976, alterou a denominação para Centro Interescolar de Estrela - CIE. Atualmente funciona no local a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela.

Aposentadoria e o Artesanato:

O professor Ottmar Scheinpflug se aposentou em 1993. A partir daí a criatividade vem à tona e o artesanato é a resposta.

Relembrando antiga técnica ensinada nas escolas nos anos 50, recuperando desenhos e um velho arco de serra tico-tico, Ottmar conseguiu serrinhas e começou a produção de peças de madeira lindíssimas.

Imigrantes Europeus trouxeram esse trabalho para o Brasil, onde era ensinado nas escolas até os anos 60, afirma o Mestre Scheinpflug. 

Depois de preparada a madeira, (de 3mm a 4cm de espessura), a partir de um desenho colocado nela são feitos pequenos furos por onde é passada a lamina que fará o recorte. As mãos precisam ser firmes e treinadas, para guiar a madeira na direção certa.

Viagem Internacional:

O casal Scheinpflug, fala com emoção de uma viagem que fizeram em 2008 para Rússia. 

Gostaram de São Petersburgo que é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste europeu russo. 

O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO. Centro político e cultural russo por dois séculos, a cidade é muitas vezes referida na Rússia como a capital do norte. 

Ottmar Scheinpflug disse que não se via mais resquícios do antigo regime comunista. Os guias falavam fluentemente o português. Afirmou que os russos lêem muito. Nas estações de trem tem literatura a disposição de todos. 

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela










Nenhum comentário:

Postar um comentário