Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Notícias do Vale do Taquari-RS - 1º de outubro de 2014


Acontece nesta quinta-feira, dia 02 de outubro, às 13h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Estrela, a Audiência Pública que vai tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2015. 

O CPM da Escola Municipal Professora Gonçalina Pinto Vilanova de Paverama realiza bingo beneficente no sábado, dia 11 de outubro, às 19 horas, no Centro Cultural Evangélico. 

Na última segunda-feira, dia 29, os membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Roca Sales, Marilyn Grevenhagen, Grasiela Kayser, Leandra Bagatini e Zilda Picaz, participaram do V Seminário do Projeto Fortalecimento dos Espaços de Controle Social. O evento ocorreu na PUC, em Porto Alegre.

No dia 10 de outubro a Escola Pedro Pretto de Travesseiro realiza a sua tradicional Noite Cultural. A programação será realizada no ginásio do educandário, com apoio da Secretaria de Educação. Muitas atrações estão previstas, entre elas, canções, danças, declamações e poesias.

A equipe de médicos veterinários está concluindo a etapa 2014 da certificação das propriedades de Travesseiro como livres de brucelose e tuberculose. Nas reuniões de entrega do Cheque Incentivo foram entregues também os certificados de propriedades livres das doenças. Nesta semana chegou ao município mais um lote de certificados das propriedades da Sede, e estão a disposição na Secretaria da Agricultura.

A partir do mês de novembro cerca de 50 servidores da Secretaria de Educação de Lajeado participarão de três cursos técnicos oferecidos pelo IFSul. A capacitação ocorre nas áreas de Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. Serão 1.680 horas-aula e dois anos de estudos.

No final da tarde de ontem a administração municipal de Lajeado realizou a reinauguração da Unidade Central de Promoção da Saúde. O prédio passou de 204 para 543 metros quadrados.

A Amturvales realiza a partir de segunda-feira, dia 06 de outubro, em Lajeado, o projeto de cursos chamado “Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.amturvales.com.br ou na Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado. Está sendo oferecida capacitação profissional de Turismo para Serviços de Alimentação e Bebidas. Os encontros serão realizados nas segundas-feiras, das 19h às 21h, no salão de eventos da prefeitura.

A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado realiza terça-feira, dia 07 de outubro, o 1º Fórum de Proteção ao Idoso. O evento ocorre das 13 às 17 horas, na Associação Atlética da prefeitura, com o tema “Um olhar Carinhoso”.

No dia 12 de outubro a Secretaria de Educação e Cultura de Cruzeiro do Sul realiza um evento alusivo ao Dia das Crianças. A programação inicia às 14 horas e prevê: passeio ciclístico, sorteio de uma bicicleta, sorteio da campanha “Show de Prêmios”, oficinas circenses, dança de rua, brinquedos infláveis e grafite.

A administração municipal de Fazenda Vilanova desenvolve de 1º a 10 de outubro, o projeto de interiorização, deslocando a estrutura administrativa para as comunidades do interior. Amanhã, primeiro dia do projeto, a atividade será na localidade de Fazenda Juliana, das 08 às 16 horas.

Em Fazenda Vilanova foram empossados os novos conselheiros tutelares: Marcelo de Vargas Carvalho e Ilse Valéria Mairesse.

A Secretaria de Agricultura de Capitão recebe até o dia 30 de outubro os pedidos de alevinos. As espécies ofertadas são carpas capim, jundiá, húngara, cabeça grande e prateada.

A Secretaria de Educação de Fazenda Vilanova adquiriu mais de 600 livros para a educação infantil e séries iniciais. O investimento foi de 7 mil e 800 reais. 

A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Teutônia, em parceira com as secretarias de Educação e Assistência Social, realiza a terceira edição do “Brincando no Poli” no dia 18 de outubro, no Parque Poliesportivo, no Bairro Canabarro, a partir das 14 horas. Estão programadas diversas atrações voltadas às crianças e adultos.

A equipe da Secretaria da Saúde de Roca Sales realiza nos dias 18 e 25 de outubro pré-câncer e exame clínico de mamas, tendo como foco principal as mulheres entre 25 e 64 anos. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa. Nos dois sábados a Unidade Básica de Saúde permanecerá aberta das 9h às 12h e das 13h às 15h. As mulheres devem estar munidas de documento de identificação e cartão do SUS. As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde ou a Estratégia de Saúde da Família para realizar o agendamento o mais breve possível.

Foi prorrogado até o dia 31 de dezembro a entrega do Alvará de Prevenção do Corpo de Bombeiros dos estabelecimentos do município de Encantado. O Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) deverá ser entregue no setor de Fiscalização Tributária do Município, até a data, sob pena de interdição e respectiva cassação do Alvará.

A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Colinas recebe até o dia 14 de novembro as inscrições para o 6º Concurso Fotográfico do Município. O concurso tem como tema “Retratando Colinas”. A exposição será realizada no dia 29 de novembro, durante o XIII Encontro de Corais Municipais, no Centro Comunitário de Colinas. O regulamento completo do concurso pode ser obtido no site do município: www.colinasrs.com.br.

As inscrições com a entrega dos trabalhos para o 2º Concurso de Fotografias e Telas de pintura “100 anos de história e cultura de Encantado” estende-se até às 17h do dia 20 de outubro. O concurso faz parte da programação alusiva ao Centenário de emancipação político-administrativa de Encantado e está sendo organizada pela Administração Municipal. Podem participar brasileiros natos ou naturalizados, maiores de idade, com vínculo com as cidades de Encantado, Arvorezinha, Ilópolis, Nova Bréscia, Anta Gorda, Relvado, Doutor Ricardo e Itapuca (distritos emancipados). Mais informações no site www.encantado-rs.com.br, na Casa de Cultura ou pelo telefone 3751-3400.

O Encontro Municipal do Idoso de Teutônia ocorre nesta quarta-feira, numa parceria da Associação dos Grupos da Melhor Idade e das secretarias municipais. O evento será realizado na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, das 09h às 17h.

O município de Teutônia recebe no dia 23 de outubro, o 6º Seminário Regional de Meliponicultura. O evento, que tem entre seus objetivos promover a troca de informações entre criadores de abelhas sem ferrão, ocorre no Colégio Teutônia, a partir das 09 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário