Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Últimas Notícias Vale do Taquari - 30 de janeiro de 2014


Representantes da Amturvales estiverem reunidos esta semana com a secretária Estadual do Turismo, Abgail Pereira, e com o supervisor Operacional e de Qualidade da Região Sul da CVC, Luiz Moreira. O objetivo do encontro foi dar continuidade à ação que pretende formatar novos produtos turísticos para a região. O lançamento dos roteiros ocorrerá durante o Workshop & Trade Show CVC, nos dias 19 e 20 de março, em São Paulo. O Vale do Taquari foi um dos premiados na categoria de Melhores Práticas em Gestão e Planejamento, no Prêmio Inovação do Turismo.

O Departamento Jurídico da Prefeitura de Travesseiro está trabalhando na liberação dos veículos repassados em forma de doação pela Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu para Travesseiro. Os veículos foram apreendidos em operações de fiscalização do órgão. Quatro dos veículos estão no município, e assim que forem liberados passarão por revisão mecânica e manutenção para em seguida ficarem a disposição das Secretarias.

O CRAS de Muçum está distribuindo roupas de verão nas tardes de terças e quintas-feiras. Os donativos são destinados para famílias de baixa renda do município.

A Secretaria de Obras de Capitão está trabalhando na implantação da rede de água na comunidade de Bicudo. A rede terá uma extensão de aproximadamente um quilômetro. Foi iniciada a abertura de valos para a colocação dos canos para canalização e, posterior a isso, a finalização, com a colocação de duas caixas d’água de 5 mil litros cada.

Em 2014 o município de Lajeado recebe a 3ª edição do projeto “Portal Cultura”. Trata-se de um espaço para que os grupos teatrais do Vale do Taquari possam mostrar o seu trabalho, aproximando-os do público e difundindo a arte local. O projeto propõe uma apresentação mensal de teatro com um grupo amador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na unidade do Sesc, em Lajeado, até o dia 15 de março.

As Escolas Municipais de Capitão estão recebendo reformas e melhorias conforme necessidade de cada prédio. Na EMEI Bem-Me-Quer está sendo realizada uma reforma interna, que inclui revestimento cerâmico em paredes, pinturas e outras necessidades.

Nas últimas duas semanas, a equipe do CEPED (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres) da UFRGS, esteve em Encantado desenvolvendo atividades relacionadas ao projeto do Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil, que abrange todo o território nacional e tem como objetivo fazer o mapeamento para obras de contenção e prevenção de desastres naturais como enchentes, cheias e deslizamentos nos municípios com maior suscetibilidade a estas ocorrências.

As atividades que realizadas em Encantado foram o trabalho de campo preliminar com a Defesa Civil, oficinas com Agentes Comunitárias de Saúde, atividades territoriais com as Secretarias Municipais do Planejamento, da Administração, da Saúde e do Meio Ambiente, da Educação e Cultura e da Assistência Social. A partir da próxima semana, a equipe divulgará a previsão de data para as reuniões com moradores dos setores de risco.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Estrela realiza na próxima semana uma grande operação “tapa buracos” nas principais vias do município.

Em audiência no DAER, em Porto Alegre, o Governo Estadual reafirmou o compromisso de realização da ligação asfáltica entre Travesseiro e Forqueta - Arroio do Meio. Na oportunidade, revisou-se o processo e constatou-se que ele está apenas aguardando os últimos tramites junto à empresa que irá realizar a obra. O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockenbach, ressaltou que a Administração é parceira na realização da obra e que está disposta a auxiliar no que for necessário para sua concretização.

Em Muçum os ensaios da bateria “Vô Num Vô” para o Carnaval de 2014 estão sendo realizados nos domingos e quintas-feiras, das 19h30min às 22 horas. Os ensaios ocorren no lonão da praça no Centro da cidade.

O vice-prefeito Áurio Scherer assumiu o comando do poder executivo de Arroio do Meio. O prefeito Sidnei Eckert está de férias até o dia 05 de fevereiro.

Os produtores rurais de Muçum que necessitam de serviços da Patrulha Agrícola para produção de silagem devem agendar o serviço junto a Secretaria de Agricultura.

A região turística Vale do Taquari sedia na próxima segunda-feira, dia 03, o encontro, organizado pela Secretaria Estadual do Turismo em parceria com a Amturvales, para elaboração do Plano Estratégico Regional de Turismo. Ao todo, a Secretaria vai promover 25 oficinas de planejamento participativo e integrado com as comunidades. A oficina ocorre na Prefeitura de Encantado das 8h30min às 18h30min. Devem participar do dia de trabalho, as pessoas envolvidas na gestão de turismo dos municípios do Vale do Taquari.

A Univates recebe até o dia 04 de março as inscrições para os cursos de pós-graduação. Entre as novas opções estão Bioinformática Aplicada à Descoberta e Planejamento de Fármacos. O curso é inédito no Estado e visa capacitar profissionais para a utilização da bioinformática na pesquisa e desenvolvimento de fármacos. As aulas ocorrem quinzenalmente, às sextas e sábados. O curso se estende até novembro de 2015.

A administração municipal de Roca Sales está realizando a entrega dos carnês do IPTU 2014. Os carnês podem ser retirados no Setor de Arrecadação e Fiscalização da prefeitura. Pagamentos feitos até o dia 31 de março, em cota única, recebem 10% de desconto. Ainda é possível parcelar o tributo em quatro vezes, com vencimentos para 31 de março, 30 de maio, 1º de setembro e 1º de dezembro.

No dia 16 de março acontece em Muçum, o Encontro Municipal de Mulheres. O evento será realizado no salão do Bairro Fátima.

Até o dia 20 de abril os agricultores de Vespasiano Corrêa devem apresentar o Talão de Produtor na Secretaria de Agricultura.

A Administração Municipal de Putinga e a Associação Comercial e Industrial, juntamente com a comissão organizadora da 6ª Leitão Fest, promovem no dia 8 de fevereiro, um jantar dançante que marcará o lançamento da festividade e o início das comemorações do cinqüentenário de Putinga. O evento será às 20h, no Salão Paroquial, com animação da banda os Guris. Na oportunidade, será apresentada a estrutura da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira, especialmente no setor gastronômico.

O TchêQualifica, programa de qualificação profissional da Secretaria Estadual do Turismo, está com inscrições abertas em Lajeado. Divididos em três módulos – atendimento ao turista, inglês para atendimento ao turista I e inglês para atendimento ao turista II –, os cursos, com carga horária de 160h, têm como público-alvo guias de turismo, taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores, garçons, recepcionistas de hotéis e profissionais envolvidos no receptivo turístico. Os interessados devem comparecer à secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado ou no SENAC para realizarem as inscrições. As aulas ocorrerão de 12 de fevereiro a 21 de maio na sede do SENAC.

Lajeado sedia no dia 14 de fevereiro a etapa regional do concurso Garota Verão.

Até o dia 26 de março a Justiça Eleitoral realiza o recadastramento biométrico dos eleitores de Marques de Souza. Os eleitores devem ser dirigir ao Cartório Eleitoral, em Lajeado. Para realizar o procedimento é necessária a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. O recadastramento é obrigatório. O eleitor que não se recadastrar vai ter seu título cancelado.

No mês de março, ainda em data a ser definida será realizada em Lajeado, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. Os coordenadores da Defesa Civil dos municípios do Vale do Taquari realizam encontro no dia 03 de fevereiro na Secretaria de Educação de Lajeado, para definir os detalhes do evento.

No próximo dia 14 de fevereiro, está programada a excursão à Praia de Torres, organizada pela Associação de Mulheres Primavera, de Colinas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro, pelo fone 3760-1092.

A partir do dia 05 de fevereiro, a Feira do Produtor de Estrela estará funcionando em novo horário nas quartas-feiras. O atendimento será realizado das 06h30min às 12 horas. A feira funciona junto a Praça Henrique Rolaart, no Centro da cidade.

Estão em andamentos as obras do prédio do CRAS de Santa Clara do Sul. Para realização da obra, que deve estar concluída em junho, o investimento é de 224 mil reais. O prédio está situado nos fundos da Escola Estadual Santa Clara.

Até o dia 12 de fevereiro não haverá confecção de Carteira Identidade em Teutônia, em função das férias da servidora que realiza este serviço. 

O prefeito Fazenda Vilanova, Pedro Dornelles assinou contratos com a Caixa Econômica Federal. Os contratos prevêem recursos de mais de R$ 1 milhão para obras em quatro ruas e compra de máquinas para a patrulha agrícola.

O prefeito de Santa Tereza, Diogo Siqueira, classificou o projeto Pelos Caminhos do Pão e do Vinho, como o mais importante a nível regional do Vale do Taquari. Segundo o prefeito, que é o coordenador deste projeto, para este ano deve haver uma forte mobilização política da região em busca de recursos em Brasília para a concretização desta importante obra de ligação entre a serra e os vales.

As comunidades de Cruzeiro do Sul, interessadas em participar do desfile temático da ExpoCruzeiro, programado para o dia 10 de abril, deverão realizar as inscrições até o dia 24 de fevereiro na Secretaria de Educação e Cultura. A ExpoCruzeiro 2014, ocorre no período de 10 a 13 de abril .

Nesta sexta-feira, dia 31, ocorre mais uma edição da Rua do Lazer em Marques de Souza. O evento, tradicional no município, ocorre nas ruas 24 de Maio e Getúlio Vargas, junto à rodoviária, com início às 20 horas. No dia 31 a atração será a banda Garotos do Vale. Já para o dia 21 de fevereiro está confirmada a apresentação do humorista Maurício Pflugseder e haverá mais show de banda. A organização da Rua do Lazer está a cargo da Administração Municipal de Marques de Souza.

Nesta sexta-feira, dia 31, o Centro de Referências da Assistência Social – CRAS de Imigrante realizará campanha de doações de roupas usadas. Neste dia os interessados poderão retirar o número de peças que necessitarem. Mais informações podem ser obtidas no próprio CRAS.

A Administração Municipal de Teutônia iniciou a entrega dos carnês do IPTU 2014. A exceção será o ponto do Bairro Languiru, junto ao Centro Cultural 25 de Julho, que estará disponível a partir do dia 03 de fevereiro, em virtude de férias. Além dos locais tradicionais de retirada, a novidade para este ano é que o contribuinte pode fazer a impressão do carnê via internet.

A Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio lembra a comunidade arroio-meense que os espaços culturais públicos instalados no prédio da Secretaria de Educação e Cultura estão à disposição da comunidade, de segundas e sextas-feiras, com horários diferenciados

Nenhum comentário:

Postar um comentário