Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Últimas Notícias Vale do Taquari - 27 de fevereiro de 2014


O Plenário do Senado aprovou Projeto de Lei da Câmara que estabelece as normas de produção de vinho por agricultores familiares ou empreendedores familiares rurais, o chamado vinho colonial. A proposta, segue agora para sanção presidencial. A norma, de autoria do deputado federal licenciado e atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, determina que o vinho colonial seja fabricado com no mínimo 70% de uvas produzidas na propriedade rural familiar e na quantidade máxima de 20 mil litros anuais.

No dia 06 de março, das 19h às 23h, a CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae em Teutônia promovem a oficina “Controle de estoque”. O evento terá por local o Auditório da CIC. Mais informações e inscrições pelo e-mailcomercial@cicteutonia.com.br.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela abriu inscrições para profissionais interessados em atuar no Programa Segundo Tempo, do Governo Federal. As contratações são por tempo determinado, durante a execução do programa na cidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de março no Setor de Pessoal da Prefeitura de Estrela. Há vagas para técnico administrativo; coordenador de núcleo; e, monitor de atividades esportivas.

O Hospital Ouro Branco, de Teutônia, recebeu equipamentos de informática da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, os quais interligam a maternidade da casa de saúde ao cartório civil do município. A iniciativa integra o Programa de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimentos. O hospital teutoniense recebeu computador, scanner e impressora, equipamentos que permitem que os recém-nascidos saiam da casa de saúde com a certidão de nascimento.

O município de Capitão recebeu um caminhão caçamba do Governo Federal, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O Hospital Ouro Branco, de Teutônia, recebeu a visita do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB). Durante a visita, Santini conheceu as instalações do hospital e anunciou a indicação de R$ 500 mil de emenda parlamentar do gabinete do deputado federal Luiz Carlos Busato, que atualmente é o titular da Secretaria Estadual de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. A verba será aplicada na aquisição de equipamentos.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado está oferecendo duas vagas gratuitas no curso de Eletricista Residencial e Predial, promovido pela empresa Sispe Cursos. As aulas serão ministradas no Auditório Imigrante do Centro Administrativo todas as segundas-feiras, das 20h às 22h. Os interessados nas vagas gratuitas devem se inscrever na Secretaria de Assistência Social até esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. Os contemplados serão escolhidos por sorteio no dia 05 de março. O critério para se habilitar à vaga é estar inscrito no Cadastro Único.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga o chefe do poder Executivo que deseja disputar a reeleição a se afastar do cargo. Hoje, a licença é obrigatória apenas para aqueles que vão concorrer a um cargo diferente do que ocupam. A proposta de autoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP) previa inicialmente o afastamento de presidente, governadores e prefeitos que pleiteiam a reeleição quatro meses antes. O texto aprovado, modificado pelo relator da proposta, Luiz Henrique (PMDB-SC), sugeriu que a licença ocorra "a partir do primeiro dia útil após a homologação da candidatura", ou seja, após as convenções partidárias, em junho. 

No sorteio da Campanha Mãos Dadas com a Saúde do mês de fevereiro, o contemplado foi Dirson Ludwig, de Poço das Antas, premiado com um cheque-presente das Lojas Certel no valor de uma TV 21’’. A campanha é realizada numa parceria entre o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, e a Certel Energia, arrecadando mensalmente cerca de R$ 6 mil por meio das doações espontâneas de associados da cooperativa, debitadas nas faturas de energia elétrica.

O Centro de Saúde de Capitão vai oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) a partir de 10 de março para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e, nas escolas municipal e estadual. A dose da vacina ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela realiza no dia 09 e março mais uma edição do “Domingo Cultural”. Na oportunidade ocorre a apresentação da cantora Nice Porto, que será acompanhada pelos músicos Fernando Graciolla e Neco Eidelwein. O evento acontece às 20 horas, na Câmara de Vereadores.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) promove no dia 10 de março reunião-almoço com o prefeito, Luís Fernando Schmidt. O chefe do executivo lajeadense palestra sobre o tema “A Administração Pública Moderna”. A recepção aos convidados ocorre a partir das 11h45min no Salão de Eventos da ACIL.

A Secretaria de Agricultura de Capitão realizou a entrega de mais um lote de certificados para propriedades de produtores de leite livres da tuberculose e brucelose. Conforme a liberação por parte do Ministério da Agricultura os certificados estão sendo entregues aos produtores do município.

Em função do feriado de Carnaval, a Prefeitura de Marques de Souza fará ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 03 de março. Dessa forma, os trabalhos são interrompidos na sexta-feira, dia 28, às 14 horas, e retornam na quarta-feira, dia 5, às 7h30min. Os serviços básicos, assim como os de urgência serão mantidos.

No dia 14 de março, associados da Dália Alimentos se reúnem no Clube Comercial de Encantado para a Assembleia Geral Ordinária, com início previsto para as 10h. Na ordem do dia, leitura, discussão e julgamento das contas da Cooperativa para o ano de 2013, destinação das sobras relativas ao exercício social do ano passado. Na ocasião vão ser eleitos e empossados os novos membros do Conselho Fiscal, além de outros assuntos pertinentes à Cooperativa.

O início de ano foi de intenso trabalho na Secretaria de Obras de Marques de Souza. Dos 220 quilômetros de estradas do município, os trabalhadores já recuperaram 120, o que corresponde a 55% do total.

Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Lajeado, o petista Sérgio Kniphoff admitiu a possibilidade de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

O município de Arvorezinha vai receber mais de 2 milhões de reais de recursos do Governo Federal. Os recursos serão utilizados para pavimentação de ruas, compra de máquinas e equipamentos, e, nas obras de construções do Centro Multiuso e da nova sede do CRAS.

No dia 08 de março, às 08h30min, acontece Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Putinga, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, oito mulheres com atuações destacadas na comunidade, serão homenageadas.

No dia 08 de março acontece em Arvorezinha, evento especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A programação se desenvolve no Auditório Municipal Domingos Dorigoni, a partir das 14 horas. Entre as atrações, estão atividades de integração, sorteio de brindes e duas palestras, “O Dom de ser Mulher” com Liesel Dick e “Economia Doméstica e Planejamento Familiar”, com Marta Rossini, extensionista da Emater. Haverá transporte gratuito do interior do município. A promoção é da Prefeitura de Arvorezinha.

As atividades do CRAS de Doutor Ricardo serão intensificadas a partir do dia 06 de março. Neste dia será realizada uma tarde festiva com sorteio de brindes e palestra com o filósofo Jorge Trevisol. A programação inicia às 13 horas e 30 minutos.

A Administração Municipal de Encantado decretou ponto facultativo nos órgãos públicos municipais nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira de Carnaval. A carga horária será recuperada durante as promoções e eventos do município em 2014.

No dia 07 de março, às 19h30min, acontece Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Arvorezinha, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião nove mulheres com atuação destacada na comunidade serão homenageadas pelo poder legislativo.

Estão abertas as inscrições para os projetos do CRAS de Doutor Ricardo. Nas quartas-feiras, das 13 às 16, e das 17 às 19h30min, ocorrem as aulas de artesanato. Já nas sextas-feiras, das 13 às 16 horas ocorrem as aulas de confecção de luminárias e abajures, para meninos e meninas a partir dos 12 anos.

No dia 22 de março acontece na sede social da Sociedade Rio Branco, em Estrela, o concurso de beleza Soberana das Piscinas. A programação inicia às 20 horas. Entre as atrações shows com as bandas Vulgar e Balaio de Gato.

No próximo domingo, dia 02 de março, acontece em Anta Gorda o Carnaval Infantil, promoção da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e da Sociedade Cultural e Recreativa Carlos Gomes. A programação inicia às 16 horas.

Hoje, às 13h30min, acontece reunião no Salão Paroquial de Relvado, para os integrantes dos grupos da terceira idade. Na oportunidade haverá palestra motivacional com Fábio Fiel, que abordará o tema “A terceira idade é um show”.

Na próxima sexta-feira, dia 28, às 13 horas, acontece encontro na sede do CRAS de Relvado, para os PcDs (Pessoas com Deficiências).

O Centro de Referência da Assistência Social de Anta Gorda está com dez vagas abertas para a oficina de artesanato em biscuit, destinadas a mulheres com idade mínima de 17 anos. A atividade ocorre em maio, no CRAS. Interessadas devem entrar em contato com o Departamento de Assistência Social.

Os Cartórios Eleitorais farão horários diferenciados em função do Carnaval. Nesta sexta-feira, dia 28, o atendimento será das 8h às 14h. Nos dias 3 e 4 de março não haverá expediente, que será retomado no dia 5, das 14h às 19h.

Está marcado para o dia 08 de março, no Ginásio Municipal de Esportes de Relvado, o encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A recepção das participantes será às 13h30min. A realização é da Administração Municipal, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Autoridades estaduais receberam, na segunda-feira, a vista da comitiva da 6ª ExpoRoca e 9ª Fecarpa. No Palácio Piratini, o grupo foi recebido pelo Governador Tarso Genro, Deputado Estadual Edgar Pretto (PT) e pelo Secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco. Na Secretária de Turismo do RS foram recepcionados pela chefe de Gabinete Córa Chiappetta. A 6ª ExpoRoca e 9ª Fecarpa ocorrem nos dias 7, 8 e 9 de março, no Centro Social Urbano.

O município de Itapuca sedia no dia 15 de março o 14º Encontro Regional da Terceira Idade Recordar é Viver. A programação, que faz parte dos festejos de 22 anos da cidade, inicia às 13h30min e será realizada no Ginásio Municipal de Esportes.

No dia 14 de março, às 19 horas, acontece no Ginásio Municipal de Esportes de Itapuca, o Jantar-Baile, com escolha das soberanas do município. Seis candidatas estão inscritas para o concurso.

A administração municipal de Muçum realiza audiência pública nesta quinta-feira, às 10 horas, no Auditório Adelaide Boniatti da Prefeitura. Na ocasião, será apresentada a Prestação de Contas da Gestão Fiscal, relativo ao 3º Quadrimestre do ano de 2013.

A CDL Lajeado promove hoje o evento de posse da sua nova diretoria. A programação festiva vai ocorrer a partir das 20h, no Weiand Hotel. Será empossado como presidente da entidade o empresário Daniel Dullius, que permanecerá no cargo no biênio 2014-2015. Dullius substitui a Ricardo Diedrich que presidiu a entidade nos últimos dois anos.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Vista Alegre do Prata. Até 12 de março, data em que se encerram os encontros, a previsão é que mais de 10 mil associados acompanhem as apresentações em cada município.

Nesta quinta-feira, dia 27, das 19h às 23h, a CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae no município promovem a oficina “Administrando fluxo de caixa”. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

O município de Relvado está realizando a 2ª Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico. O material deve ser entregue até sexta-feira, dia 28, no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

O Centro de Referência de Assistência Social de Imigrante irá realizar nova campanha de doação de roupas para pessoas carentes na sexta-feira, dia 28, durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário