Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

COLUNA DO LUCA – 03.02.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado - Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 03.02.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado 

Luiz Carlos Freitag 

O Espetáculo de teatro Automákina – Universo Deslizante será levado ao público em Estrela dia 23 de fevereiro, as 18h no Parque Princesa do Vale. Este projeto consiste na circulação deste espetáculo em seis cidades portuárias do estado Rio Grande do Sul e duas cidades portuárias de Santa Catarina. Terminando o projeto em uma exposição fotográfica e mostra do vídeo documental em Canoas, cidade “porto” do Grupo de pernas Pro Ar. AUTOMÁKINA - Universo Deslizante foi feita para ganhar as ruas e chegar aos espaços mais inusitados, aonde o teatro pouco vai, e assim apresentar o mundo do Duque Hosain'g, Um mundo portátil, pessoal e impenetrável. A realização local é do Sesc Lajeado em parceria com a Secultur de Estrela. 

O Secretário da Agricultura de Estrela José Adão Braun, está eufórico com o crescimento de 36% que houve na produção primária do município de 2012 a 2013. Os valores passaram dos R$ 132 MILHÕES para R$ 180 MILHÕES. “O incremento é decisivo no retorno do ICMS do município, que aumentou em 15% no mesmo período, graças ao bom desempenho da agricultura”, afirmou.

O temporal da semana passada, com ventos de mais de 100 quilômetros horários aqui na Região e fortes descargas atmosféricas, resultou em queda no fornecimento de energia elétrica também na área da Certel Energia. A cooperativa mobilizou mais de 100 profissionais, entre plantões, equipes de rede, operadores e atendentes, para normalizar a distribuição de energia, que faltou para 20.597 associados consumidores. O Disque Certel Energia, através do 0800 516300, recebeu 2.328 ligações. Foram atingidos associados de Lajeado, Capitão, Marques de Souza, Progresso, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Sério, Canudos do Vale, Pouso Novo, Travesseiro, Forquetinha e Cazuza Ferreira (em São Francisco de Paula). Entre as principais causas da interrupção, estão árvores na rede elétrica e postes caídos em função da ventania. As previsões de temporais ficam mais eminentes em função do elevado calor.


Cliver Fiegenbaumm, Chefe de Gabinete me passou em primeira mão: O novo Núcleo Habitacional que começou a ser construido em Estrela, já tem nome: Loteamento Nova Morada – está registrado na Caixa Econômica Federal. E assim que as 379 casas estiverem concluídas, mudará para Bairro Nova Morada. A propósito, na foto dá para ver o local da primeira casa, cujas obras já iniciaram. Ali será o escritório da construtora. Fui visitar o local e fiquei impressionado com o número de máquinas que trabalham na terraplenagem. A partir de 10 de fevereiro inicia a construção em massa – primeiro 10, depois 20 por mês.Outra coisa: a qualidade das casas é algo muito bom. A construtora já começou a descarregar o material no local, vale a pena dar uma olhada.


Entre os próximos dias 10 e 15 um total de 22 quilômetros da duplicação da BR 386 entre Estrela e Tabaí serão liberados para o trânsito. Em seguida mais nove quilômetros deverão ser liberados. Na foto do Gilmar da Silva (Chimarrão) dá prá ver a necessidade da liberação. Mais: Da urgência em se pensar em duplicar tudo de novo entre Estrela e Porto Alegre.

A Prefeitura de Estrela, através das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Câmara de Vereadores está incrementando a campanha Estrela na Luta Contra o Mosquito da Dengue. O lançamento aconteceu sexta-feira à tarde, na Câmara de Vereadores. Foram entregues para cada comunidade que possui cemitérios, uma placa informativa de prevenção à Dengue e também a Vigilância Epidemiológica e Ambiental repassaram informações sobre a transmissão e sintomas da Dengue.

FRASE DA SEMANA: “Calor estonteante, tempestades, queda de temperatura em até 20 graus e volta rápida do auge do verão – o que está faltando?”. (Filósofo se queixando do calor no Salão do Hermes e Leonardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário