Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 11 de março de 2014

COLUNA DO LUCA – 10.03.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado


COLUNA DO LUCA – 10.03.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado
Luiz Carlos Freitag 

O Pré candidato a Governador pelo PMDB, José Ivo Sartori, esteve em Estrela quinta-feira à noite. Reuniu com o Prefeito Rafael Mallmann. Mais de 280 pessoas de 35 muncípios da Região estiveram presentes lotando a sala do Estrela Palace Hotel. No seu discurso, Sartori ressaltou que quer unicade, “que estejam todos juntos”. O coordenador Regional do partido Gilberto Keller disse que a grande mobilização deve ocorrer após a definição do candidato e o Deputado Estadual Alexandre Postal criticou o PMDB Nacional por não colocar candidato a Presidente da República. Depois de Sartori, a pessoa mais citada foi a ex-Miss Brasil Gabriela Markus, pré-candidata a Deputada Federal. Mas o que mais chamou a atenção foi o corte surpresa de energia elétrica durante os discursos – durou uma hora e cinco minutos.

O advogado Dr. Jorge Raul Ruschel enviou e-mail para o Jornal do Comércio, dizendo ser assíduo leitor também daquelas Colunas (não só da minha) e comentou a informação da possivel breve reativação do Porto de Estrela. Ele pediu apoio dos cronistas do JC para que o Entroncamento Rodo-Hidro-Ferroviário volte as atividades plenas. “Sou estrelense com 71 anos que deseja o desenvolvimento do município e da Região do Alto Taquari, localizado agora com estradas duplicadas a 100km de Porto Alegre - e temos um aeródromo que está sendo objeto de estudos junto aos órgãos competentes”. Ele sugeriu uma visita deles a Estrela, para um almoço na CACIS, ver de perto e conhecer o local. “Conversem com o Prefeito Rafael Mallmann e o Presidente da CACIS para marcar a data”. Ah, o Colunista Danilo Ucha do JC já confirmou o interesse de vir aqui.

Então conversei com o presidente da CACIS, Henrique Purper, a respeito disso. Ele foi bem claro: “Tem que privatizar o porto. O setor público não tem condições de fazer a coisa funcionar”. Ressaltou que tem gente interessada nisso, “se não privatizar ficar tudo como está, igual a um museu para o resto da vida”. Segundo ele, tem que fazer disso uma oportunidade porque tem pessoal de fora, empresários que querem investir no porto. “Faz-se um contrato correto e pronto, tanto o entroncamento como o aeroporto irão desenvolver a Região”.

Hoje a Secretaria da Saúde de Estrela inicia a vacinação contra o HPV-Papiloma Virus, para meninas dos 11 aos 13 anos de idade. É que este virus pode desenvolver câncer de colo em mulheres e esta vacinação as imuniza. E também protege, de modo indireto o homem. Participarão da campanha a Secretaria da Educação, 3ª DE e as escolas particulares. Segundo o secretário Elmar Schneider, todas as escolas serão visitadas, pois a vacinação será feita de forma educativa. “Num primeiro momento conversaremos com as alunas e no segundo momento, aplicaremos a vacina. Este é mais um trabalho de saúde preventiva”.

O Deputado Federal Osmar Terra (PMDB), presidente da Comissão Anti Drogas, virá a Estrela no final de março ou início de abril. Virá proferir uma palestra nesta área, também com o objetivo de tratar da prevenção de saúde. Além da Secretaria da Saúde, estarão envolvidas as Secretarias do Trabalho e Ação Social e da Educação.

SE DA SEMANA: “Se tu estás na reserva do Taim e atropela uma capivara, o Ibama te coloca direto na cadeia por crime ambiental; mas se alcoolizado, acima da velocidade permitida, passa no sinal vermelho, bates, foges, omites socorro e acabas matando uma pessoa, tendo um advogado mais ou menos, em 12 horas ‘tá liberado’...” (Francisco Capaverde, inconformado com a demorado julgamento do motorista que matou sua filha Bruna em Porto Alegre-ZH 02.03.14 pg 3) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário