Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Estrela-RS - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 13.02.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 13.02.14

MAGRA-INVENTIVA:Por enquanto não tem. Os Vereadores estão em férias até dia 15 de fevereiro.

FRASE: "Com um verão tão intenso, dá para a gente se preparar para o inverno, que deverá ser um dos piores que já tivemos" (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Teremos agora em fevereiro uma atração diferente no Parque Princesa do Vale: O Espetáculo de Teatro Automákina, no próximo dia 23 as 18h. Este projeto é para seis cidades portuárias gaúchas e duas catarinenses - e Estrela está incluida. A realização local é do Sesc de Lajeado junto com a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.

O Prefeito Rafael Mallmann assinou com a Caixa Econômica Federal a liberação de uma verba de R$ 245 mil, via emenda parlamentar do Deputado Federal Luiz Carlos Buzato. Vai ser para a pavimentação da Rua Princesa Isabel do Bairro Imigrantes e Rua José Garcia dos Santos do Bairro das Indústrias. A articulação foi do Vereador Élio Kunzler (PTB).

O Chefe de Gabinete Cliver Fiegenbaum me passou a informação de que o novo Núcleo Habitacional que já teve as obras do primeiro lote de 250 casas iniciado, já tem nome, inclusive registrado na Caixa Econômica Federal: Loteamento Nova Morada. E assim que as 379 casas estiverem concluídas, o nome mudará para Bairro Nova Morada. Em fevereiro ficam prontas as primeiras 10 casas, depois serão construidas 20 casas por mes.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Braun (PSDB) me disse que apesar do recesso, o trabalho é intenso. "O envolvimento é grande, porque o Presidente tem que participar de reuniões, de audiências em Porto Alegre, conversar com o Prefeito, etc". Mas Marcelo disse estar habituado, porque ele já atuava anteriormente como Secretário da Mesa da Câmara.

BOMBA I - O Prefeito Rafael Mallmann está projetando algo que merece aplausos, antes mesmo de ser implantado: A colocação de canteiro central em tres ruas de Estrela.

BOMBA II - A primeira parte á na Rua Coronel Müssnich, desde a Ponte Alta do Oriental até a rótula da Praça Henrique Roolart. A outra parte de canteiro central será na Rua Bruno Schwertner, desde esta rótula, até a outra onde está o Relógio Público, junto ao Parque Princesa do Vale. Daí o canteiro central segue pela Rua Julio de Castilhos até o Sesi.

BOMBA III - Sem dúvida é uma ótima notícia. "Está sendo estudada a viabilidade técnica da obra, pois a intenção é reduzir a velocidade e o número de acidentes, normalizando-se assim o trânsito nestes locais", disse o Prefeito.

BOMBA IV - Ah, e será tudo similar a Avenida Rio Branco, pois os postes de luz deverão ser deslocados para o meio das ruas, dentro dos canteiros centrais. Cada lado da rua terá lugar para estacionamento e tráfego de um veículo, sem ultrapassagens. Como Conselheiro Titular do COMTRAN de Estrela, já anuncio meu voto favorável a esta iniciativa.

O Vice Prefeito Valmor Griebeler está de férias, mas mesmo assim, não descansa. Ele está agendando uma audiência do Prefeito de Estrela Rafael Mallmann e do de Lajeado Luiz Fernando Schmitt, com o Governador do Estado Tarso Genro. O assunto a ser tratado, é o Porto de Estrela. É interessante lembrar a frase do Valmor, divulgada aqui semana passada: "Nós (ele e o Rafael) vamos resolver o problema, o Porto vai voltar a operar".

O Secretário da Educação Marcelo Mallmann esteve com o Prefeito Rafael Mallmann e foram abertas as chamadas de alunos para 120 vagas na Creche Casa da Criança Estrelense, do Bairro Cristo Rei Mais 40 vagas para o berçário da Creche Arco Iris. Em março deverá ser inaugurada a Creche Paulo Freire do Bairro das Indústrias, falta só a vistoria do Governo Federal para ser marcada a data.

Me referi a BOMBA na Coluna? Então, vai aqui mais uma. E esta é um sonho antigo, dá para dizer que é uma EXPLOSÃO. O Prefeito Rafael Mallmann recebeu a confirmação da liberação de R$ 500 mil do Ministério do Turismo, para pavimentação de um trecho do Roteiro Turístico Delícias da Colônia. Tudo bem, mas onde? Entre o Bairro Boa União - final da Rua João Lino Braun - e o Bairro São José - RS 129. Todo o trecho será asfaltado. A Ponte de Ferro sobre o Arroio Boa Vista permanecerá a mesma, pois há pouco ela foi totalmente reformada e ela também poderá ser classificada como uma atração turística para o passeio.

Esta não é novidade, mas é bom todos ficarem atentos: De sábado para domingo, à meia noite, não esqueçam de atrasar o relógio uma hora. É, termina o Horário Brasileiro de Verão. E o próximo começa dia 18 de outubro.

Semana que vem, a Coluna volta ao normal, pois na segunda-feira terminam as férias dos Vereadores e recomeçam as Sessões Ordinárias da Câmara. Vamos ver se teremos novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário