Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Notícias Regionais Vale do Taquari - 18 de julho de 2014


O Senac Lajeado abriu o período de inscrições para o curso Técnico em Administração. As aulas serão ministradas de segundas a quintas-feiras, das 19h às 22h, com início previsto para o dia 11 de agosto.

No domingo (20), às 19 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Estrela, mais uma edição do projeto Fusão Musical, com a participação da Banda Linck, uma dupla de saxofonistas, violinista, trompetista, e trombonista. A entrada é gratuita.

A Univates recebe até o dia 15 de agosto, as inscrições para o curso de extensão “Produção de Cerveja Artesanal”. As aulas ocorrem nos dias 22, 23 e 30 de agosto. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

No dia 29 de julho, às 19h30min, ocorre na cidade de Encantado, um Colóquio da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) com a presença de escritores do Vale do Taquari, seguido de um coquetel aos convidados. O evento é em comemoração ao Dia do Escritor, o qual é comemorado em 25 de julho, e será realizado na Casa de Cultura. Na ocasião, haverá o lançamento do romance de Valesca Pederiva “Almas Dilaceradas”, além do lançamento do acervo de fotografias antigas do projeto “Caminhos da Nossa História”.

O município de Roca Sales recebeu uma motoniveladora da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.

Roca Sales sedia no próximo dia 14 de agosto uma audiência pública para discussão do projeto da Ferrosul. A intenção é mobilizar lideranças da região além de deputados estaduais, federais e também o governo federal para que a região do Vale do Taquari não fique fora do traçado da ferrovia.

A Escola Municipal Carlos Gomes de Marques de Souza realiza neste sábado (19), a partir das 13 horas, o “Sábado da Família”. O evento faz parte do projeto “Escola e Família de Mãos Dadas” e visa a integração entre pais e alunos. Na ocasião haverá formatura do Proerd, apresentação da Banda Municipal e de grupo de danças de Santa Clara do Sul, apresentação do projeto de danças da escola e uma série de atividades, com brinquedos infláveis, chimarreada e brincadeiras.

Representantes do Executivo de Arroio do Meio, do Conselho de Defesa do Meio Ambiente e dos moradores do Morro Gaúcho estiveram reunidos para debater a criação de uma unidade de conservação no topo do ponto turístico. A sugestão do conselho é utilizar uma área de cerca de 3 hectares que hoje pertence ao município.

Os profissionais da rede municipal de educação de Travesseiro participarão de um curso de formação nos dias 22 e 23 de julho.

O Conselho Tutelar de Estrela recebe um carro do Governo Federal nesta sexta-feira. O ato de entrega do veículo ocorre às 11 horas, em frente a Câmara de Vereadores. 

A administração municipal de Santa Clara do Sul realiza no dia 25 de julho, às 09 horas, leilão público de duas retroescavadeiras, um caminhão, um trator, dois carros, uma moto, uma van e uma caçamba para caminhão truck, entre outros equipamentos. O leilão ocorre na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural.

Na próxima segunda-feira, dia 21, o Coral Vida e Canto, da AABB de Encantado, participará da missa, às 09 horas da manhã, no Santuário/Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria. A missa será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão.

Está programada para os dias 26 e 27 de julho a 33ª Festa do Colono Alemão, em Nova Santa Cruz – Santa Clara do Sul. Organizado pelo EC Cruzeiro, o evento é um dos mais tradicionais do Vale do Taquari.

A Prefeitura de Santa Clara do Sul vai adquirir um micro-ônibus para o transporte escolar. O veículo custará 148 mil e 900 reais. Os recursos são oriundos do Governo Federal, com contrapartida da prefeitura. 

A CDL de Lajeado realiza reunião-almoço no dia 29 de julho, tendo como palestrante o Tenente José Augusto Pohlmann, do Corpo de Bombeiros de Lajeado, que falará sobre medidas de proteção a incêndio. O evento faz parte do programa “Ideias que Alimentam” e ocorre na sede da CDL, no Centro da cidade. 

No dia 24 de julho acontece em Roca Sales o Seminário Regional de Fruticultura. O evento ocorre no Salão Comunitário de Linha Três Pinheiros, a partir das 08h30min. Na programação estas previstas palestras e atividades de campo, com o objetivo de qualificar a produção de frutíferas na região. As inscrições podem ser feitas no Escritório da Emater de Roca Sales.

A Prefeitura de Marques de Souza está recebendo do governo do Estado R$ 60 mil em calcário. O valor equivale a 1,5 mil toneladas do composto, que estará à disposição dos agricultores para a correção do solo. Os interessados devem se inscrever até o final do mês na Secretaria da Agricultura ou na Emater.

A Secretaria de Saúde de Imigrante realiza terça-feira, dia 22, às 18 horas, na Unidade Básica de Saúde, mais um encontro de gestantes. As atividades serão coordenadas pela pediatra Esteice Wickert. 

A Administração Municipal de Marques de Souza irá realizar o repasse de 2 mil e 800 reais à Orquestra Municipal.

Neste sábado, dia 19, o Grupo Grisalhos da Primavera de Muçum participará do Baile da Melhor Idade que ocorre em Linha Auxiliadora – Encantado.

Na próxima terça-feira, dia 22, às 13h30min, tem grupo de saúde no salão comunitário do Povoado Portaluppi em Vespasiano Corrêa.

Os universitários de Imigrante devem entregar o atestado de matrícula do segundo semestre de 2014 no Setor de Compras da Prefeitura, até o dia 25 de julho, para terem direito ao subsídio do transporte.

No dia 25 de julho acontece mais uma reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (CACIS). A palestrante será a especialista em psicologia organizacional Lígia Nery, que abordará o tema “Mude antes que você precise”. O evento ocorre no Estrela Palace hotel, a partir das 11h45min. 

A Faculdade La Salle Estrela realiza neste sábado, dia 19, às 13h30min, o seu Vestibular de Inverno. Para quem não puder fazer o processo seletivo amanhã, há ainda a opção de fazer a prova no dia 24 de julho. A prova será uma redação. A Faculdade La Salle Estrela oferece vagas para os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Processos Gerenciais e Recursos Humanos. As aulas na Faculdade La Salle são presenciais e ocorrem no turno da noite.

A Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Imigrante subsidia os agricultores interessados em adquirir sementes de milho e soja, fertilizantes, adubo químico e lona para silagem. O valor varia conforme a movimentação no Talão de Produtor. O prazo para solicitação se estende até 21 de novembro.

Prossegue até o dia 02 de agosto o processo de transferência da Biblioteca da Univates para seu novo espaço, no Centro Cultural. A inauguração do novo espaço, que comportará 300 mil livros, está programada para o dia 04 de agosto. 

A Juíza de Direito da Comarca de Teutônia, Dra. Patrícia Stelmar Neto, vai palestrar na cidade de Imigrante, abordando o tema "Os Desafios dos Pais e Professores na Educação dos Filhos e Alunos no Século 21”. O evento ocorre hoje, às 19h30min, no Centro Comunitário Evangélico de Arroio da Seca, e, é aberto a toda comunidade.

O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Lajeado, vinculado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizará no domingo, dia 20, mais uma edição do programa Adote um Amiguinho, com quinze cães à disposição para adoção. O evento ocorre, das 15 às 18 horas no Parque dos Dick.

A Prefeitura de Estrela recebe até segunda-feira, dia 21, as inscrições para os cargos de coordenador de núcleo e monitor de atividades esportivas para o Programa Segundo Tempo. As inscrições são presenciais e podem ser feitas no Setor Pessoal da Prefeitura

A partir de segunda-feira, dia 21, as equipes das secretarias de Obras e de Agricultura de Travesseiro, estarão de férias coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário