Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 01.05.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 01.05.14

MAGRA-INVENTIVA

HOJE NÃO TEM

Não houve "colaboração" de nenhum Vereador.

FRASE: "85 anos é um grande momento de uma grande esperança de fazer o bem e levar a paz para quem nos procura"

(Irmã Terésia, falando na Tribuna da Câmara dos 85 anos do Hospital Estrela).

Esta, é muito boa. No lançamento do Festival do Chucrute deste ano, eu estava conversando com o Prefeito Rafael Mallmann e um dos presentes veio cobrar dele: "Por que não é contratado nenhum show de nivel Nacional para o aniversário de Estrela?" Rafael não teve dúvida na resposta: "Já temos um Grande Show, de nivel internacional. O Festival do Chucrute, com o Melhor e Maior Grupo de Danças Alemãs do Brasil". Concordo plenamente.

A Uame - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela irá fazer uma confraternização da diretoria, junto com a diretoria das Associações de Moradores de Bairros, esposas e filhos. Será dia 15 de junho, em princípio, na sede campestres da Caixa Econômica Federal. Segundo o Presidente Aloisio Mallmann a festa inicia as 10h e vai seguindo durante a tarde.

Estive no encontro Diálogos do PMDB Mulher Regional, realizado sábado no Estrela Palace Hotel. Mais de 130 mulheres presentes, o que deixou a presidente do partido de Estrela, Renata Becker, muito satisfeita. "

Todas as mulheres devem se sentir muito importantes", disse Renata. Fiquei até o final, como Jornalista, e confesso que tive de rir muito com a alegre e descontraida palestra da Delegada de Polícia Márcia Scherer. Realmente ela agradou muito para todos que estiveram presentes. Destaque também para Gabriela Markus, teutoniense Miss Brasil de 2013 e pré-candidata a Deputada Estadual.

Secretário da Agricultura, José Adão Braun me disse que a primeira etapa da everminação do rebanho bovino foi concluída. "Em 30 dias, tres equipes evitaram que os produtores tenham prejuízo na produção de leite", afirmou. Foram vacinados cerca de oito mil animais - e a segunda etapa acontece em outubro.

Braun disse ainda que em maio acontece a vacinação contra a aftosa, sendo atingidos em torno de 18 mil animais. "Vão ser cinco equipes que farão um roteiro exaustivo. Temos de facilitar a vida de nossos produtores". Sua secretaria iniciou também a distribuição de mudas de primeira classe, mais adubo e uréia, para formar, com ajuda do Governo Estadual, uma pastagem perene para o gado leiteiro.

Foi aprovado na Câmara o Projeto de Lei que institui, a partir de agora, obrigatoriedade de que os novos loteamentos tenham, além de água e luz, também pavimentação das ruas e rede de esgoto. Votaram contra os vereadores do PPS e PR. A grande vantagem desta nova Lei, é que termina com os terrenos com ruas cheias de barro ou de poeira. É fácil ver o número de locais sem calçamento - e apesar de não ser muito cara pavimentação (em torno de R$ 5 mil), o pagamento tem que ser feito em um ano. Mas se for comprado o terreno com rua pavimentada, esta quantia é dissolvida em 20 ou 30 anos, dentro do valor do empréstimo. Como membro do CODURAE, quero cumprimentar a aprovação desta Lei.

A Irmã Terésia, administradora do Hospital Estrela esteve na Tribuna Livre falando dos 85 anos da instituição. "Foram 39 mil atendimentos no Pronto Socorro em 2013, temos mais de cinco mil internações por ano , mais de 380 funcionários e 67 médicos". Ela só ouviu elogios dos Vereadores.

Ernani de Castro (PMDB) disse que o Hospital está em boas mãos. Paulão Scheeren (PPS) elogiou, além do Hospital, também o Secretário da Saúde Elmar Schneider e o casal de médicos cubanos, presentes na Sessão. Lorena Hanuschild (PR) também elogiou o Schneidinha e o casal de médicos, além de toda a equipe do Hospital Estrela. Elio Kunzler (PTB) elogiou a novidade no plantão médico do Pronto Socorro - agora com dois médicos das 17h até a meia noite. Bélkis Carolina Calsa (PPS), elogiou o Hospital dizendo que "temos uma tradição de bem servir a população no setor de saúde". Também elogiou a Igreja Católica (também a Protestante e algumas novas recém surgidas) dizendo que ela nunca ficou entre quatro paredes e sim, sempre se comprometeu com o povo, construindo hospitais, escolas e asilos. Andreas Hamester (PP) também saudou os médicos, a Irmã Terésia e Elmar Schneider - parabenizando a todos.

Bélkis Carolina Calsa (PPS) elogiou a decoração de Páscoa, distribuida no Parque Princesa do Vale. "Participaram crianças de todas as escolas municipais, eu gostaria que isso tivesse ocorrido também em todos os demais municípios da Região", afirmou.

Andreas Hamester (PP), instrutor dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, lembrou que segunda-feira dia cinco as 14h os integrantes dos Grupos, junto com a Comissão Organizadora do 49º Festival do Chucrute estarão na Assembléia Legislativa apresentando uma exposição dos 50 anos dos Grupos de Danças. Realmente vai ser uma festa na Assembléia.

O Deputado Federal Alceu Moreira, presente no encontro das mulheres do PMDB em Estrela, disse algo que chamou a atenção: "Precisamos de debates de conteúdo, não queremos um Estado grande e gordo para servir um partido. Queremos um Estado que sirva à população, mas tirando os excessos". O Coordenador Regional do Partido, Gilberto Keller, no final do encontro formou um Grupo de Trabalho que tem como coordenadora a Delegada de Polícia Márcia Scherer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário