Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Últimas Notícias do Vale do Taquari - 7 de novembro de 2013


Os representantes do Conselho Municipal de Educação de Capitão participaram de um encontro de formação com Darci Bueno da Silva, Mestre em Política e Gestão Educacional/UFRGS e Especialista em Legislação e Normas educacionais. No encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi abordado o Sistema Municipal de Ensino e o papel do Conselho Municipal de Educação.

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo atende hoje somente até as 16 horas. O motivo é pelo falecimento do Sr. Hildo Antônio Gomes, familiar de um funcionário da secretaria.

O pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, sedia no próximo sábado, dia 09, o evento anual da Fábrica de Rações sobre a Política de Recebimento de Grãos da Cooperativa Languiru. Na ocasião serão apresentadas palestras sobre manejo e fertilidade do solo, climatologia e informações sobre a cooperativa, com início previsto para as 8h30min.

A pedido da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa vai realizar, em data a ser definida, audiência pública para discutir e avaliar a situação do grande fluxo de veículos e pedestres na travessia da rua Carlos Spohr Filho com a ERS-130, em Lajeado. Daaudiência deverão participar representantes dos municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul, do Daer e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Está praticamente definida a programação da 17ª Semana da Câmara de Vereadores de Encantado.

-Dia 18/11, o Desembargador Nereu Giacomoli receberá título de Cidadão Emérito do município, em cerimônia que será realizada às 19h30min no Plenário do Legislativo.
-Dia 20/11, realização do Projeto Câmara Cidadã tendo como local a Comunidade de Jacarezinho, onde na oportunidade serão homenageadas pessoas que se destacaram na comunidade encantadense.
-Dia 22/11, o Senador Pedro Simon receberá no Plenário da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Honorário às 19h30min.
O presidente do legislativo Jonas Calvi espera definir pequenos detalhes na próxima semana para assim oficializar toda a programação.

Um apostador da cidade de Mauá, do Estado de São Paulo, acertou as seis dezenas e ganhou 80 milhões no concurso 1.545 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite de ontem, em Osasco, São Paulo. Os números sorteados foram: 04 - 06 - 11 - 24 - 45 – 48.

O projeto de lei complementar 155/2013, que estabelece normas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no Rio Grande do Sul, será apresentado aos prefeitos da região na assembleia geral da AMVAT, que ocorre amanhã, às 18 horas, no Parque Christoph Bauer, em Forquetinha. O deputado estadual Lucas Redecker participará da reunião e falará sobre a matéria. Paralelamente à assembleia haverá encontro das primeiras-damas e das soberanas dos municípios do Vale. As reuniões fazem parte da programação oficial da Forquetinha Expofest, cuja abertura ocorre nesta sexta-feira, às 20 horas.

O prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, está em Brasília. A intenção é encaminhar projetos, cobrar agilidade nos processos em andamento e buscar verbas para o município.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro programou para os dias 13 e 14 de novembro a entrega de vacinas contra a febre aftosa em todas as localidades do município. Os produtores também podem antecipar a retirada, comparecendo na secretaria.

A Secretaria de Obras de Capitão realizou o serviço de recuperação da estrada de Linha Macuco, que dá acesso ao município de Travesseiro. Também nesta semana, estão sendo realizados trabalhos de colocação de material e tubulação, na nova rua aberta no centro da cidade.

O Governo do Estado anunciou os municípios e entidades sem fins lucrativos contemplados com projetos de cozinhas e padarias comunitárias. Foram priorizadas propostas com ações voltadas para a capacitação profissional, produção de alimentos e geração de trabalho e renda à população em situação de pobreza extrema e insegurança alimentar. Estrela foi contemplada com uma padaria, no valor de R$ 20,2 mil, para o Projeto Social CEMAI do Bairro Moinhos e uma cozinha, no valor de R$ 14 mil para a APAE.

Na tarde de hoje acontece o Chá das Aniversariantes da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) de Colinas. A confraternização inicia às 14 horas e 30 minutos.

A Faculdade La Salle de Estrela realizou na noite dee ontem mais uma edição do Profissionais do Futuro. Uma das atrações da atividade foi a presença do jogador de vôlei Gustavo Endres, que proferiu palestra para os estudantes. O Profissionais do Futuro é um evento que busca trazer os alunos de Ensino Médio da região para conhecerem a Faculdade e os cursos oferecidos. O evento contou com a presença de alunos de mais de 10 municípios.

O município de Imigrante contrata, por meio de Processo Seletivo Simplificado, nutricionista pelo prazo de seis meses, com carga horária de 30 horas semanais. As inscrições são presenciais e podem ser efetuadas ainda hoje, até às 16 horas, na Prefeitura.

A Escola de Dança Alessandra Espíndola, de Lajeado, promove hoje, a partir das 19h30min, em parceria com a Univates, o VII Workshop da Criatividade. Para prestigiar as apresentações, que ocorrem no Auditório do Prédio 7 da Univates, basta doar 1kg de alimento não-perecível.

O município de Gramado promove de hoje até domingo a 25ª edição do Festival do Turismo (FESTURIS). A AMTURVALES estará participando do evento, divulgando os roteiros turísticos do Vale do Taquari. 

A Administração Municipal de Encantado realizará amanhã, às 10 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, audiência pública para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado realiza até o dia 22 de novembro, o período de matrículas, rematrículas e inscrição de novos alunos para o ingresso na Pré-Escola e 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de ensino. Já o período de matrículas, para os alunos inscritos na Pré Escola e 1º ano, será de 02 a 06 de dezembro.

Nesta sexta, sábado e domingo, acontece a 4ª Forquetinha Expofest. A promoção é do Centro de Cultura Alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário