Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Notícias do Vale do Taquari-RS - 25 de novembro de 2014



A Prefeitura de Travesseiro tem em andamento o Programa de Recuperação de Créditos Municipais. Todos os contribuintes que possuem débitos com a tesouraria da prefeitura, taxas, tributos, serviços, incluindo programas das secretarias de Agricultura e de Obras, tem a oportunidade de solicitar a quitação do débito com o perdão total ou parcial de multas, juros e outras custas, com a opção de parcelamento em 24 vezes para os débitos tributários e 48 vezes para as casas populares.

Na próxima sexta-feira, dia 28, acontece o terceiro e último dos sorteios de 10 prêmios de 200 reais cada da campanha “Travesseiro dá Prêmios”. O sorteio final das duas campanhas será realizado dia 20 de dezembro na Festa de Natal em frente a Igreja Matriz junto com o sorteio da campanha do setor primário “Travesseiro Produzindo Mais”.

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Travesseiro foram aprovados três projetos por unanimidade. O primeiro projeto é um crédito suplementar de 130 mil reais. Entre as matérias aprovadas está a que orça receita e fixa as despesas de Travesseiro em 11 milhões de reais para 2015.

De 1º a 31 de dezembro, ocorre no Parque Cristoph Bauer, a programação da IV Festa de Natal do município de Forquetinha, com diversas atividades sendo realizadas. Para o dia 06 de dezembro, está previsto o desfile da Associação Comercial e Industrial de Forquetinha. Para o dia 09, a partir das 9h, está programado o Encontro de Veículos Antigos e Exposição do Jeep Club e Forquetinha.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia promoverá no dia 03 de dezembro, às 13h30min, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia (CIC), o treinamento para todas as empresas prestadoras de serviços e contadores de Teutônia, sobre a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

As encenações que marcam um dos principais eventos natalinos do Vale do Taquari – o Natal no Morro de Arvorezinha – vão ocorrer nos dias 13 e 20 de dezembro, à noite.

Estão abertas as inscrições para a 1ª Rústica Cidade de Sério, que ocorre no dia 05 de dezembro. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Departamento de Turismo e SESC.

O CineSesc promove, de 26 a 28 de novembro, sessões gratuitas de cinema no Vale do Taquari. As atividades integram a programação do Arte Sesc – Cultura por toda parte na região. A exibição do curta “Filé de Borboleta e Outros Causos” será no dia 26, em Arroio do Meio, no Pátio da Casa do Museu, às 21h. Os municípios de Cruzeiro do Sul e Progresso recebem, nos dias 27 e 28, a exibição de “Borghetti na Estrada – 2ª Temporada”. Em Cruzeiro do Sul, a comunidade poderá conferir o curta, às 21h, no Parque Poliesportivo. Já em Progresso, a sessão gratuita acontece no Salão Paroquial, também às 21h.

Um dos principais eventos de Travesseiro, a Festa Natalina, está sendo organizada pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, Cultural, Desporto e Turismo. As apresentações e encenações está marcada para o dia 20 de dezembro, às 20h30min em frente a Igreja Matriz.

Inutilizadas há pouco mais de dois anos, salas do antigo Hospital Comunitário Santa Clara, de Santa Clara do Sul serão recuperadas pela administração municipal. O espaço, usado como posto de saúde, comportará o Conselho Tutelar e reunirá projetos sociais.

O pianista Pedro Augusto Heylmann será a atração neste mês de novembro no Espaço Cultural Dr. Wilson Dewes, em Lajeado. O recital ocorre no dia 30, domingo, às 19h30min. Os ingressos serão comercializados no dia do evento, no próprio local, ao valor de R$10,00.

Foi instalado no Centro Cívico do Centro Administrativo de Teutônia, um Terminal de Auto Atendimento – “Consulta Fácil” do Detran. O equipamento estará disponível todos os dias, das 8h30min às 22 horas.

O CRAS de Paverama recebe até sexta-feira, dia 28, as inscrições para os interessados em participar do programa de habitação popular Minha Casa Minha Vida. As residências serão construídas no bairro Morro Bonito. Cerca de 100 famílias serão contempladas.

Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, ocorre o 25º Rodeio Crioulo Estadual de Ilópolis. Mais de R$ 5 mil em dinheiro, além de troféus, serão os prêmios dedicados aos vencedores.

N esta terça-feira, dia 25, a Orquestra Municipal de Encantado fará uma apresentação para os alunos do noturno do Centro Municipal de Educação.

No próximo domingo, dia 30, das 13h30min às 18h30min, acontece o Vestibular da Univates. São 45 cursos com vagas para o câmpus de Lajeado. A prova é composta de 45 questões objetivas e de uma redação.

Para o curso de Medicina da Univates, a seleção será realizada por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e as inscrições ocorrerão de 12 a 26 de janeiro.

No dia 07 de dezembro, ocorre em Estrela, o Passeio Ciclístico de Natal. A saída acontece no Parque Princesa do Vale, às 09 horas e 30 minutos. Na oportunidade haverá o sorteio de três bicicletas entre os participantes. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Coração de Doutor Ricardo as matrículas e rematrículas poderão ser realizadas até o dia 10 de dezembro, no turno da manhã das 7h30min às 11h30min.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac as matrículas e rematrículas poderão ser efetuadas até o dia 10 de dezembro, de segundas a sextas-feiras no turno da manhã das 7h30min às 11h30min e no turno da tarde das 13 às 17 horas.

O Ponto do Sebrae, em parceria com a Administração Municipal, CL e Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) promove no dia 02 de dezembro a oficina “Vencendo a Inadimplência”. A oficina é destinada a empresários e gestores de empresas dos setores de comércio e serviços. A carga horária é de quatro horas e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro. Mais informações pelo telefone (51) 3751-1415.

A Sala de Exposições do Sesc Lajeado recebe até o dia 29 de novembro, a mostra “Caixarte”, com os trabalhos pedagógicos dos alunos da Escola de Educação Infantil – Sesquinho. A mostra poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 7h às 12h. A entrada é gratuita.

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a Unidade Móvel de Saúde de Teutônia não atenderá as comunidades do interior, devido ao período de férias dos servidores e manutenção do veículo.

A 10ª Noite de Ação de Graças de Doutor Ricardo acontecerá na quinta-feira, dia 27, na Igreja Matriz São Caetano, iniciando às 20 horas.

O Coral Municipal de Colinas promove sábado, dia 29, o seu XIII Encontro de Corais. As apresentações dos cantos serão realizadas na Igreja Evangélica a partir das 20 horas. O evento terá a participarão Coral Tirol de Teutônia, Coral Municipal de Maratá, Coral São José de Roca Sales, Coral Municipal de Imigrante, Coral Vozes do Coração de Nova Santa Cruz de Santa Clara, Coral Municipal de Brochier, Coral Exaltação à Vida de Lajeado, Coral Masculino de Nova Petrópolis, Coral Piá de Nova Petrópolis e o anfitrião, Coral Municipal de Colinas. Após as apresentações ocorre o jantar no Centro Comunitário de Colinas.

A Emater de Encantado recebe até o dia 26 de novembro, as encomendas de alevinos. A entrega ocorre no dia 28, às 09 horas.

Na próxima sexta-feira, dia 28, às 14 horas e 30 minutos, ocorre no Piquete Bate Casco, em Imigrante palestra com terapeuta holístico Ari Vieira Marques, que abordará o tema: “Otimizar a Andropausa”. A iniciativa é da Emater, STR e Prefeitura de Imigrante, e, faz parte da programação do evento “Dia da Saúde do Homem Trabalhador Rural”.

No dia 02 de dezembro, às 21 horas, a Família Lima fará um show especial de Natal, em frente a Praça da Matriz, em Estrela.

A caminhada de 45 quilômetros, denominada Caminho das Cascatas, terá a segunda edição nos dia 29 e 30 de novembro. A promoção é das prefeituras dos municípios de Sério, Progresso e Boqueirão do Leão. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail life.serio@gmail.com. O número de vagas é limitado.

A Secretaria da Saúde de Colinas promove sábado, dia 29, uma palestra com o médico, Sérgio Kniphoff, sobre o tema “Câncer de Próstata”. O evento ocorre na Câmara de Vereadores, a partir das 09 horas.

Nas terças-feiras, das 08 às 09 horas, a Secretaria da Saúde de Colinas, realiza a reunião de equipe, da Unidade de Saúde. Portanto neste horário, o Posto estará fechado.

O concurso de escolha das soberanas da SantaFlor, cuja terceira edição ocorrerá em setembro de 2015, em Santa Clara do Sul, terá a participação de 14 candidatas. O desfile de será realizado dia 28 de novembro, a partir das 22 horas, no ginásio municipal de esportes.

A Secretaria da Saúde de Encantado promove na quinta-feira, dia 27, palestra com Dr. Fernando Gugel, que abordará o tema “Prevenção do Câncer de Próstata”. O evento será realizado, às 20 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

No período de 28 a 30 de novembro acontece no Ginásio do Colégio santo Antônio, a tradicional Feira de Artesanato de Natal. A promoção é da Estrelart (Associação dos Artesãos de Estrela).

O encontro mensal do Grupo da Melhor Idade Felicitá de Doutor Ricardo será na quinta-feira, dia 27, no CRAS a partir das 13horas e 30 minutos.

No próximo sábado, dia 29, durante o 25º Baile do Município, serão escolhidas as soberanas do município de Progresso para o biênio 2015-2016. 

A Secretaria de Educação e Cultura de Paverama realiza até o dia 19 de dezembro o período de matrículas e matrículas para o ano de 2015 na rede municipal de ensino. Os procedimentos devem ser efetuados nos próprios educandários.

A Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela (Sedesth) realiza a partir desta terça-feira, dia 25, curso de Auxiliar de Linha de Produção para pessoas com deficiência. As aulas ocorrem de segundas à quintas-feiras a tarde, no SENAI Lajeado.

A Susepe inicia nesta semana o processo de convocação e nomeação de 128 Técnicos Superiores Penitenciários, aprovados no concurso realizado em 2012. São 22 advogados, 50 psicólogos e 56 assistentes sociais, que serão lotados em todas as nove regiões penitenciárias do Rio Grande do Sul, conforme previsto no edital do concurso. 

Hoje, dia 25, às 20h30min, ocorre no Centro Comunitário São Jacó, em Estrela uma reunião com moradores de Estrela e Teutônia para tratar dos projetos de proteção dos pontilhões dos dois municípios.

No dia 20 de dezembro ocorre no Parque de Eventos em Westfália, o “Natal Iluminado”. Entre as atrações estão as apresentações do Coral e da Orquestra Municipal de Westfália, chegada do Papai Noel, show de fogos, sorteio da Campanha Natal Iluminado e o espetáculo teatral "Fé e Alegria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário