Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Notícias Regionais Vale do Taquari - 7 de maio de 2014


A Administração Municipal de Roca Sales realizou ontem, a assembleia do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã – Orçamento Estadual 2015, no ginásio de esportes do Centro Social Urbano. Na ocasião, foram definidas as demandas gerais e as cinco prioridades estratégicas para o Orçamento Participativo.

O prefeito de Travesseiro Ricardo Rockembach está em Brasília em busca da liberação de 960 mil reais de investimentos no município em emendas parlamentares. O chefe do executivo aproveitará a estada em Brasília para encaminhar novos pleitos juntos aos deputados e ministérios.

O Grupo Felicitá de Doutor Ricardo realiza no dia 15 de maio o encontro mensal do grupo da melhor idade. O encontro ocorre junto ao CRAS, e, haverá transporte pelos roteiros de costume.

A Inspetoria Veterinária de Encantado informa aos produtores que se enquadram no PRONAF que devem fazer a retirada da vacina da aftosa. Os agricultores deverão levar caixa de isopor com gelo para armazenagem da vacina. A retirada deverá ocorrer até o final do mês. Durante o período, os produtores também podem fazer a declaração anual de rebanho.

No dia 26 de maio será realizada a coleta de embalagens de agrotóxicos em todas as localidades de Paverama. A iniciativa será executada pela Associação Rural de Lajeado, coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari e com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Paverama.

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Teutônia promove no próximo domingo, dia 11, a “Rústica de Maio”. O evento está programado para às 09 horas, com saída em frente à Prefeitura. Os participantes percorrerão uma distância de 7 km.

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales está oferecendo, desde o início do mês, aos alunos da rede municipal de ensino uma Oficina de Língua Inglesa. As aulas ocorrem nas terças-feiras, das 13h30min às 17h.

Encerra hoje o prazo para transferir o titulo eleitoral ou para solicitar a emissão do documento. Este prazo também deve ser observado pelos eleitores que estão com o título eleitoral cancelado por terem deixado de votar nas últimas eleições.

A CIC Teutônia, em parceria com o Ponto de Atendimento do Sebrae, promove hoje a palestra gratuita “Identificando oportunidades de negócio em feiras e exposições”. O evento ocorre das 19h15min às 21h15min, no Auditório 01 da entidade empresarial.

A Administração Municipal de Teutônia realiza concurso público. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 13 de maio pelo sitewww.objetivas.com.br.

A Emater e a Secretaria Agricultura de Doutor Ricardo realizam no dia 13 de maio, às 13h30min, uma reunião sobre “Produção de Vinhos”. O encontro ocorre no Auditório da Prefeitura, sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo da Emater Derli Paulo Bonini.

A Secretaria de Agricultura de Paverama realiza de 12 a 15 de maio a atualização do cadastro do rebanho e vacinação contra Febre Aftosa.

Em Capitão inicia hoje a entrega do primeiro lote da vacinação contra a aftosa. A campanha nacional de erradicação da febre aftosa vacinará, nesta etapa, todos os animais. As vacinas estarão disponíveis no Posto da Inspetoria Veterinária, junto a Secretaria de Agricultura para a retirada. 

No dia 15 de maio acontece o sexto encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru. O evento ocorre às 9h30min, na Associação dos Funcionários da Languiru.

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) sedia palestra sobre prestação de contas eleitorais no dia 13 de maio. A atividade vai ocorrer das 14h às 18h e será ministrada por Carlos Souto Junior, que é técnico em contabilidade, advogado e consultor de assuntos relacionados a campanhas eleitorais. O investimento na atividade é de um quilo de alimento não perecível.

Nesta quarta-feira, dia 07, acontece em Imigrante o V Encontro da Mulher Cidadã. A programação ocorre no Ginásio Municipal, a partir das 13 horas e 30 minutos. Entre as atrações estão: palestra com Ari Vieira Marques que abordará o tema “Qualidade de Vida e Felicidade”; e, oficina de musicalização com Samuel Sodré, do SESC.

Em Capitão a Dra. Kátia Civardi que atende na Unidade de Saúde estará em férias até o dia 09 de maio.

A Secretaria da Saúde de Marques de Souza está realizando a vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 1.338 pessoas no município.

Ocorreu ontem, no Espaço Dália de Gastronomia, em Encantado, o lançamento da Suinofest 2014. Na ocasião, foi apresentada a programação do evento programado para os dias 06, 07, 08, 13, 14, 15 de junho, no Parque João Batista Marchese. Na oportunidade também foram anunciadas algumas atrações do evento.

Os vereadores de Bom Retiro do Sul aprovaram, por unanimidade, reposição salarial aos servidores municipais. O reajuste é de 6% também autorizaram reajuste do vale-alimentação.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado e a Câmara da Indústria Comércio e Serviços do Vale do Taquari realizam, em 12 de maio, reunião-almoço com o economista André de Azevedo, que vai abordar o tema “O processo de desindustrialização brasileira: causas e efeitos”. A reunião será no salão de eventos da ACIL.

O escritório da Emater e o CRAS de Itapuca firmaram parceria para desenvolver trabalhos sociais na comunidade. Ficou definido que as atividades realizadas com grupos de mulheres, coordenadas pela Emater, terão acompanhamento e apoio do CRAS.

Faltando menos de um mês para o município de Muçum comemorar 55 anos de Emancipação Política e a cidade já está em clima de festa. A comissão organizadora da III ExpoMuçum se reuniu nas dependências da sala de reuniões do Centro Administrativo para tratar dos últimos detalhes referentes à Feira. Várias atrações já estão confirmadas, entre elas: Orquestra Municipal de Teutônia, Grupo Ragazzi Dei Monti, Grupo Acoustic Class, Guilherme e Gustavo e no dia 31, ocorre o show nacional com a Banda Cidadão Quem. Não haverá cobrança de ingresso.

No dia 17, na parte da tarde, será realizada a “Coleta Solidária”, em Encantado. Haverá um grupo de pessoas da Secretaria da Assistência Social, CRAS e voluntários que irão passar pelos bairros da cidade fazendo a coleta dos donativos. A população poderá fazer a doação de roupas e calçados de inverno, cobertores, linhas para a confecção de tocas e mantas e até mesmo alimentos para a campanha do agasalho 2014. O ponto de saída dos grupos será em frente da Casa de Cultura, às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário