Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Notícias Vale do Taquari - 8 de agosto de 2014


O CRAS de Colinas, em parceria com a Emater, concluiu nesta semana o curso de trançado de fitas em toalhas. Aatividade foi gratuita e ministrada pelas extensionistas sociais da Emater, Leandra Bagatini e Cleide Giampietro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) entregou os certificados do curso de capacitação para 40 taxistas de Estrela. A cerimônia ocorreu terça-feira na sede da Associação de Moradores do Bairro das Indústrias. 

A Secretaria de Obras de Roca Sales vêm realizando a reparação da estrada geral da localidade de Campinhos. A equipe realiza o ensaibramento do local, limpeza de valetas e roçada.

A partir do dia 15 de agosto, a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado, atenderá das 8h às 16h30min sem fechar ao meio-dia.

As Agentes Comunitárias de Saúde de Travesseiro estão enfocando neste mês a doação de sangue, nas visitas que fazem as famílias do município. Oportunidades em que falam dos benefícios, cuidados, restrições e motivos para ser um doador. 

Iniciou em Roca Sales as inscrições para mais dois cursos do Pronatec. Os cursos oferecidos são de auxiliar administrativo e operador de computação. As matrículas encerram no dia 21 de agosto. 

A Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo está organizando a segunda viagem ao Santuário de Aparecida do Norte. Ainda há lugares disponíveis, que poderão ser ocupados por pessoas da comunidade que não participam do grupo da melhor idade.

A caminhada “Passeios da Colônia” será realizada no dia 17 de agosto, na localidade de Linha Ernesto Alves, em Imigrante, numa extensão de oito quilômetros. A saída está prevista para as 10 horas. A iniciativa busca incentivar o turismo rural, buscando conhecer as localidades do interior dos municípios.

O plenário do Senado aprovou o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) que estabelece novas regras para fusão, incorporação e criação de novos municípios. O texto segue agora para sanção presidencial.

A Central de Medicamentos, criada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari, está prestes a entrar em funcionamento. Falta ainda a compra do mobiliário e a contratação de um farmacêutico, ações previstas para os próximos dias. 

Em Lajeado, representantes da ONG Grupo Amando Protegendo e Ajudando Muitos Animais (APAMA) estiveram no Colégio Madre Bárbara para conversar com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A palestra abordou o maltrato e abandono dos animais.

Conforme informações da Metroplan, enviadas ao município de Encantado, ainda não está permitido fazer alterações nos cadastros dos alunos no sistema do Passe-Livre. A empresa irá avisar quando estiverem liberadas as renovações dos cadastros para o 2º semestre.

Diversas entidades do município de Encantado se reuniram, na última semana, para definir as próximas ações da 2ª Semana do Empreendedorismo. O evento ocorrerá de 08 a 12 de setembro e terá atividades para estudantes, empresários e comunidade em geral com a finalidade de desenvolver a cultura do empreendedorismo e criar na cidade um ambiente de negócios com palestras, oficinas e rodada empreendedora.

No sorteio da Campanha Mãos Dadas com a Saúde do mês de julho, o contemplado foi o teutoniense Ingo Horst, premiado com um vale-presente das Lojas Certel. A campanha é realizada numa parceria entre o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, e a Certel Energia, e, arrecada mensalmente cerca de R$ 4,5 mil por meio das doações espontâneas de associados da cooperativa, debitadas nas faturas de energia elétrica.

Alunos do Núcleo Cultural de Estrela realizam no dia 25 de agosto um recital no salão social da Soges. O evento inicia às 20 horas.

Em Teutônia a administração municipal está construindo uma quadra poliesportiva no Loteamento Castro – Bairro Alesgut. O investimento total é de 282 mil reais.

O SEBRAE realizará no dia 20 de agosto, o Seminário Desafios do Crescimento, destinado a empresas de pequeno porte, no anfiteatro do Direito da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Haverá ônibus gratuito de Encantado, com saída do Posto Italian’s às 11h. 

O CRAS de Arvorezinha incrementa sua programação de atividades com oficinas de marcenaria. As aulas serão destinadas a crianças a partir dos 7 anos, jovens e adultos.

Segue indefinida a data para o Vale do Taquari receber as novas ambulâncias do Samu. A entrega depende de repasse da União ao Estado. As unidades serão encaminhadas para Marques de Souza, Arroio do Meio, Fazenda Vilanova, Ilópolis, São José do Herval, Dois Lajeados, Boqueirão do Leão e Estrela.

A CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae em Teutônia promovem o curso “Gestão de pessoas e equipes”. Serão seis encontros, nos dias 14, 21 e 28 de agosto e 04 e 11 de setembro, das 19h às 23h, no auditório da CIC, totalizando 24 horas de curso, além de duas horas de consultoria por empresa e diálogos empresariais. 

Estão abertas até o dia 23 de agosto as inscrições para o curso de Phtoshop Básico do Senac Lajeado. As aulas serão ministradas nas manhãs de sábado. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/Lajeado.

Na próxima segunda-feira, dia 11, é feriado no município de Santa Clara do Sul.

No mês de julho as farmacêuticas do Hospital Ouro Branco, de Teutônia, proferiram palestra sobre “Os perigos da automedicação” para colaboradores da Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru.

O Telecentro de Muçum a partir da próxima semana, amplia seu horário de atendimento, com expediente também nas segundas e quartas-feiras, das 17h30min às 20h30min.

O Posto de Saúde do Bairro Teutônia estará fechado nesta sexta-feira. O motivo é a mudança de endereço para o novo Posto de Saúde, que fica ao lado do ginásio de esportes da Escola Municipal Alfredo Schneider. A abertura das atividades no novo prédio está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11 de agosto.

As curiosidades das lendas brasileiras estão em exposição da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela. A mostra vai até o dia 22 visando resgatar as lendas principais do folclore brasileiro. A exposição é dirigida em três grupos e envolve lenda, folclore e mito. 

Iniciam os encontros de gestantes promovidos pela Secretaria de Saúde de Roca Sales. As atividades ocorrem semanalmente, na Unidade Básica de Saúde.

Os contribuintes de Santa Clara do Sul podem trocar suas notas fiscais por cautelas para participarem da campanha de arrecadação “Sua Nota Vale 1000”. Os pontos de troca são o Centro Administrativo, a Câmara de Vereadores e a Biblioteca Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário