Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Últimas Notícias Vale do Taquari - 18 de fevereiro de 2014


O prefeito em exercício de Bom Retiro do Sul, Paulo André Eidelwein, teve audiência no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, com o Chefe da Polícia Civil Delegado Ranolfo Vieira Júnior. Na oportunidade Eidelwein o aumento do efetivo da Polícia Civil na Delegacia de Polícia de Bom Retiro do Sul.

No próximo sábado, dia 22, acontece em Capão da Canoa, a etapa final do concurso Garota Verão. As representantes da região dos vales nesta fase do concurso serão: Heloísa Beneduzi (19), de Encantado; dHamanda Dalmolin (19), de Estrela; Maíne Serena Pasa (16), de Sobradinho; e, Laura de Azevedo (20 anos), de Venâncio Aires.

O Ministério do Turismo vai liberar para o município de Estrela uma verba de R$ 500 mil para pavimentação de um trecho do Roteiro Turístico Delícias da Colônia, entre os bairros Boa União e São José – RS 129. Todo o trecho será asfaltado.

Hoje, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Travesseiro tem reunião para todos os estudantes do ensino superior e técnico profissionalizante que utilizam transporte. O assunto principal da reunião é a alteração da forma de transporte dos alunos. 

Ocorre quinta-feira, dia 20, a abertura oficial do ano letivo no município de Marques de Souza, com atividades para os professores, merendeiras e serventes, da rede municipal de ensino. A programação se desenvolve a partir das 08 horas, na Escola Municipal Carlos Gomes. Já as atividades com os alunos serão retomadas na segunda-feira, dia 24.

O presidente da AMVAT, prefeito Sidnei Eckert, reuniu a diretoria da entidade, ontem na sede da associação, para discutir as ações para 2014. Questões, principalmente relacionadas a melhorias na infraestrutura regional, merecerão atenção especial da AMVAT ao longo deste ano. Entre elas, estão as relacionadas ao Porto e ao Aeródromo Regional de Estrela, à duplicação da ERS-130, ao projeto de videomonitoramento e à execução ou conclusão aos acessos asfálticos aos municípios.

Na próxima terça-feira, dia 25, ocorre na sede da AMVAT, em Estrela, reunião dos prefeitos da região com o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco. O encontro inicia às 14 horas.

A AMVAT está apoiando a mobilização em prol da duplicação da BR 386. O movimento está marcado para o dia 15 de março e liderado pela Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari, e vai bloquear a rodovia das 9h às 13h, como forma de pressionar a Funai para liberar as obras num trecho de dois quilômetros onde se localiza a aldeia indígena, em Estrela.

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos realiza hoje mais uma entrega de equipamentos para interligar 80 maternidades a cartórios civis em todo o Estado. A ação, que ocorre a partir das 14h, em Porto Alegre, faz parte do Programa de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimentos. Os equipamentos (computadores, scanners e impressoras) irão interligar as maternidades dos hospitais aos cartórios de registro civil de nascimento, facilitando, assim, que os recém nascidos já saiam do hospital com a sua certidão de nascimento em mãos. Da região serão beneficiados os hospitais de Encantado, Guaporé, Lajeado, Estrela, Teutônia e Venâncio Aires.

A exposição “Experiências de São Miguel das Missões" abriu em grande estilo, no dia 22 de janeiro, a sala destinada às artes visuais do SESC Lajeado. As obras seguem expostas até o dia 14 de março, com visitação aberta ao público, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca.

Agricultores dos municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Taquari e Teutônia vão receber protetores solares na fase piloto do programa Saúde na Pele do Governo do Estado. O programa vai distribuir, gratuitamente, 300 mil bisnagas com fator de proteção solar 30 para cem mil trabalhadores rurais, da pesca e da aqüicultura do estado.

Na última sexta-feira, dia 14, ocorreu a inauguração do Posto Languiru, posto de combustíveis da cooperativa no trevo de acesso ao Bairro Languiru, na Via Láctea, em Teutônia. Prestigiaram a solenidade festiva, direção, colaboradores, autoridades, líderes de núcleo, integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, representantes de cooperativas coirmãs, parceiros, imprensa e comunidade em geral.

Começa nesta quarta-feira, dia 19, o Liquida Lajeado 2014. Os consumidores terão quatro dias para “correr” e garantir produtos com preços baixos nos cerca de 120 estabelecimentos comerciais credenciados. Com o slogan “Entre na corrida pelas melhores ofertas”, a promoção segue nesta quinta (20), sexta-feira (21) e sábado (22). As lojas vão disponibilizar aos clientes mercadorias com descontos que podem chegar a 70%, além de prazos e condições especiais para pagamento.

Os selecionados para preencher as 25 vagas do curso de medicina na Univates são oriundos de 14 municípios do Rio Grande do Sul, além das cidades de Chapecó, Cuiabá, Goiânia, Lages e Londrina. O processo seletivo ocorreu por meio da utilização das notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Em Canudos do Vale, 38 alunos se inscreveram para receber o Passe Livre destinado ao transporte escolar. Trata-se de um benefício para os jovens que cursam uma faculdade fora do município ou integrem cursos técnicos.

Começa hoje em Travesseiro a apresentação dos talões de produtor com roteiro por todas as localidades do interior. Na manhã desta terça-feira, dia 18, a apresentação dos talões ocorre em Cairu e a tarde em Barra do Fão. Os agricultores da Sede devem ir até a prefeitura.

Hoje, às 08 horas e 30 minutos, acontece a posse do novo secretário da Fazenda de Estrela. Darlã Bellini assume no lugar de Elemar Pedotte, que solicitou afastamento do cargo.

As escolas estaduais e municipais de Encantado iniciam suas atividades com os alunos no dia 24 de fevereiro.

Neste ano o tradicional encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovido pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro, em conjunto com as prefeituras dos três municípios será realizado no dia 08 de março, no salão do Esportivo Travesseirense, em Travesseiro. A programação inicia às 08h30min.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Roca Sales. Até 12 de março, data em que se encerram os encontros, a previsão é que mais de 10 mil associados acompanhem as apresentações em cada município.

A Secretaria de Agricultura de Capitão recebe até o quinta-feira, dia 20, os pedidos para reserva de alevinos. O pagamento deverá ser realizado no ato da encomenda. A entrega será realizada em março.

Amanhã (19) começa o ano letivo para os estudantes do Colégio Teutônia. A direção do educandário prepara uma programação especial para recepcionar os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

No dia 27 de fevereiro, das 19h às 23h, a CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae no município promovem a oficina “Administrando fluxo de caixa”. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

Os resultados positivos de 2013 e as projeções para o ano em exercício estão sendo apresentados aos associados da Dália Alimentos durante as assembleias regionais. Os encontros tiveram início no dia 12 e prosseguem esta semana. Hoje, dia 18, aassembleia é para os associados da região de Serafina Corrêa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário