Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Notícias Regionais do Vale do Taquari - 22 de outubro de 2014


Em audiência realizada ontem com a diretoria do Cpers/Sindicato, o Governo do Estado anunciou o pagamento de adicional noturno para professores e servidores de escola, propôs o fim do estorno do vale-refeição e confirmou a realização do concurso público para servidores de escola com provas em dezembro.

O calendário de matrículas na rede estadual para 2015 está em andamento desde o início de outubro. A rematrícula dos estudantes já inscritos nas escolas estaduais deve ocorrer até o dia 31, na própria instituição. A inscrição para ingresso no 1º ano ou 1º ciclo do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, deve ser feita também até o dia 31, no site da Secretaria de Educação: www.educacao.rs.gov.br, no link Matrícula na Escola Pública.

Em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela foi aprovado projeto de lei do executivo que prevê o repasse de 20 mil reais à Comunidade São Vito de Novo Paraíso.

Entre 05 e 12 de novembro ocorre o período de matrículas e rematrículas da rede pública municipal de Estrela. Os procedimentos devem ser feitos nas próprias escolas.

No dia 16 de novembro acontece a 1ª edição do Cicloturismo Roteiro Encantado. O evento é uma realização da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado juntamente com o grupo de ciclistas do município.

Na próxima sexta-feira, dia 24, será realizada em Estrela, a Noite de Conscientização do Outubro Rosa. O evento ocorre às 20 horas, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann.

A Secretaria de Saúde de Teutônia promove a segunda edição do Dia da Saúde da Mulher, nesta quarta-feira, dia 22, no Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro e no Posto de Saúde do Bairro Languiru, das 16 às 20 horas. As atividades serão divididas em oficinas e diferentes atendimentos.

Em Teutônia, nesta quarta-feira, dia 22, os postos de Saúde dos bairros Teutônia e Alesgut, e ESFs 1, 2 e 3 fecharão a partir das 15h50min. O motivo é a concentração dos serviços nos postos de Saúde de Canabarro e Languiru.

As secretarias de Cultura e Turismo e da Juventude Esporte e Lazer de Teutônia, com apoio da Federação Estadual dos Clubes da Terceira Idade do RS, realizam no dia 19 de novembro a 1ª Olimpíada Esportiva Microrregional, O evento ocorre na sede da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. 

Mais de 20 mil pessoas circularam pela X Oktober Freund Fest de Roca Sales. A Festa dos Amigos de Outubro foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro, na Comunidade Evangélica de Roca Sales. Nos três dias de festa muito chopp, gastronomia típica, shows, apresentações de grupos artísticos e folclóricos, exposição comercial, de serviços e agroindústria, festival do canto e de danças e muita cultura.

Nos dias 29 e 30 de julho de 2015 será realizado um evento inédito no Rio Grande do Sul. Pela primeira vez o Estado sediará o Congresso Internacional do Leite, em sua 13ª edição na Fiergs, em Porto Alegre. Detalhes do evento promovido pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e pela Embrapa Gado de Leite Juiz de Fora foram definidos, em reunião realizada com dirigentes de ambas as entidades, na sede da Embrapa, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Esteve presente no encontro, representando o IGL, o presidente Gilberto Piccinini; o diretor executivo, Oreno Ardêmio Heineck; e o presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) e dirigente do IGL, Ernesto Krug.

A Cooperativa Languiru está habilitada a utilizar o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) em produtos nos segmentos de laticínios, aves e suínos. A credencial é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e, tem validade de cinco anos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Santa Clara do Sul recebe até o dia 03 de novembro, as inscrições para o 2º Concurso Fotográfico, cujo tema deste ano é “Nossa água... Tome essa consciência”. A divulgação dos três melhores trabalhos ocorrerá no dia 21 de novembro.

Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de Lajeado serão homenageados, no dia 09 de novembro, com evento gratuito promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc. As atividades serão desenvolvidas no Parque dos Dick, a partir das 15 horas. Entre as atrações estão: atividades recreativas, biblioteca, academia, Programa Mesa Brasil e show com o músico Wilson Paim.

O Encontro dos Projetos Vida de Lajeado será realizado no dia 05 de novembro, na sede da Associação Atlética Municipal. O encontro ocorre das 08h30min às 16 horas, e, contará com cerca de 600 alunos que frequentam uma das seis unidades do projeto.

Decreto assinado pelo prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, transfere o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, para o dia 30 deste mês. Os postos de saúde adotarão o ponto facultativo no dia 30. Aqueles que necessitarem de atendimento médico nos dias 30 e 31 de outubro, e 1º e 2 de novembro, devem se encaminhar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

No dia 11 de novembro a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela promove o curso “Feedback e Conversas difíceis”. O curso será ministrado pela mestre em psicologia Monique Callegari, na sala de treinamento da Cacis, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22h30min. Os interessados devem confirmar participação até o dia 06 de novembro, pelo e-mail cacis@cacisestrela.com.br.

A Secretaria da Saúde de Colinas informa que na próxima segunda-feira, dia 27, a Unidade Básica de Saúde estará fechada na parte da manhã, em virtude da visita da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A partir das 13h o atendimento volta ao horário normal.

No período de 27 a 29 de outubro a CIC Teutônia, numa parceria com o Sebrae/RS, promove o curso “Eficiência energética”, direcionado a empresários que possuem demandas de redução de custo com energia elétrica. Os encontros ocorrem no auditório da CIC, das 19h às 23h, além de três horas de consultoria por empresa. Mais informações e inscrições pelo e-mailcomercial@cicteutonia.com.br.

A ARI (Associação Ricardense do Idoso) realizará no dia 08 de novembro, o Baile Regional da Melhor Idade. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes de Doutor Ricardo, com início às 13 horas e 30 minutos.

Em Paverama as obras das Academias de Saúde dos bairros Centro e Morro Bonito seguem em ritmo acelerado. Os recursos para a construção das academias são do Ministério da Saúde, na ordem de 236 mil reais, com contrapartida da prefeitura de 26 mil reais.

Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2015 acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, o XV Encontro Sul Americano de Fuscas e Derivados a Ar. Vamos superar os 515 carros que estiveram em 2014!

A obra no entorno do Parque do Imigrante, em Lajeado, deve ser finalizada em dez dias. A pavimentação asfáltica da Avenida do Parque está concluída, e o serviço na Avenida Alberto Müller está em ritmo acelerado. O orçamento é de R$ 2,2 milhões, recursos da Administração Municipal.

As crianças de 0 a 6 anos de Doutor Ricardo, que participam do projeto “Fortalecimento de vínculos”, do CRAS, terão encontro para comemorar o Dia da Criança. O evento ocorre hoje, dia 22, às 19 horas. 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia recebe até o dia 29 de outubro o requerimento de benefício, dos agricultores que se enquadram no Pacote Agrícola 2014. O encaminhamento deverá ser feito na sala 38, do Centro Administrativo, pelo titular do talão de produtor.

Até o dia 30 de outubro a Secretaria de Educação de Doutor Ricardo recebe as inscrições para escolha das soberanas do município. As candidatas devem ter entre 16 e 22 anos de idade. O baile de escolha da nova corte ocorre no dia 19 de dezembro.

A Administração Municipal de Capitão realiza concurso público para o preenchimento de uma vaga de auxiliar administrativo. As inscrições podem ser efetuadas até sexta-feira, dia 24 de outubro. O salário de R$ 1.272,00 mensais para 40 horas semanais. A prova será realizada no dia 8 de novembro às 8h30min em local a ser definido.

A Secretaria da Saúde de Colinas realiza de 08 a 28 de novembro acontece a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. Devem ser imunizadas as crianças a partir dos 6 meses até os 4 anos de idade.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado e a Associação dos Universitários do Vale do Taquari (Auvat) informam aos estudantes cadastrados no Programa Passe Livre Estudantil que os valores correspondentes aos meses de abril, maio e junho foram repassados. Dos 250 beneficiados do Programa em Encantado, 208 depósitos foram realizados no dia 15 de outubro. Os 42 restantes não foram efetivados devido a problemas de desbloqueio das contas e de desistência de seis estudantes.

Estão abertas as inscrições para interessadas em concorrer como rainha, princesa e embaixatriz do Turismo do município de Encantado. As candidatas devem ter idade entre 16 e 25 anos, podem se inscrever até o dia 30 de outubro na Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo. A escolha das soberanas ocorre no dia 05 de dezembro, no Clube Comercial.

O município de Teutônia sedia nesta quinta-feira, dia 23, o 6º Seminário Regional de Meliponicultura. O evento ocorre no Colégio Teutônia, a partir das 09 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário