Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Notícias do Vale do Taquari-RS - 4 de novembro de 2014


Para atender demanda reprimida, o Instituto de Oftalmologia de Encantado, reaberto em setembro, realizou 150 procedimentos em quatro dias. Os serviços integrais do SUS contemplam 37 municípios. No entanto, de acordo com o secretário do Consisa, Nilton Rolante, será necessário um ano de trabalho para suprir a demanda de consultas reprimidas – mais de duas mil pessoas – e normalizar os atendimentos.

A Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul informa que do dia 8 até o dia 22 de novembro haverá a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. Nos dias 8 e 22 será das 8h às 17h. E de segunda a sexta-feira, será das 8h às 16h.

A Junta de Serviço Militar de Teutônia comunica aos jovens da classe de 1996 que foram dispensados do serviço militar obrigatório que o juramento à bandeira será quarta-feira, dia 5, às 9h, no Centro Administrativo. Os jovens dispensados devem comparecer com meia hora de antecedência munidos do certificado de alistamento militar, carteira de identidade e CPF. 

A prefeitura de Paverama está com inscrições abertas para concurso público para admissão de 11 profissionais, além de cadastro reserva. Os cargos são para todos os níveis de escolaridade, incluindo médico ginecologista/obstetra e pediatra, motorista, mecânico, operador de máquinas, operário, agente administrativo, monitor educacional, técnico de enfermagem e professor. A prova será aplicada no dia 6 de dezembro, em local e horário a serem informados.

Está confirmada para o dia 9 a apresentação de Wilson Paim, em Lajeado, alusiva ao Dia do Comerciário. Programado inicialmente para 19 de outubro, o evento do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc teve a data alterada em virtude da chuva. Além do show, a comunidade em geral poderá participar de uma série de atividades gratuitas, a partir das 15h, no Parque Professor Teobaldo Dick.

Doze cursos técnicos da Univates recebem inscrições de 15 de novembro a 15 de dezembro. As opções são voltadas a estudantes do Ensino Médio e demais interessados. As matrículas devem ser feitas nos dias 17 e 18 de dezembro, das 16h às 21h, no auditório do Prédio 11.

A ARI (Associação Ricardense do Idoso) realizará sábado, dia 08 de novembro, o Baile Regional da Melhor Idade. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes de Doutor Ricardo, com início às 13 horas e 30 minutos.

A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Colinas recebe até o dia 14 de novembro as inscrições para o 6º Concurso Fotográfico. O concurso tem como tema “Retratando Colinas”. A exposição será realizada no dia 29 de novembro, durante o XIII Encontro de Corais Municipais, no Centro Comunitário. Poderão inscrever-se, gratuitamente, artistas profissionais ou amadores de qualquer cidade.

Na quarta-feira, dia 05, ocorre em Capitão, mais uma reunião dos integrantes da Comissão Geral que trabalha na elaboração do Plano Municipal de Educação. O encontro contará com participação de diversos segmentos da comunidade escolar e conselhos municipais.

O Vestibular de Verão da Univates será realizado no dia 30 de novembro, das 13h30min às 18h30min. Serão oferecidas vagas em 45 cursos de graduação e sequenciais, sendo três novos: os tecnólogos em Gestão Financeira e em Fotografia, e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade de ensino a distância (EAD). As inscrições para o processo seletivo ocorrem de 27 de outubro a 24 de novembro, e podem ser feitas pelo site www.univates.br/vestibular.

A Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Imigrante subsidia os agricultores interessados em adquirir sementes de milho e soja, fertilizantes, adubo químico e lona para silagem. O valor varia conforme a movimentação no Talão de Produtor. O prazo para solicitação se estende até 21 de novembro.

O CRAS Atitude de Muçum está aceitando doações para campanha de verão. Podem ser doados calçados e roupas em bom estado.

As secretarias da Saúde e da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto de Muçum realizam na quarta-feira, dia 05, mais uma atividade Grupo de Saúde e Assistência Social. O evento ocorre a partir das 13h30min na Sociedade Fortes e Livres.

Nesta terça-feira, dia 04, o Padre Darci Grasel de Muçum, estará participando da sessão da Câmara de Vereadores, às 19 horas, onde falará sobre sua caminhada de vida sacerdotal.

A AMVAT está sediando o curso Capacitação Profissional de Turismo para Meios de Hospedagem, promovido pelo Governo do Estado, com apoio da Amturvales. O recurso, no montante de R$ 501,6 mil, é proveniente do Processo de Participação Popular, conforme projeto apresentado pela Amturvales. As aulas correm nas terças-feiras à noite, na sede da AMVAT, em Estrela, e conta com 37 alunos de cidades como Encantado, Imigrante, Teutônia, Progresso, Estrela, Bom Retiro do Sul e Lajeado. São dez módulos, com aulas até novembro do próximo ano.

A Secretaria de Educação de Travesseiro realiza no dia 22 de novembro o 2º Torneio Municipal de Xadrez. O evento acontecerá na Escola Pedro Pretto, nas categorias Sub-13 e Livre, nos naipes masculino e feminino. Inscrições poderão ser feitas nas escolas ou com o professor Leo Bettio.

A equipe do CRAS de Travesseiro está trabalhando na elaboração dos enfeites natalinos da cidade, contando com a ajuda de voluntárias da comunidade. As atividades ocorrem nas tardes de segundas e terças-feiras, das 13h30min às 16h30min. 

A Audiência Pública para a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2015 do município de Encantado será realizada no dia 06 de novembro (quinta-feira), às 11 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

A Secretaria da Agricultura de Colinas está realizando a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2014 - segunda etapa. A vacina é obrigatória para o rebanho bovino de zero a 24 meses de idade.

Estão abertas as inscrições para contratação emergencial de Engenheiro Civil, para atuar na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de estrela. Interessados deverão comparecer na Secretaria de Administração e Recursos Humanos até esta terça-feira, dia 04 de novembro. O cargo obedece ao padrão 10, com salário de R$ 4.029,00 para 35 horas semanais.

Foi prorrogado o Edital do I Concurso de Fotografias: "Roca Sales em fatos e retratos". O prazo final de envio das fotos é 10 de novembro. A avaliação ocorrerá no dia 12 de novembro e a publicação dos vencedores no dia 13 de novembro de 2014.

No período de 07 a 16 de novembro, acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a 19ª Expovale. Para o evento estão previstos quatro shows nacionais: Oba Oba Samba House (07 de novembro), Fernando e Sorocaba (08 de novembro), Thaeme e Thiago (14 de novembro) e Capital Inicial (15 de novembro), todos com início às 23h.

Entre 05 e 12 de novembro ocorre o período de matrículas e rematrículas da rede pública municipal de Estrela. Os procedimentos devem ser feitos nas próprias escolas.

As secretarias de Cultura e Turismo e da Juventude Esporte e Lazer de Teutônia, com apoio da Federação Estadual dos Clubes da Terceira Idade do RS, realizam no dia 19 de novembro a 1ª Olimpíada Esportiva Microrregional, O evento ocorre na sede da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. 

O Encontro dos Projetos Vida de Lajeado será realizado na quarta-feira, dia 05, na sede da Associação Atlética Municipal. O encontro ocorre das 08h30min às 16 horas, e, contará com cerca de 600 alunos que frequentam uma das seis unidades do projeto.

A Administração Municipal de Santa Clara do Sul recebe até sexta-feira, dia 07, as inscrições para as interessadas em participar do concurso de escolha da rainha e princesas da 3ª Santa Flor 2015. As fichas estão disponíveis no site da prefeitura e no Centro Administrativo. O desfile será realizado no dia 28 de novembro, no ginásio municipal de esportes.

A Prefeitura de Colinas realiza um roteiro de reuniões para a escolha dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Colinas, para o biênio 2015/2016. Na quinta-feira, dia 06, às 14 horas, o encontro ocorre na residência de Irno Schröer para os moradores da Linha Roncador, Roncadorzinho e Beija-Flor. 

A Secretaria de Saúde de Capitão inicia este mês, a renovação das carteirinhas municipais de saúde. Para isto, os moradores devem apresentar a atual carteira, comprovante de residência em documentos pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário