Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Folha de Estrela - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS

PAULÃO (PPS): “Não caberam todos na foto”. 
ERNANI (PMDB): “...não faz muito mas não deixa o rabo preso com roubalheira”. 
LUIZ (PMDB): “O VEREADOR Carlos Rafael Mallmann foi aplaudido de pé”. 
BÉLKIS (PPS): “As casas do PAC serão pagas pelo povo, minha casa, minha dívida”. 
ÉLIO (PTB): “Tem que tirar o leite na vaca que está lá em cima, lá”.

FRASE: “Começara os feriados. Quero ver como vai ficar durante a Copa do Mundo” (Filósofo preocupado, no Salão do Hermes e do Leonardo).

A Presidente do PMDB de Estrela, Renata Becker me passou a programação do encontro Diálogos PMDB Mulher /RS - Nossa Coragem - Vale do Taquari. Vai ser dia 26 próximo no Estrela Palace Hotel a partir das 8h. Presença de José Ivo Sartori e Germano Rigotto. Todas as mulheres da Região estão convidadas. 

Prefeito Rafael Mallmann aguarda ansiosamente o Festival do Chucrute, dentro das comemorações dos 138 anos de Estrela. Sua esposa Carine foi dançarina dos Grupos Folclóricas Alemãs e Rafael foi participante da Comenda por dois anos. E os Grupos fazem seus 50 anos - e o Festival, 49 anos. Na Câmara de Vereadores, o Festival também foi assunto. Bélkis Carolina Calsa (PPS) disse que a promoção tem feito muito bem para Estrela, pois nos divulgou para outros Estados e outros Países. Marcelo Braun (PSDB) deu os parabéns a toda a equipe organizadora por divulgar tão bem Estrela. Lorena Hauschild (PR) parabenizou Andreas Hamester (PP) pelo belo lançamento da promoção deste ano, semana passada. Realmente temos que ficar satisfeitos com esta promoção, que tão bem faz para nossa cidade e comunidade.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann me lembrou: Dia 28 acontece a Assembléia Geral do STR, a partir das 14, tendo por local o Ginásio Esportivo do Colégio Santo Antônio. Serão feitas as Prestações de Contas relativas aos anos de 2012 e 2013. 

E o Hospital Estrela fez seus 85 anos. Como integrante do CODURAE e COMTRAN eu fui convidado, segunda-feira, e participei da Missa e do Coquetel. Na Câmara, os Vereadores que estiveram presentes elogiaram o ato. Paulão Scheeren (PPS) disse que em Porto Alegre tem hospitais que fazem pessoas aguardar até 12h para serem atendidas no Pronto Socorro, “mas em Estrela o nosso Hospital está prestando ótimo serviço, é uma referência Regional”. Paulo Birck (PTB) também elogiou o trabalho da Irmã Terésia, Lorena Hauschild (PR) mostrou-se muito satisfeita com tudo o que o Hospital está fazendo pela população e Élio Kunzler (PTB) deu seus sinceros parabéns para a Irmã e sua equipe. “O Hospital continua crescendo, cada vez temos mais obras no local”.

A Irmã Terésia vai estar dia 28 na Câmara: Neste mesmo dia, acontece reunião do Conselho Municipal da Saúde - me informou o presidente do STR Rogério Heemann. E a reunião deverá ser no prédio do Legislativo, porque todos querem assistir a homenagem ao Hospital Estrela. O Prefeito Rafael Mallmann e o Secretário da Saúde Elmar Schneider também elogiaram muito o trabalho da Irmã Terésia nas comemorações da segunda-feira.

Pessoal deve ir se preparando pois vem aí a data da vacinação contra a gripe. Inicia dia 22 e vai até nove de maio. É para crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde e indivíduos com mais de 60 anos de idade - além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Marcelo Braun (PSDB) disse que Deputados Federais estão avaliando Projeto para fazer a junção dos anos eleitorais. Isto é, ao invés de acontecer eleição a cada dois anos, que ocorram todas juntas de quatro em quatro anos. “Temos de pressionar nossos Deputados para isso vir a acontecer, pois vai sobrar muito dinheiro nos cofres públicos. Com eleições a cada dois anos, temos sempre dois anos perdidos. Temos que nos mobilizar o quanto antes”. Paulão Scheeren (PPS) concordou plenamente com esta iniciativa, dizendo que quem vai sair ganhando com isso, é a população.

Bélkis Carolina Calsa (PPS), assumiu uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Estrela, durante a licença de Felipe Schossler para tratamento de saúde. Ela já participou de duas sessões, mas o que eu já ouvi de elogios para ela... Sem dúvidas ela vai deixar saudades quando retornar o titular da cadeira. Nada contra o Pinho, mas a Bélkis, com sua experiência, sabe impor respeito e atua na mesma linha do Presidente Marcelo. Me lembro perfeitamente da época em que ela foi Vereadora a primeira vez. e das maravilhas que fez no Legislativo. Depois concorreu a Suplente de Senadora, a Prefeita, a Vice-Prefeita e a Vereadora novamente. Pena que não se reelegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário