Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 03.04.14 - Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 03.04.14
MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as 

PÉROLAS:

FELIPE (PPS):
"Espero que não seje por eu ser oposição"

PAULO BIRCK (PTB):
"Estiveram presentes mais de mil idosos e jovens há mais tempo".

PAULÃO (PPS):
"Gramado é uma lagoa que tem bicicletinhas".

FRASE: "A Brigada Militar deveria fiscalizar mais a o Bairro Pinheiros, pois tem muitos caminhões e bi-trens fazendo barbaridades por algumas ruas" (Um dos presentes na Prestação de Contas da Prefeitura).

O Prefeito Rafael Mallmann esteve quinta-feira passada na Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros, para a Prestação de Contas de 2013. Agradou a todos os presentes. Ele informou que Estrela tem ainda 530 quilômetros de estradas sem pavimentação e mais de cem ruas ainda sem calçamento ou asfalto. Paulatinamente tudo vai sendo feito, pois esta é uma das prioridades da atual administração.

Rafael também informou que Estrela terá o maior Distrito Industrial da Região, com 20 hectares - localizado no Bairro Pinheiros. E foi claro: Ainda este ano fica pronta a Creche do Bairro Pinheiros, o que vai zerar a lista de espera de mães com seus filhos. O Secretário da Saúde Elmar Schneider informou também que de 22 de abril a nove de maio, vão ser aplicadas as vacinas contra a gripe. Detalhes dentro em breve.

Falando nisso: Hoje continua a Prestação de contas. Será as 14h na Delfina e as 19h e 30min no Bairro Alto da Bronze. É muito importante a participação da população, pois muitas perguntas podem ser feitas e muitas informações são prestadas tanto pelo Prefeito, como por vários Secretários que sempre estão presentes.

José Adão Braun, Secretário Municipal da Agricultura, informou que iniciou a primeira etapa de everminação do rebanho bovino - a aplicação da vacina acontece para 7.500 a oito mil bovinos. E em maio inicia a vacinação contra a febre aftosa, para mais de 18 mil animais.

Braun também disse estar satisfeito com a melhoria da sua Secretaria, no que diz respeito ao atendimento de pedidos de agricultores. "Agora tenho duas novas patrolas, quatro retroescavadeiras, uma pá carregadeira e tres caminhões caçamba - e em maio, deverá vir mais uma patrola" - exultou.

O Secretário da Educação de Estrela. Marcelo Mallmann disse que estão sendo instaladas as Lousas Digitais - Computadores Interativos com telas de 79 polegadas em sete escolas municipais. Até amanhã tudo estará pronto. Duas escolas receberão esta inovação em todas as cinco salas de aula: Será a Escola Cônego Hugo Volkmer do Bairro Auxiliadora e Escola do Bairro Pinheiros. "E já estamos programados para comprar mais destes computadores ainda este ano para todas as escolas". Segundo Marcelo estas Lousas podem abrir até quatro páginas na internet simultaneamente, podendo as imagens ser misturadas nas telas.

Adriano Scheeren (PSB) novamente tocou num assunto, que já foi tema levantado várias vezes por Andreas Hamester (PP). Trata-se do problema que está acontecendo em Estrela, há algum tempo, no que se refere a cães soltos nas ruas. "Pessoas estão largando cães pela cidade toda e nos bairros, assim como no interior do municipio, pena que não se consegue flagrar ninguém que esteja fazendo isso." Realmente isso é uma coisa que não se entende. Se alguém não quer animal, por que abrigar e depois se desfazer com crueldade?

O Secretário da Saúde Elmar Schneider informou que o Deputado Federal Osmar Terra vai estar novamente em Estrela. Vai ser dia 11, as 9h da manhã, quando ele fará uma palestra sobre drogas para as sétimas e oitavas séries das escolas públicas e particulares do municipio. O local será o Colégio Santo Antônio. Osmar Terra é o autor da Lei Anti Drogas, aprovada em 2013 pelo Congresso Nacional.

O Grêmio tem novo Cônsul em Estrela - foi eleito por unanimidade, e já foi empossado, Valdir Hermel. E já vai realizar a primeira promoção: Uma visita à Arena do Grêmio. Vai ser dia 13 - domingo da próxima semana - com saída de Estrela as 8h da manhã e retorno as 13h. Segundo Valdir, serão visitadas todas as dependências da nova Arena. Qualquer informação ou confirmação da participação deve ser feita pelo fone 3720 1358. O valor é de R$ 50,00 por pessoa.

A informação que Andreas Hamester (PP) deu semana passada, de que os passeios de trem entre Estrela e Guaporé estão com o projeto em pleno andamento, e que tudo deverá ser liberado ainda este ano, teve ampla repercussão positiva entre a população. Concordo, quem não gostaria de fazer este passeio? Eu fiz o trajeto com Prefeitos da AMVAT há alguns anos, nem dá para contar como é maravilhoso passar por tantos túneis e tantos viadutos. Entre eles, o mais alto da América Latina. Até tenho um filme do passeio, feito na época em fita cassete mas hoje devidamente digitalizado. O filme foi feito, na época pelo Hugo Leipelt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário